Vai comprar um BMW usado? Cuidado para não ser enganado
Quais foram os 20 carros elétricos mais vendidos na Europa em 2024?

Novos registos de automóveis na UE por fonte de energia: Portugal brilha em todas as métricas

By on 20 Janeiro, 2024

Na União Europeia, os automóveis elétricos foram a terceira escolha mais popular dos compradores em 2023. O ano fechou com uma quota de 14,6%, ultrapassando o gasóleo, que se manteve estável em 13,6%. Os automóveis a gasolina mantiveram a sua liderança, com 35,3%, enquanto os automóveis híbridos-elétricos conquistaram o segundo lugar, com uma quota de mercado de 25,8%. Estes dados confirmam as tendências que já se veem há algum tempo, mas como é lógico há muitas diferenças de País para País em muitos casos.

Por exemplo, Portugal está bem acima da média europeia em termos de carros elétricos. A média de vendas da UE cresceu 37% e a média lusa aumentou 101.9%. Em Portugal as vendas dos plug-in hybrid cresceram 68% entre 2022 e 2023 e a média da UE são -7% negativos. Venderam-se menos plug in hybrid.

Nos híbridos, Portugal cresce 24% mas a UE cresce 29,5%, Portugal, nos carros a gasolina Portugal cresce 9.9% a UE 10.6% e no Diesel, Portugal vendeu menos 14.5% em 2023 face a 2022, e a UE 5.8%.

Portugal teve um ano muito positivo, com vendas 26.9% acima de 2022, só a Grécia, Bélgica, Bulgária e Croácia cresceram acima do número português.

Automóveis elétricos

Em dezembro de 2023, as vendas de carros elétricos novos diminuíram pela primeira vez desde abril de 2020 (durante o pico da pandemia COVID-19), caindo 16,9% para 160.700 unidades. Esta diminuição pode ser atribuída a um desempenho comparativamente robusto em dezembro de 2022 e a uma desaceleração significativa na Alemanha (-47,6%), o maior mercado para esta fonte de energia. Apesar disso, o volume global para o ano completo de 2023 ultrapassou 1,5 milhões de unidades, refletindo um aumento substancial de 37% em comparação com 2022. A quota de mercado dos automóveis elétricos a bateria atingiu 14,6% em 2023.

Em dezembro, os novos registos de automóveis híbridos-elétricos na UE aumentaram 26%, impulsionados por ganhos impressionantes em três dos quatro maiores mercados: Alemanha (+38%), França (+32,6%) e Espanha (+24,3%). Isto contribuiu para um aumento acumulado de 29,5% em 2023, resultando em mais de 2,7 milhões de unidades vendidas em 2023 – um quarto da quota de mercado da UE.

Em contrapartida, as vendas de automóveis híbridos elétricos plug-in terminaram o ano com uma tendência descendente, diminuindo uns significativos 40,2% para 71 546 unidades em dezembro de 2023. Os aumentos registados em mercados-chave, Bélgica (+19,7%) e França (+17,3%), foram insuficientes para compensar a queda substancial na Alemanha (-74,4%), o maior mercado para esta fonte de energia. Consequentemente, o mercado de automóveis híbridos elétricos plug-in da UE diminuiu 7% em relação a 2022 e representa agora uma quota de mercado de 7,7%.

Automóveis a gasolina e a gasóleo

Em dezembro de 2023, o mercado de automóveis a gasolina da UE cresceu 5,1 %, impulsionado por contribuições significativas de mercados-chave como a Itália (+24,9 %) e a Alemanha (+16,1 %). Isto levou a um total de 3,7 milhões de unidades vendidas, um aumento de 10,6% em comparação com o ano anterior. Apesar de manterem a liderança com uma quota de mercado de 35,3% ao longo de 2023, os automóveis a gasolina registaram um ligeiro declínio em relação aos 36,4% em 2022.

O mercado de automóveis a gasóleo da UE continuou a sua trajetória descendente em dezembro, registando uma contração de 9,1 %. Este declínio foi evidente em vários mercados-chave, incluindo três dos maiores: Espanha (-26,5%), França (-22,2%) e Itália (-19,7%). No entanto, a Alemanha divergiu desta tendência com um crescimento de 10,3%. Em 2023, as vendas de automóveis a gasóleo atingiram 1,4 milhões de unidades, representando uma quota de mercado de 13,6%, diminuindo de 16,4% em 2022.

De referir, que os números apenas de dezembro são bem diferente o ‘YTD (Year To Date) que neste caso é o ano todo de 2023…

FONTE ACEA

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)