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Novos Mercedes Classe C Coupé e Cabriolet chegam em Julho

By on 21 Março, 2018

Há apenas algumas semanas, o mundo ficou a conhecer em estreia absoluta as versões limousine e station; agora, a gama de modelos Classe C recebe as versões de duas portas Coupé e Cabriolet. O caráter desportivo e o prazer de condução foram melhorados com um design mais agressivo, um cockpit digital e suspensão DYNAMIC BODY CONTROL.

Quatro novas motorizações tetracilíndricas, algumas das quais estão equipadas com a tecnologia de 48 V (EQ Boost) e o Mercedes-AMG C 43 4MATIC, agora com 390 cv sublinham a natureza dinâmica e o elevado fator emotivo e de atração destes excelentes representantes da gama Classe C. As versões Coupé e Cabriolet vão estar à venda a partir do próximo mês de Julho.

O segredo do sucesso do Classe C deve-se parcialmente à ampla gama de modelos, também incluindo as duas versões desportivas de duas portas: o Coupé, lançado no final de 2015 e o Cabriolet, disponível desde o Verão de 2016 e que apelam ao coração e à mente em igual medida. O design dos veículos é uma das principais razões para o número de vendas na Europa. Ambos os modelos são produzidos na fábrica de Mercedes-Benz em Bremen.

Logo depois das versões Limousine e Station, os modelos de duas portas também beneficiam de um amplo leque de melhoramentos. Resumo das melhorias mais importantes:

  • Novas motorizações tetracilíndricas, algumas das quais equipadas com sistema elétrico de bordo de 48 V (EQ Boost) para um prazer de condução desportivo e de elevada eficiência
  • Evolução do design desportivo, em particular na frente e na traseira, novas jantes de liga leve e novos esquemas cromáticos
  • Agora com faróis LED High Performance como equipamento de série ou faróis opcionais MULTIBEAM LED com função de máximos ULTRA RANGE
  • Interiores renovados com cockpit digital (12,3 polegadas), ecrã multimédia de maiores dimensões (10,25 polegadas) e novo volante multifunções com botões de controlo por toque. Muitas oportunidades de individualização, por exemplo, elementos decorativos em madeira porosa
  • Atmosfera descontraída graças ao sistema de iluminação ambiente, agora com 64 cores e Pack conforto ENERGIZING para melhorar o bem-estar e a condição física dos ocupantes
  • Sistema de som adicional com nove altifalantes e 225W de potência, como novo extra opcional entre o sistema de som de série e o sistema de som surround Burmester®
  • Experiência de condução individualmente configurável, com nova suspensão DYNAMIC BODY CONTROL, incluindo três níveis de regulação das caraterísticas de amortecimento e sistema de direção desportiva Direct-Steer ou suspensão AIR BODY CONTROL
  • Sistemas avançados Mercedes-Benz de assistência à condução (previamente introduzidos no Classe S) com funções de suporte cooperativo ao condutor

Ficha Técnica das versões Coupé.

Ficha Técnica das versões Cabriolet.


A eletrificação continua: C 200 com EQ Boost

A nova geração de motores diesel vai ser lançada no novo Classe C. Inicialmente, o novo motor a gasolina vai equipar o C 200 e o C 200 4MATIC com 1.5 litros de cilindrada. Ao mesmo tempo, estes modelos também vão estar equipados com um sistema elétrico de bordo de 48V e motor de arranque/alternador de acionamento por correia (sistema EQ Boost). Mais tarde vai seguir-se uma versão de 2.0 litros.

A combinação do sistema elétrico de bordo de 48V e EQ Boost cria condições para funções adicionais que visam ajudar a reduzir ainda mais os consumos de combustível e melhorar a agilidade e o conforto. Nas acelerações, o sistema EQ Boost pode ajudar o motor de combustão de 184 cv com mais 14 cv, funcionando durante o breve período de tempo no qual o turbocompressor acumula a sua pressão total de carga. Nas desacelerações, o motor de arranque/alternador recupera a energia cinética e carrega o conjunto de baterias.

Outras vantagens deste sistema são o modo “vela” em que o motor de combustão está desligado e a travagem com função de recuperação de energia e sistema inteligente de paragem do motor com o veículo em roda livre: a recuperação energética só se inicia com o corte do motor em travagem. Quando a velocidade desce abaixo de um determinado nível mínimo, a transmissão é desacoplada e o motor de combustão pára. Isto aumenta ao máximo a poupança de combustível e oferece a vantagem adicional de recuperar energia que, de outro modo, se perderia, sempre em total conforto.

O turbocompressor dos gases do escape usa um sistema duplo rotativo em espiral. O motor também está equipado com o sistema de CAMTRONIC de comando variável das válvulas. Isto oferece a vantagem de dois tipos de elevação das válvulas da admissão.

Outras medidas de redução do atrito no interior do motor complementam a estratégia de eficiência desta nova motorização de quatro cilindros. Entre estas medidas, encontramos o processo patenteado pela Mercedes-Benz CONICSHAPE®, denominado internamento de “polimento cónico”: Durante o polimento de formação das paredes dos cilindros, estas são ligeiramente abertas para fora, em direção ao fundo do cilindro, de forma a reduzir o atrito na saia do pistão, oferecendo baixos níveis de desgaste e consumos reduzidos.

Para além dos motores diesel, agora também os motores a gasolina estão equipados com um filtro de partículas para os veículos vendidos na Europa.

O motor diesel mais avançado: C 220 d

O novo C 220 d abre uma dimensão totalmente nova em termos de eficiência e melhoria das performances. Este modelo tem homologação conforme os mais recentes padrões Euro 6d-TEMP. Neste motor diesel, a Mercedes-Benz usa um processo de combustão “escalonado”, cujo nome deriva do formato escalonado das câmaras de combustão nos pistões. As inovações também incluem a combinação de um bloco em alumínio e pistões em aço, para além da aplicação de um revestimento NANOSLIDE® melhorado nas paredes dos cilindros.

Apesar de ter menor cilindrada do que o seu antecessor, um pouco menos do que dois litros e pesar cerca de 16 por cento menos, a nova motorização diesel (OM 654) do C 220 d tem uma potência de 194cv, 25cv mais do que o motor antecessor. Juntamente com a otimização da admissão e do escape e com a utilização de um sistema de injeção common-rail de quarta geração com pressões de até 2.050 bar, a redução nos consumos de combustível deve-se sobretudo à redução de cerca de 25 por cento no atrito interno do motor. A juntar a tudo isto, o motor é ainda mais compacto do que a versão anterior.

Todos os componentes com impacto na eficiência na redução das emissões estão instalados diretamente no motor. Graças a sua posição junto do motor, o sistema de pós-tratamento dos gases do escape atinge muito rapidamente a sua temperatura ideal de funcionamento e exibe apenas perdas de calor mínimas, mesmo com temperaturas exteriores baixas.

Mercedes-AMG: Mais performances no C 43

Com uma série de medidas cuidadosamente coordenadas, os engenheiros da AMG melhoraram ainda mais o caráter dinâmico deste veículo. Agora, o motor V6 de 3.0 litros debita 390 cv ou seja, mais 23 cv do que anteriormente. O pico de binário de 520 N·m pode ser usado numa gama alargada de rotação do motor, entre as 2.500 e as 5.000 rpm. O novo C 43 4MATIC Coupé acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos; no Cabriolet, este valor é de 4,8 segundos. A velocidade máxima está limitada a 250 km/h.

Tração integral 4MATIC: a melhor tração sempre, mesmo nas condições mais difíceis

No lançamento de mercado, o C 200 vai estar disponível com sistema de tração integral permanente, oferecendo melhor tração e estabilidade de condução, especialmente em condições adversas de condução. O sistema 4MATIC oferece uma distribuição ativa do binário entre as quatro rodas dividida entre 45% para as rodas dianteiras e 55% para as traseiras. Como sempre, a combinação do sistema de controlo da dinâmica de condução e o sistema de tração eletrónico 4ETS dispensam a utilização de diferenciais autoblocantes convencionais. Isto permite poupar peso e melhor significativamente a maneabilidade, a segurança e o conforto de condução.

O sistema de tração integral é equipamento de série no Mercedes-AMG C 43 e possui uma distribuição de binário com predominância para as rodas traseiras, com divisão de 31/69 por cento entre os eixos dianteiro/traseiro.

Experiência de condução individualizada graças à suspensão DYNAMIC BODY CONTROL

A suspensão opcional DYNAMIC BODY CONTROL está equipada com função de regulação contínua do amortecimento nos dois eixos do veículo. Este sistema de ajuste contínuo e sem “degraus” controla as caraterísticas do amortecimento em cada roda e interage com o motor, a transmissão e a direção para adequar todo o veículo à situação de condução, à velocidade e à superfície da estrada.

A configuração individual pode ser determinada em três fases através do interruptor DYNAMIC SELECT: as caraterísticas do amortecimento assumem dois modos de afinação mais rijos, “Sport” e “Sport+”. O modo “Comfort” é, como o seu nome indica, mais confortável, nivelando todas as irregularidades de melhor forma e melhorando os níveis de ruído e vibração de rolamento de forma muito percetível.

Em conjunto com a suspensão DYNAMIC BODY CONTROL, o veículo é também equipado com o sistema de direção desportiva Sports Direct-Steer. Este sistema combina uma direção de relação variável conforme o ângulo de rotação do volante (para reações ágeis e de alta precisão), com um sistema de assistência eletromecânico que tem sensibilidade à velocidade do veículo, oferecendo assim uma maneabilidade extremamente suave.

Design mais dinâmico e faróis LED High Performance de série

O “look” do novo Classe C combina emoção e inteligência. A aparência do veículo é definida especialmente pela sua frente e pela sua traseira, graças ao design dos faróis e dos farolins.

À frente e à primeira vista, o design transpira caráter desportivo e estilo de vida. Os fortes elementos de estilo, tais como o novo para-choques e a grelha diamante instalada de série conferem aos modelos Classe C de duas portas um caráter muito individual. Os faróis LED High Performance são equipamento de série e o seu novo design tem uma aparência especialmente distinta Pela primeira vez nesta gama de modelos, os faróis MULTIBEAM LED com função de máximos ULTRA RANGE estão disponíveis como opção (ver mais informações abaixo).

Graças ao design autónomo e com detalhes dinâmicos e ao sistema de escape instalado de série (motorizações a gasolina), a traseira tem uma aparência ampla e ágil. Um destaque especial, tanto de noite, como de dia, vai para os farolins traseiros revistos, agora integralmente de LEDs.

O design é sublinhado e realçado pela linha AMG. Por exemplo, a linha AMG de equipamentos para o exterior inclui uma grelha diamante para o radiador com pinos cromados, um avental dianteiro específico AMG com nova geometria, entradas de ar desportivas e elementos decorativos cromados. O exterior com o Pack Night, disponível pela primeira vez para o Cabriolet, oferece um aspeto ainda mais atlético ao veículo graças aos elementos de design em preto. Estes incluem elementos decorativos em preto nos aventais dianteiro e traseiro AMG e coberturas para os espelhos retrovisores exteriores em preto de alto brilho. Um destaque especial, tanto de noite, como de dia, vai para os farolins traseiros redesenhados, agora integralmente de LEDs.

O espetro de cores foi alargado com a linha AMG. As novas cores são prata metalizado mojave e – em exclusivo para o Coupé e o Cabriolet – cinzento grafite.

Cockpit digital e ambiente de descontração

O interior desportivo, com os bancos de aspeto autónomo e integral, é caraterizado pela perceção de qualidade ainda maior e pelas linhas fluidas, com este facelift também a entrar agora na era digital.

A consola central tem um elemento elegante e fluido – disponível opcionalmente com novos materiais: nogueira castanha de poros abertos ou carvalho antracite de poros abertos. As novas cores para o interior são cinzento/preto magma.

A função de arranque sem chave KEYLESS-GO é equipamento de série. O botão start/stop possui um novo design tipo turbina. A chave do veículo também tem novo design. O cliente pode optar por três variações: preto com moldura cromada de alto brilho, branco com moldura cromada ou branco de alto brilho com moldura cromada mate.

No Cabriolet, a capota maleável pode ser acionada pelo exterior do veículo, usando a chave e os botões “Open/Close” de abrir e fechar.

Um olhar sobre o futuro: ecrã do painel de instrumentos totalmente digital disponível como opção

O Classe C tem um novo conceito que inclui como opção um painel de instrumento totalmente digital, com três modos diferentes de visualização, “Classic”, “Sport” e “Progressive” (Clássico, Desportivo e Progressivo).

O novo Classe C tem um volante com comandos sensíveis ao toque. Estes comandos respondem a movimentos de passagem com os dedos como o ecrã de um smartphone. Estes comandos permitem ao condutor controlar todo o painel de instrumentos e também o sistema de infotainment sem ter de tirar as mãos do volante. O acionamento do sistema DISTRONIC e do controlo da velocidade de cruzeiro diretamente através dos comandos colocados no volante é outra funcionalidade nova.

Adicionalmente, o sistema de infotainment também pode ser comandado pelo touchpad do controlador (novo: respostas táteis) na consola central ou pelos comandos de voz do sistema LINGUATRONIC. Agora, as funções do veículo como, por exemplo, o aquecimento dos bancos também obedecem aos comandos de voz. Por outro lado, está agora disponível o sistema opcional de ecrã head-up, com maior gama de regulação.

Sistemas de assistência evoluídos, ao nível do Classe S

O novo Classe está equipado com os mais recentes sistemas de assistência à condução da Mercedes-Benz e oferece um suporte de cooperação com o condutor, sempre com os mais altos níveis de segurança ativa, bem superiores ao do seu antecessor. Em determinadas situações, o Classe C tem capacidade semiautónoma de condução. Para isso, o trânsito é mantido sempre em controlo: melhorias ao nível dos sistemas de câmara e de radar para que o veículo possa “ver” o que se passa até 500 metros à sua frente. O que circunda o veículo é detetado por um radar até uma distância de 250 metros para a frente, 40 metros para os lados e 80 metros para trás, enquanto a câmara tem um alcance de até 500 metros para a frente, 90 dos quais em 3D.

O Classe C também recorre a mapas e dados de navegação para as funções de assistência.

Por exemplo, o Assistente Ativo de Controlo da Distância DISTRONIC, como parte do Pack de Assistência à Condução, consegue dar ao condutor suporte cartográfico em numerosas situações de condução e ajustar a velocidade de forma preditiva, por exemplo, na aproximação às curvas, cruzamentos ou rotundas. Outras funcionalidades novas incluem o Assistente Ativo à Mudança da Faixa de Rodagem e o Assistente Ativo de Travagem de Emergência como novas funções do Assistente Ativo da Direção.

De série, o novo Classe C está equipado com o Assistente Ativo à Travagem de funcionalidades alargadas. Consoante a situação, este assistente pode ajudar a atenuar as consequências de uma colisão na traseira de veículos parados ou em movimento lento e mesmo com peões ou ciclistas ou até mesmo evitar de todo estas situações.

Faróis MULTIBEAM LED: Visibilidade ótima em todas as condições

O sistema de faróis MULTIBEAM LED é novo e está disponível como opção nos novos Classe C Coupé e Cabriolet. Cada farol possui 84 LEDs de controlo individual. Estes LEDs oferecem uma regulação controlada eletronicamente e com toda a precisão dos faróis, adequando-os a cada situação específica de condução.

As novas funções, em comparação com os faróis LED ILS (Intelligent Light System – Sistema de Luz Inteligente com 19 LEDs for farol) instalados de série são luz de cruzamento, luz de rotunda, luz de cidade e luz de mau tempo.

Em modo de máximos dos faróis, o assistente de máximos adaptáveis Plus permite a iluminação contínua da estrada à frente, sem encandear os outros utilizadores da estrada. Se for detetado que não há nenhum outro utilizador na estrada, que a estrada à frente é uma reta e com o veículo acima de 40 km/h, a função de máximos ULTRA RANGE é ativada automaticamente. Esta função oferece a máxima intensidade de iluminação permita por lei, com uma luminosidade dos máximos dos faróis de apenas 1 lux a menos que o valor de referência e numa distância superior a 650 metros. Se vierem veículos em sentido contrário ou se houver alguém que circule à sua frente no mesmo sentido de rodagem, os LEDs dos módulos de iluminação em máximos dos faróis são parcialmente desligados, cada um criando um padrão de iluminação de contorno em U. As outras partes da estrada continuam a receber iluminação das luzes de máximos dos faróis (função de máximos parciais dos faróis). A função de máximos ULTRA RANGE só está sempre ativa se o modo de máximos tiver sido ativado manualmente.

Controlo de conforto ENERGIZING: o bem-estar ao toque de um botão

O controlo de conforto ENERGIZING (opcional) liga diversos sistemas de conforto do veículo. Esta funcionalidade faz uso sistemático das funções do sistema de ar condicionado (incluindo a distribuição de fragrâncias), dos bancos (aquecimento e ventilação), bem como dos sistemas de som e de iluminação para oferecer um habitáculo pleno de sensação de bem-estar, perfeitamente adaptado ao estado de espírito e às preferências dos ocupantes. Tudo isto tem um efeito muito positivo no bem-estar dos ocupantes e no desempenho do condutor.

Consoante o nível de equipamento, estão disponíveis até seis programas (Freshness, Vitality, Warmth, Cosiness, Joy e Training – Frescura, Vitalidade, Aquecimento, Acolhedor, Alegria e Treino), sendo todos executados durante dez minutos. Os diferentes modos são apresentados no ecrã central através de gráficos coloridos, com música a condizer. Cada programa já tem cinco canções memorizadas. A função principal do programa “Vitality”, por exemplo, tem uma música de ritmo rápido, com muitas batidas por minuto. Se estiverem disponíveis seleções musicais pessoais, por exemplo, através do interface multimédia, o sistema analisa-as em segundo plano e atribui-as a um programa específico com base no ritmo (batidas por minuto – bpm). É possível desativar em separado as funções individuais dos programas.

O Controlo de Conforto ENERGIZING também inclui uma funcionalidade de iluminação ambiente, harmoniosamente personalizada para cada um dos temas de visualização individuais. Com 64 cores, o sistema opcional de iluminação ambiente oferece uma grande variedade de configurações individuais.

Os sistemas de multimédia e navegação: Informação e música à medida de cada um

O Classe C está equipado de série com o sistema multimédia Audio 20 GPS, que tem duas portas USB, um leitor de cartões SD, ligação Bluetooth e interface multimédia.

A mais recente geração do sistema multimédia COMAND Online, disponível como opção, oferece navegação 3D por disco rígido de elevada rapidez e visualização de mapas topográficos, representação foto-realista 3D de edifícios e rotação 3D de mapas. As informações compreensivas são apresentadas no mapa no sistema de navegação: adicionalmente às informações em tempo real da densidade de trânsito, podem estar incluídas, por exemplo, mensagens de alerta do serviço Car-to-X, informações referentes à meteorologia, às estações de serviço para reabastecimento, os preços atuais dos combustíveis e a disponibilidade de lugares de estacionamento.

Com o serviço Concierge (disponível mediante subscrição), os clientes Mercedes me connect têm à sua disposição uma multitude de serviços individuais: de reservas em restaurantes e sugestões de rotas turísticas, a recolha de informações sobre eventos culturais ou desportivos e envio de destinos de navegação diretamente para o veículo.

Sistema de alarme anti-roubo: com função de reconhecimento de danos no estacionamento e de envio de mensagens

Outra funcionalidade nova é a notificação automática por mensagens de texto caso o veículo estacionado sofra um impacto provocado por outro veículo ou em caso de reboque não autorizado. O sensores de elevada sensibilidade do sistema opcional de alarme anti-roubo podem detetar este tipo de situação e enviar imediatamente uma notificação “push” à aplicação Mercedes me. Assim que o cliente voltar a ligar o motor, também é informado por uma mensagem correspondente no ecrã do sistema multimédia COMAND Online. Na aplicação Mercedes me e no ecrã do sistema multimédia COMAND Online, o cliente também fica a saber quanto (a que hortas) e onde (por exemplo, na parte esquerda dianteira) o impacto ocorreu. Este equipamento opcional inclui o novo tipo de sensores e o software correspondente; este serviço estará disponível no segundo semestre de 2018.

Mobilidade por chave digital: o novo Classe C usa tecnologia NFC

O sistema de chave digital do veículo usa a tecnologia NFC (Near-Field Communication – Comunicação de Curto Alcance) que permite transformar o smartphone em chave digital do veículo. Nem todos os smartphones possuem interface NFC compatível com os padrões de segurança da Mercedes-Benz. Para, para o novo Classe e inicialmente para a Alemanha, há disponível um autocolante especial de chave digital do veículo com micro controlador integrado. O cliente pode encomendar este autocolante no portal Mercedes me. A entrega é feita num concessionário autorizado de vendas Mercedes-Benz.

Com o autocolante de chave digital do veículo que o utilizador coloca, por exemplo, na traseira do seu smartphone, o cliente pode abrir, trancar e colocar o motor do veículo a funcionar sem sequer se necessário tocar-lhe. Para colocar o motor a trabalhar, basta colocar o smartphone com o autocolante no compartimento de arrumação da consola central. Os dispositivos móveis compatíveis com a norma Qi podem ser carregados de forma conveniente graças ao sistema opcional de carga sem fios. A superfície de carga está integrada no tabuleiro de arrumação rápida na parte da frente da consola central e é compatível com os smartphones de maiores dimensões. Esta função também inclui telefonia multifunções, que emparelha adicionalmente o smartphone com a antena exterior do veículo. Isto oferece as melhores condições de receção de dados e de rede telefónica dentro do veículo.

Agora, também há disponível como opção um novo sistema de som. Com nove altifalantes e potência de 225 W (2 x Frontbass com 50 W e os restantes cinco canais cada um com 25 W), este sistema situa-se entre o sistema de som de série (nível de entrada) e o sistema de som surround Burmester® (topo de gama).

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