Números da sinistralidade em baixa, segundo a PSP
A segurança nas estradas continua a ser uma prioridade das autoridades e os números mostram uma tendência decrescente. Há alguns meses, referíamos a tendência de diminuiçãona Europa, apesar dos números em Portugal ainda serem significativos. A Polícia de Segurança Pública divulgou um comunicado destacando os números referentes aos acidentes de trânsito e às infrações registadas em janeiro.
Na sua área de atuação (meio urbano) foram reportados 4.354 acidentes com danos, representando uma queda de 10% em relação ao período homólogo, e 1.205 acidentes com vítimas, uma diminuição de 4%. Dessas ocorrências, houve três mortes, uma redução de 67% em comparação com janeiro de 2023, além de 56 feridos graves (25% a menos) e 1.303 feridos ligeiros (2% menos).
As principais infrações registadas incluíram excesso de velocidade, falta de inspeção periódica obrigatória, falta de seguro e condução sob efeito de álcool. Um destaque foi dado às infrações por excesso de velocidade, que representaram mais de 23% do total de infrações. Houve 574 detenções por crimes rodoviários, com destaque para condução sob efeito de álcool e condução sem habilitação legal.
Nas operações de fiscalização, a PSP dá prioridade ao combate ao excesso de velocidade e à condução sob influência de álcool ou substâncias psicotrópicas, visando reduzir a sinistralidade rodoviária e a gravidade dos ferimentos. O comportamento dos condutores continua a ser uma das principais causas de acidentes, quer seja por manobras perigosas, quer seja pelo consumo de álcool ou substâncias psicotrópicas, ou até mesmo falta do uso do cinto de segurança, excesso de velocidade, uso do telemóvel ao volante, que continuam a acontecer com demasiada regularidade.
0 comentários