O novo Porsche 718 Cayman
Aí está o tão esperado novo Coupé desportivo de motor central, o novo Porsche 718 Cayman, que complementa a gama como modelo de entrada. Quatro cilindros turbo, e potência acrescida para melhor abordagem às curvas…
A quarta geração do renovado coupé de motor central, possui nova imagem, mais desportiva e eficiente. Poucas semanas após a apresentação do 718 Boxster o novo 718 Cayman expande a oferta da nova gama. Pela primeira vez, o coupé apresenta um preço abaixo do roadster – de forma idêntica ao que acontece com os modelos 911. Em Portugal, o 718 Cayman inicia a sua oferta nos 63.291 euros e o 718 Cayman S nos 81.439 euros, com impostos incluídos, pelo menos neste momento.
O mesmo novo motor de quatro cilindros opostos sobrealimentado, tal como no 718 Boxster, surge no 718 Cayman. Como resultado, o coupé e o roadster possuem, pela primeira vez, po-tências idênticas. A versão de entrada, o 718 Cayman, debita 221 kW (300 CV) do bloco de dois litros. A versão S consegue extrair 257 kW (350 CV) do seu bloco de 2,5 litros de cilindrada. Isto representa um aumento de potência de 18 kW (25 CV) quando comparado com o seu antecessor e isto com um consumo de combustível combinado no circuito NEDC de 8,1 a 5,7 litros por cada 100 quilómetros percorridos, segundo a marca…
O motor dois litros do 718 Cayman alcança um binário má-ximo de 380 Nm (mais 90 Nm), que está disponível entre as 1.950 rpm e as 4.500 rpm. O motor 2.5 do 718 Cayman S possui um turbo com geometria variável (VTG), uma tecnologia também utilizada no 911 Turbo. No 718 Cayman S, o turbo de geometria variável tem, pela primeira vez, uma válvula ‘wastegate’. Com 420 Nm (mais 50 Nm) de binário entre as 1.900 e as 4.500 rpm, significa que o condutor possui ainda mais binário disponível em toda a faixa de regime. O 718 Cayman com caixa PDK e o opcional Pacote Sport Chrono, acelera dos zero aos 100 km/h em 4,7 segundos. O 718 Cayman S completa o mesmo exercício em 4,2 segundos. A velocidade máxima do 718 Cayman é de 275 km/h enquanto o 718 Cayman S consegue atingir os 285 km/h.
Nova afinação do chassis
Em termos da dinâmica de condução, os novos modelos 718 Cayman seguem as pisadas do clássico modelo 718. A rigidez de torção e o guiamento das rodas foram incrementadas no renovado chassis do 718 Cayman; as molas e as barras estabilizadoras foram desenvolvidas para serem mais firmes e a afinação dos amortecedores também foi revista. A direção, configurada para ser mais direta em 10 por cento, pretende realçar a agilidade e o prazer de condução. As rodas traseiras, que estão meia polegada mais largas, em combinação com os pneus especificamente desenvolvidos para o novo modelo 718 Cayman, resulta num potencial incremento das forças laterais e, consequentemente, numa maior estabilidade em curva.
As opções de condução que melhoram a dinâmica, como o Pacote Sport Chrono e o Porsche Torque Vectoring (PTV), permitem que o caráter desportivo do 718 Cayman seja mais personalizado. Outra opção disponível é o PASM, que reduz a altura da carroçaria em 10 milímetros e, pela primeira vez, na versão S, a suspensão desportiva PASM rebaixa em 20 milímetros a altura ao solo. Tal como nos outros modelos desportivos da Porsche, o Pacote Sport Chrono pode ser ajustado em 3 modos distintos que podem ser activados através do comando rotativo colocado no volante. Para além dos já existentes modos “Normal”, “Sport” e “Sport Plus” agora o condutor também pode optar pelo programa “Individual”, que possibilita uma regulação personalizada dos diversos sistemas disponíveis.
Os sistemas de travagem foram melhorados, com discos de travão de 330 milímetros à frente e discos de 299 milímetros atrás. O 718 Cayman possui agora o sistema de travagem que já foi utilizado no Cayman S. Por sua vez, o 718 Cayman S utiliza as pinças de quatro pistões do 911 Carrera, combinados com discos de travão seis milímetros mais grossos.
Aparência mais musculada
O novo 718 Cayman foi muito cuidado na estética, e as proporções vincadas, entradas de ar proeminentes na frente e nas laterais bem como o seu baixo perfil, fazem sobressair o impulso dinâmico. A frente apresenta um perfil muito mais acentuado, dando à secção dianteira uma aparência mais ampla. Os faróis dianteiros ultrafinos acima das entradas de ar, que incluem as luzes de presença e os indicadores de mudança de direção, reforçam ainda mais essa imagem.
Na dianteira do 718 Cayman, sobressaem ainda as maiores entradas de ar e os faróis bi-xénon com luzes diurnas em LED in-tegradas. Os faróis em LED com quatro pontos de luzes diurnas estão disponíveis como opção. Observando o 718 Cayman de lado, o novo coupé revela as portas cavadas e as soleiras pronunciadas. A traseira redesenhada conta com uma aparência muito mais larga devido à faixa em preto de alto brilho com o logótipo Porsche integrado entre os farolins traseiros. As luzes traseiras foram totalmente redesenhadas e distinguem-se pela tecnologia tridimensional e quatro pontos de travão que parecem flutuar.
Interior redesenhado e PCM de série
No habitáculo, as reestruturações são visíveis tanto no 718 Cayman como no 718 Boxster. A secção superior do tablier, incluindo as saídas de ventilação são novas. O novo volante desportivo inspirado no design do 918 Spyder bem como as novas opções de conectividade foram agora adicionadas ao 718 a par do Porsche Communication Management (PCM) que é, agora, de série. A preparação para telemóvel, interface de áudio e o Pacote de som Plus com 150 watt de potência também fazem parte do equipamento de série. Mas existem opções para melhorar a experiência com o PCM. O modulo Connect, por exemplo, inclui opções especiais para smartphones, tais como as entradas USB, a Apple CarPlay e o Porsche Car Connect. Outra opção disponível é o modulo do Sistema de navegação com controlo por voz, que torna mais fácil a introdução da morada para o destino. Se o modulo Connect Plus for selecionado, este Sistema pode ser incluí-do com as informações do tráfego em tempo real. O condutor também pode utilizar diversos serviços adicionais via smartphone, que inclui a App Porsche Connect e a Porsche Car Connect.
Os modelos 718 Cayman e 718 Cayman S já podem ser encomendados. O lançamento no mercado europeu inicia-se a 24 de Setembro de 2016.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários