Novos registos de automóveis na UE por fonte de energia: Portugal brilha em todas as métricas
Na União Europeia, os automóveis elétricos foram a terceira escolha mais popular dos compradores em 2023. O ano fechou com uma quota de 14,6%, ultrapassando o gasóleo, que se manteve estável em 13,6%. Os automóveis a gasolina mantiveram a sua liderança, com 35,3%, enquanto os automóveis híbridos-elétricos conquistaram o segundo lugar, com uma quota de mercado de 25,8%. Estes dados confirmam as tendências que já se veem há algum tempo, mas como é lógico há muitas diferenças de País para País em muitos casos.
Por exemplo, Portugal está bem acima da média europeia em termos de carros elétricos. A média de vendas da UE cresceu 37% e a média lusa aumentou 101.9%. Em Portugal as vendas dos plug-in hybrid cresceram 68% entre 2022 e 2023 e a média da UE são -7% negativos. Venderam-se menos plug in hybrid.
Nos híbridos, Portugal cresce 24% mas a UE cresce 29,5%, Portugal, nos carros a gasolina Portugal cresce 9.9% a UE 10.6% e no Diesel, Portugal vendeu menos 14.5% em 2023 face a 2022, e a UE 5.8%.
Portugal teve um ano muito positivo, com vendas 26.9% acima de 2022, só a Grécia, Bélgica, Bulgária e Croácia cresceram acima do número português.
Automóveis elétricos
Em dezembro de 2023, as vendas de carros elétricos novos diminuíram pela primeira vez desde abril de 2020 (durante o pico da pandemia COVID-19), caindo 16,9% para 160.700 unidades. Esta diminuição pode ser atribuída a um desempenho comparativamente robusto em dezembro de 2022 e a uma desaceleração significativa na Alemanha (-47,6%), o maior mercado para esta fonte de energia. Apesar disso, o volume global para o ano completo de 2023 ultrapassou 1,5 milhões de unidades, refletindo um aumento substancial de 37% em comparação com 2022. A quota de mercado dos automóveis elétricos a bateria atingiu 14,6% em 2023.
Em dezembro, os novos registos de automóveis híbridos-elétricos na UE aumentaram 26%, impulsionados por ganhos impressionantes em três dos quatro maiores mercados: Alemanha (+38%), França (+32,6%) e Espanha (+24,3%). Isto contribuiu para um aumento acumulado de 29,5% em 2023, resultando em mais de 2,7 milhões de unidades vendidas em 2023 – um quarto da quota de mercado da UE.
Em contrapartida, as vendas de automóveis híbridos elétricos plug-in terminaram o ano com uma tendência descendente, diminuindo uns significativos 40,2% para 71 546 unidades em dezembro de 2023. Os aumentos registados em mercados-chave, Bélgica (+19,7%) e França (+17,3%), foram insuficientes para compensar a queda substancial na Alemanha (-74,4%), o maior mercado para esta fonte de energia. Consequentemente, o mercado de automóveis híbridos elétricos plug-in da UE diminuiu 7% em relação a 2022 e representa agora uma quota de mercado de 7,7%.
Automóveis a gasolina e a gasóleo
Em dezembro de 2023, o mercado de automóveis a gasolina da UE cresceu 5,1 %, impulsionado por contribuições significativas de mercados-chave como a Itália (+24,9 %) e a Alemanha (+16,1 %). Isto levou a um total de 3,7 milhões de unidades vendidas, um aumento de 10,6% em comparação com o ano anterior. Apesar de manterem a liderança com uma quota de mercado de 35,3% ao longo de 2023, os automóveis a gasolina registaram um ligeiro declínio em relação aos 36,4% em 2022.
O mercado de automóveis a gasóleo da UE continuou a sua trajetória descendente em dezembro, registando uma contração de 9,1 %. Este declínio foi evidente em vários mercados-chave, incluindo três dos maiores: Espanha (-26,5%), França (-22,2%) e Itália (-19,7%). No entanto, a Alemanha divergiu desta tendência com um crescimento de 10,3%. Em 2023, as vendas de automóveis a gasóleo atingiram 1,4 milhões de unidades, representando uma quota de mercado de 13,6%, diminuindo de 16,4% em 2022.
De referir, que os números apenas de dezembro são bem diferente o ‘YTD (Year To Date) que neste caso é o ano todo de 2023…
FONTE ACEA
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