Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv – Ensaio Teste
Mazda CX-80: O topo de gama para sete pessoas, a partir de 63.000€

O mais recente Mazda 3 já está disponível

By on 4 Julho, 2017

A geração 2017 do Mazda3 é, à entrada deste verão, a mais recente novidade da Mazda Motor de Portugal e da sua Rede de Concessionários, estando já disponível para encomenda a partir dos 18.719 euros (PVP, não inclui despesas de legalização).

Assumindo a nova filosofia integralmente orientada para o condutor e passageiros, de total exploração do prazer de condução, o Mazda3 apresenta-se aos consumidores lusos com melhorias aos mais variados níveis, com o maior destaque a incidir no comportamento dinâmico e no conforto, fruto da adopção do novo sistema G-Vectoring Control (GVC) como equipamento de série, ao mesmo tempo que se alargam os limites de segurança com o também enriquecido pacote i-ACTIVSENSE.

Registam-se ainda melhorias ao nível da insonorização, nomeadamente ao nível da supressão do ruído dos motores, com especial incidência na detonação do bloco turbodiesel 1.5 SKYACTIV-D (105 cv), motor chave da gama e que é comercializado em conjunto com a variante de 100 cv do bloco a gasolina 1.5 SKYACTIV-G.

Ambos associam-se à flexibilidade de escolha ao nível das caixas de 6 velocidades, manual SKYACTIV-MT na grande maioria das aplicações, estando a variante SKYACTIV-Drive automática apenas disponível em algumas versões de motor diesel e em exclusivo na carroçaria hatchback.

Já o habitáculo deste Mazda3 2017 beneficia do design centrado nas pessoas, solução resultante na pesquisa exaustiva da Mazda neste domínio particular, fazendo evoluir ainda mais o factor Jinba Ittai, colocando todos os ocupantes em simbiose com o modelo. Refinando o multipremiado design KODO, aplicado a ambas as carroçarias Hatchback (HB) e Coupé Style (CS), a gama Mazda3 2017 volta a apostar nos 3 níveis de equipamento – Essense, Evolve e Excellence – que podem ser complementados, caso a caso, com diferentes packs.

Os packs disponíveis são:

  • Pack High Safety – inclui: sensores de chuva, de luminosidade e de estacionamento traseiros, faróis e luzes diurnas de LED, vidros traseiros escurecidos e retrovisores exteriores com rebatimento eléctrico),
  • Pack i-ACTIVSENSE – inclui: Adaptive Driving Display a cores, câmara traseira, Driver Attention Alert, Smart City Break Support – Rear, TSR (com sistema de navegação),
  • Pack High Technology – inclui: Adaptive LED Headlights, Lane Keep Assist, Mazda Radar Cruise Control e SBS,
  • Pack Navi – inclui: sistema de navegação,
  • Pack Leather – inclui: estofos em pele, banco do condutor com regulação eléctrica e aquecimento dos bancos dianteiros; em preto ou beje).

Sublimando as linhas KODO, o cliente poderá optar por uma das 9 cores da palete da gama, composta pelos novos tons Eternal Blue e Machine Grey estreados no início do ano noutros modelos da Mazda, e pelo Azul Crystal, Branco, Branco Pérola, Cinza Sonic, Preto e Titanium Flash, mais o característico e entretanto evoluído Vermelho Soul. Esta última e o novo tom Machine Grey são fruto do exclusivo processo de pintura TAKUMINURI da Mazda, que recorre a flocos de alumínio com uma espessura de apenas 2,5 microns, garantindo tonalidades e reflexos inigualáveis. De notar que as cores Machine Grey e Vermelho Soul têm um custo adicional de 150 euros.

Em termos de preços (PVP, não inclui despesas de legalização), divide-se, assim, a renovada gama Mazda3 no nosso país:

No domínio do Mazda3 Hatchback (HB) inicia-se nos 18.719 euros da variante 1.5 SKYACTIV-G (110 cv) Essence, com caixa manual e pintura sólida, evoluindo até aos 34.863 euros da proposta semelhante mas equipada com o motor 1.5 SKYACTIV-D (105 cv) e o nível de equipamento Excellence + Pack HT + Pack Leather White + Pack Navi, com caixa automática e pintura metalizada.

No caso do Mazda3 Coupé Style (CS), o intervalo de valores situa-se entre os 24.864 e os 32.114 euros, respectivamente das variantes da variante 1.5 SKYACTIV-G (110 cv) Essence, com caixa manual e pintura sólida, e 1.5 SKYACTIV-D (105 cv) Excellence + Pack HT + Pack Leather White + Pack Navi, também com caixa manual mas com pintura metalizada.

Geração 2017 do Mazda3

Com uma produção global nas imediações das 5.500.000 unidades, o aclamado Mazda3 viu-se recentemente actualizado com o lançamento da nova geração 2017. Destacam-se ao longo de uma gama composta por uma variante Hatchback (HB) e outra Coupé Style (CS) as subtis mudanças exteriores e um habitáculo actualizado, para além da cereja no topo do bolo em termos dinâmicos, fruto da introdução do sistema G-Vectoring Control, tecnologia integrada no pacote SKYACTIV-VEHICLE DYNAMICS da Mazda.

Graças ao design KODO – A Alma do Movimento e à tecnologia SKYACTIV, a nova geração do líder de vendas global da Mazda alinha com a restante gama – Mazda CX-3, Mazda2, Mazda6 e o futuro Mazda CX-5 (a lançar em Portugal no final do Verão) – na definição novos padrões, desde o seu estilo arrojado, à qualidade superior e às tecnologias avançadas que permitem um novo apuro em termos de maneabilidade, da qualidade do habitáculo, num visual que se mantém sedutor e que conta com motores de elevada eficiência.

Concebido sob a égide do conceito Jinba Ittai da Mazda, de “condutor-e-carro-como-um-todo” e segundo a filosofia de concepção centrada no ser humano, ao mesmo tempo que mantém a gama de motores SKYACTIV (a gasolina e diesel), a geração 2017 do Mazda3 aumenta o seu apelo junto das várias franjas de consumidores.

Exterior

O mais recente Mazda3 surge vincado por uma grelha tridimensional revista que lhe garante um visual mais acutilante, novas molduras dos faróis de nevoeiro e a disponibilidade da tecnologia de faróis em LED, para além de retrovisores exteriores com indicadores de mudança de direcção integrados, em complemento às novas jantes de 18 polegadas, com acabamento metalizado.

Na traseira não há alterações de maior, à excepção de uma actualização do desenho do para-choques das versões HB.

Interior

O espaço interior orientado para o condutor surge aqui também evoluído, à semelhança das mais recentes propostas da Mazda, já no mercado desde o início do ano, adoptando uma série de actualizações, ao nível dos painéis, dos interruptores, molduras das portas e inserções.

O recurso a um travão de estacionamento elétrico cria espaço para uma consola central mais prática. O volante em couro de novo design pode ser aquecido, melhorando as sensações de condução e de estilo.

Quer o Active Driving Display como o cluster digital e analógico foram revistos para melhorar a qualidade e a legibilidade das informações. Mais brilhante, o primeiro passa a apresentar a informação a cores, dando-lhe maior definição e muito maior facilidade de leitura.

Os interiores estão disponíveis num de dois novos tipos de tecido em preto, ou na opção de estofos em couro preto ou branco.

Motores e transmissões

Em Portugal a gama 2017 do Mazda3 aposta em dois blocos ultra limpos e eficientes, premiados motores segundo a norma Euro 6: por um lado o motor a gasolina 1.5 SKYACTIV-G (100 cv), disponível em exclusivo para a carroçaria Hatchback, em complemento à oferta do bloco turbodiesel 1.5 SKYACTIV-D (105 cv) em toda a gama (Hatchback e Coupe Style).

Numa gama equipada, na sua generalidade, com caixa manual de 6 velocidades SKYACTIV-MT, algumas versões diesel podem ser especificadas com a transmissão automática SKYACTIV-Drive, igualmente de seis relações.

Os blocos turbodiesel beneficiam ainda de três novas tecnologias SKYACTIV – High-Precision DE Boost Control, Natural Sound Smoother e Natural Sound Frequency Control – que melhoram a resposta do motor, aumentam o silencio de operação e evoluem a qualidade de condução.

Dinâmica

As revisões operadas na suspensão da frente do tipo MacPherson e do sistema multilink aplicado na traseira centraram-se na entrega de conforto melhorado e na redução das vibrações, ao mesmo tempo que se melhorou a maneabilidade, assinatura reconhecida e inerente ao Mazda3.

Esta geração Mazda3 adopta, também, o sistema G-Vectoring Control (GVC) que outros modelos, entretanto já lançados no nosso país – Mazda6 e Mazda CX-3 – integram, aquela que é a primeira das soluções do renovado pacote SKYACTIV-VEHICLE DYNAMICS da Mazda. O sistema faz variar o binário do motor, otimizando a carga sobre cada roda, fornecendo maior precisão e conforto.

Acrescentem-se soluções de supressão de ruído, nos painéis das portas, no túnel da transmissão, selagens das portas e recurso a materiais que minimizam as vibrações dos materiais e obtém-se um Mazda3 2017 substancialmente mais confortável de utilizar.

Segurança

O Mazda3 encontra-se equipado com uma ampliada gama de avançadas e inovadoras soluções de segurança i-ACTIVSENSE. Desenvolvidas como parte da filosofia de segurança proactiva da Mazda, para garantir uma performance referencial na classe no domínio da segurança activa, contribuíram para a atribuição da classificação máxima de resistência ao impacto de cinco estrelas, por parte da Euro NCAP.

A adopção de uma nova câmara, voltada para a frente e dotada de sensores, expandiu os recursos tecnológicos do pacote i-ACTIVSENSE da Mazda, permitindo a disponibilização de sistemas como o Advanced Smart City Brake Support (Advanced SCBS) e Smart Brake Support (SBS), uma nova função Traffic Sign Recognition (TSR) e Adaptive LED Headlights (ALH).

Agora capaz de detectar peões como veículos, os recursos do Advanced SCBS contam com uma distância da detecção expandida e um ângulo de visão mais amplo, bem como um maior limite superior de velocidade, elevado aos 80 km/h. O SBS também permite uma maior para a activação da travagem automática, elevando-se o seu limite superior aos 160 km/h.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)