O novo VW Passat Variant nos últimos test drives
O novo VW Passat Variant, ainda roda camuflado, mas já faz os seus últimos test drives antes de passar à produção. A nona geração do Passat será maior, mais confortável e de qualidade ainda mais elevada.
O novo Passat Variant terá a sua estreia mundial no final de agosto e a Volkswagen publica agora os primeiros elementos da próxima geração do Passat. O novo modelo está equipado com uma série de inovações, como um conceito intuitivo de visualização e utilização, um interior de alta qualidade, um novo sistema de controlo adaptativo do chassis, bancos de classe premium e unidades híbridas plug-in com autonomia elétrica até 100 quilómetros. O novo Passat Variant será lançado no primeiro trimestre de 2024.
É a nona geração de um dos automóveis de dimensão média mais bem-sucedidos do mundo, com mais de 50 anos de história e mais de 30 milhões de unidades vendidas.
Ao conceber o novíssimo Passat Variant, a Volkswagen explorou plenamente o potencial da plataforma modular transversal na sua nova fase de desenvolvimento – MQB evo, abreviadamente. Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da marca responsável pelo Desenvolvimento: “Com o novo Passat, priorizámos o elevado conforto de condução e de viagem que os clientes vão sentir de imediato. Isto é garantido, entre outros aspetos, pela maior distância entre eixos e novo sistema de chassis adaptativo com amortecedores de duas válvulas. O nosso novo conceito de ecrã e utilização é, também, muito intuitivo e os bancos de massagem com controlo climático demonstram o nosso padrão premium no interior”.
A arquitetura interior foi concebida com base num novo conceito. Graças a materiais de alta qualidade e um isolamento acústico eficaz, a qualidade e o conforto gerais são elevados a um novo nível. Os bancos dianteiros ergoActive vão estar disponíveis como opção. Estes bancos dispõem de regulação elétrica (até 14 vias, consoante o modelo e o equipamento), além de funções de massagem e de refrigeração com diferentes configurações.
Novo conceito de ecrã e utilização. A nova arquitetura do interior do Passat Variant implementa sistematicamente o feedback dos clientes da Volkswagen com o objetivo de tornar a condução tão intuitiva quanto possível. Por isso, o Passat Variant será lançado com um novo cockpit e um novo sistema de infotainment. O novo ecrã de infotainment de série mede 32 cm (12,9 polegadas). Há também um novo ecrã de 38 cm (15 polegadas) como opção, ou dependendo do equipamento. Os controlos táteis iluminados encontram-se por baixo do ecrã de infotainment e são utilizados para regular funções como a temperatura interior e o volume. A Volkswagen oferece ainda, como opção, um novo head-up display que projeta a informação no para-brisas, ou seja, no espaço virtual à frente do veículo. Além disso, o volante multifunções volta a ter botões – para facilitar ainda mais a condução.
Mais espaço na traseira. O novo Passat Variant é muito maior do que o seu antecessor. O novo comprimento (mais 14 centímetros) aumenta o espaço para as pernas em mais 5 centímetros. A capacidade da bagageira é também aumentada em 40 litros para 690 litros (quando carregada até à altura dos encostos dos bancos traseiros), e ainda em 140 litros, para 1920 litros, quando o banco traseiro é rebatido.
Nova Suspensão Adaptativa DCC Pro e integração do Vehicle Dynamics Manager. Inúmeras inovações melhoram o equipamento do novo modelo: maior rigidez de curvatura e maior força lateral de direção do eixo traseiro de quatro elos (maior estabilidade do eixo traseiro e, portanto, maior segurança de condução), uma nova configuração de direção eletromecânica, barras estabilizadoras e amortecedores modificados e adaptações para diferentes jantes. A relação de direção mais direta e a distância entre eixos mais longa do Passat Variant têm um efeito positivo adicional nas características de condução.
A Volkswagen oferece ainda uma geração mais desenvolvida do controlo adaptativo do chassis para o seu best-seller: a Suspensão Adaptativa DCC Pro com amortecedores de duas válvulas. Este sistema reage continuamente ao piso e à situação de condução, tendo em conta parâmetros como a direção, a travagem e as manobras de aceleração. O amortecimento ideal é calculado para cada roda e ajustado nos amortecedores em frações de segundo. O condutor tem a opção de ajustar o DCC de acordo com as suas preferências – de muito confortável a muito desportivo. Por outras palavras: mais conforto e dinâmica.
O Vehicle Dynamics Manager faz também parte do equipamento de série – um sistema MQB que fez a sua estreia no atual Golf GTI. O sistema controla as funções dos bloqueios eletrónicos do diferencial (XDS) e os componentes de dinâmica lateral dos amortecedores controlados no sistema DCC Pro. Graças ao Vehicle Dynamics Manager, o comportamento é mais neutro, estável, ágil e preciso, tudo graças às intervenções nos travões específicas para cada roda e à regulação seletiva da dureza dos amortecedores.
Para uma iluminação potente da estrada. Nos seus pacotes de configuração premium, o Passat Variant será oferecido com uma nova geração de IQ.LIGHT LED Matrix. Estes faróis são mais potentes e planos do que a versão anterior e possuem um novo feixe principal de alta performance com um alcance de cerca de 500 metros. Na traseira, o novo modelo possui uma faixa horizontal contínua de LEDs para os faróis traseiros.
TDI, TSI, eTSI e eHybrid. Graças à tecnologia MQB evo, o novo Passat Variant pode ser equipado com diferentes tipos de motor. Será proposto com motores turbodiesel (TDI), motores a gasolina turboalimentados (TSI), motores a gasolina turboalimentados híbridos suaves (eTSI) e sistemas híbridos plug-in (eHybrid). A autonomia elétrica das novas unidades híbridas plug-in foi aumentada para até 100 quilómetros em comparação com os antecessores, dependendo do equipamento. Além disso, o carregamento em corrente alternada será mais rápido em todas as versões eHybrid e, pela primeira vez, o carregamento em corrente contínua também será possível de série.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários