O Lamborghini 350 GT: Uma Jornada de Seis Décadas mostrada em Genebra
A história da Automobili Lamborghini remonta a sua infância em março de 1964, quando apresentou o seu primeiro protótipo, o 350 GTV. Poucos meses depois, no Salão Automóvel de Genebra, foi revelado o 350 GT, o primeiro carro de produção da marca. Esse modelo, resultado da colaboração de figuras proeminentes como Franco Scaglione, Giampaolo Dallara e Giotto Bizzarrini, marcou o início da jornada comercial da Lamborghini.
O 350 GT apresentava um design elegante, uma estrutura de chassis de alto desempenho e um motor V12 de 3,5 litros desenvolvido para competição e adaptado para uso em estradas. Produzido pela Carrozzeria Touring de Milão, o carro atraiu imediatamente a atenção da imprensa e dos entusiastas automotivos.
Equipado com interiores luxuosos e tecnologia de ponta, como quatro rodas independentes e um motor potente de 320 CV, o 350 GT conquistou o coração dos visitantes do Salão Automóvel de Genebra. Foi entregue pela primeira vez ao baterista Giampiero Giusti, marcando o início de uma relação duradoura entre a Lamborghini e o mundo do entretenimento.
Após o sucesso do 350 GT, a Lamborghini continuou a aprimorar o seu legado, utilizando o mesmo motor V12 numa variedade de modelos icónicos ao longo dos anos seguintes. O 350 GT #101, o primeiro produzido, foi infelizmente destruído num acidente, mas o 350 GT chassis número dois sobreviveu e é hoje o veículo de produção mais antigo da Lamborghini, restaurado e certificado pelo Lamborghini Polo Storico.
Para celebrar os seus 60 anos desde a estreia em Genebra, a Lamborghini trouxe de volta às ruas da cidade o 350 GT chassis #2, relembrando a sua importância histórica e marcando uma jornada incrível desde a sua primeira apresentação até os dias atuais.
Dados técnicos 350 GT (1964-1965):
Tipo de motor: L351, 12 cilindros em V a 60°
Posição: Longitudinal, dianteiro
Diâmetro e curso: 77×62 mm
Cilindrada: 3.464 cc
Potência máxima: 320 cv às 7.000 rpm
Distribuição: 2 válvulas por cilindro, dupla árvore de cames à cabeça, acionadas por corrente
Sistema de alimentação: 6 carburadores duplos Weber 40 DCOE
Lubrificação: cárter húmido
Transmissão: ZF de 5 velocidades + marcha-atrás
Chassis: Tubular
Suspensão: independente às 4 rodas, molas helicoidais, amortecedores telescópicos
Travões: discos nas 4 rodas
Sistema elétrico: 12 V
Distância entre eixos: 2.550 mm
Vias: 1.380 mm à frente e atrás
Dimensões CxLxA em mm: 4.470 x 1.720 x 1.220
Peso: 1.100 kg
Pneus: Pirelli 205/15
Unidades produzidas: 135
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