Novos Alfa Romeo Giulia e Stelvio: tudo o que há para saber
Apresentámos os novos Alfa Romeo Giulia e Stelvio Quadrifoglio AQUI, mas há muito mais para saber quanto à nova gama dos Giulia e Stelvio que estarão disponíveis em todos os showrooms no início do segundo trimestre e estarão disponíveis na versão Diesel com tração traseira e motor de 160 cv a partir de 53.350€ e 62.150€ respetivamente. A gama inclui também os potentes motores a Diesel de 210 cv e a gasolina de 280 cv associados à tração integral.
Os dois modelos apresentam um novo visual graças aos seus faróis de Matriz Adaptativa Full-LED e à novíssima grelha “Trilobo” que proporcionam uma forte sensação familiar com o Tonale.
Está disponível um novo painel de instrumentos, completamente digital, com o histórico design “telescópico”.
Os “Alfa Connect Services” oferecem atualizações “Over the Air”, garantindo o máximo em conforto e segurança a bordo.
Estará também disponível nos Novos Giulia e Stelvio a tecnologia NFT (Non-Fungible-Token), que se baseia no conceito do “blockchain card”: um registo digital codificado e não modificável onde são registadas as principais informações sobre cada veículo.
A dinâmica de condução da marca continua a ser um ponto de referência nas categorias SUV e sedan, graças à perfeita distribuição de peso, a uma melhor agilidade, bem como a uma direção extremamente precisa.
Está disponível uma nova estratégia de gama que se alinha com a introduzida no modelo Tonale: Super, Sprint, Ti e Veloce. Quatro acabamentos distintos, quatro nomes enraizados na tradição Alfa Romeo.
Nos Novos Giulia e Stelvio, a série especial “Competizione” faz a sua estreia – uma versão topo de gama que introduz a nova cor exclusiva cinzento mate Moon Light.
Um novo “look”
Destacando-se nas dianteiras dos novos Giulia e Stelvio, a grelha frontal, onde o logótipo é posicionado, e as grelhas inferiores das duas entradas de ar principais receberam um acabamento único que proporciona uma reinterpretação contemporânea da famosa e distinta grelha “Trilobo”.
Na verdade, os faróis são a principal novidade na frente. A partir de agora, os faróis “3+3” fazem a sua estreia em ambos os modelos com a nova iluminação de Matriz Adaptativa Full-LED. Estes criam uma forte sensação familiar com o Tonale e, ao mesmo tempo, evocam uma das famosas características da marca que foi introduzida pelo icónico Alfa Romeo SZ Zagato e pelo concept car Alfa Romeo Pro-teo.
Os três módulos compõem a exclusiva linha dianteira dos novos Giulia e Stelvio e proporcionam as luzes diurnas, os indicadores dinâmicos de mudança de direção e a funcionalidade “Welcome and Goodbye” (função que se liga sempre que o condutor fecha ou abre o automóvel), garantindo as melhores condições de iluminação graças à introdução de duas tecnologias sofisticadas: “Adaptive Driving Beam”, que ajusta constantemente os faróis de médios com base na velocidade e condições de condução; “Glare-Free High Beam Segmented Technology”, que deteta automaticamente veículos em circulação em ambos os sentidos de tráfego, para evitar encandear os seus condutores; e ainda um terceiro módulo que se liga automaticamente durante as curvas para garantir a iluminação lateral mais eficaz. Tudo isto é sinónimo de uma maior eficiência, quer em termos de duração e
poupança de energia, quer ao nível da segurança devido ao menor esforço exigido à visão que permite um conforto de condução superior. A disposição do grupo de luzes traseiras LED, que proporcionam a combinação perfeita de estilo e tecnologia sofisticada, também foi concebida para acentuar as almas desportivas de ambos os modelos. Especificamente, o Novo Stelvio dispõe de novos faróis traseiros em vidro com um acabamento transparente, enquanto os do Novo Giulia são em vidro fumado com um acabamento em preto brilhante.
O novo e totalmente digital painel de instrumentos
Os Novos Giulia e a Stelvio estão equipados com a tecnologia mais avançada para assegurar uma experiência confortável e conectada, ao mesmo tempo que proporcionam o prazer de conduzir um Alfa Romeo. A atualização mais significativa pode ser vista no painel de instrumentos com o seu design histórico “telescópico”. Este inclui o novo ecrã TFT de 12,3″, completamente digital, onde se pode aceder a todas as informações e parâmetros do veículo relacionados com as tecnologias de condução autónoma. Além disso, o painel de instrumentos pode ser reconfigurado segundo três apresentações: Evolved, Relax e Heritage. O modo Evolved representa o futuro do design Alfa Romeo e utiliza a área central do ecrã, apesar de manter os seus dois quadrantes laterais. O Relax concentra-se no conforto, prescindindo de informação detalhada do veículo e dispensando, também, os dois quadrantes. Já o Heritage inspira-se nos modelos icónicos dos anos sessenta e setenta da Alfa Romeo, com detalhes distintivos como os números invertidos no final da escala do velocímetro.
Tecnologia NFT e os “Alfa Connect Services”
Os Novos Giulia e Stelvio estão equipados com uma interface Homem-Máquina (HMI) fluida e intuitiva para manter todas as funcionalidades à mão. Além disso, graças ao sistema operativo Android personalizável e à conectividade 4G com atualizações Over The Air (OTA), o sistema de infotainment garante conteúdos, funcionalidades, bem como os “Alfa Connect Services” (a pedido), que oferecem uma vasta gama de serviços úteis de segurança e conforto. Por exemplo, a função “My Remote” inclui vários serviços como a possibilidade de controlar algumas das funcionalidades do veículo (abertura/fecho de portas, luzes intermitentes) e comunicar à distância com o assistente vocal Alexa através do seu smartphone/smartwatch. A tecnologia NFT (Non-Fungible-Token) estará também disponível nos Novos Giulia e Stelvio – um exclusivo mundial no domínio automóvel que a marca italiana iniciou no Tonale e que estará disponível em toda a sua gama. A tecnologia baseia-se no conceito “blockchain card”, um registo digital encriptado e não modificável onde são registadas as principais informações sobre cada automóvel. Esta característica distintiva fora de bordo, fácil de utilizar e sustentável, realça ainda mais o carácter inovador da Alfa Romeo. Com base na seleção do cliente, o NFT gera um certificado onde são registados os dados sobre a vida do veículo. Este certificado pode ser utilizado para garantir a preservação adequada do veículo e, assim, suportar o seu valor residual. O certificado NFT fornece uma fonte adicional de credibilidade que ajuda o proprietário/revendedor, mas também tranquiliza o comprador na escolha de um veículo usado.
Grande dinâmica de condução
As dinâmicas de condução dos Novos Alfa Romeo Giulia e Stelvio são pontos de grande destaque dos dois modelos, nos seus respetivos segmentos. Proporcionam uma experiência de condução visceral no mais autêntico espírito Alfa Romeo, o que significa o equilíbrio certo entre o design italiano, motores de última geração, distribuição de peso perfeita, soluções tecnológicas especiais e uma excelente relação peso/potência.
A essência dos modelos atuais e passados da Alfa Romeo provém desta fórmula que, desde o Tonale (o símbolo da metamorfose da marca), tem vindo a evoluir para redefinir a desportividade no século XXI para assim incluir a sustentabilidade.
Ao guiarmos os novos Giulia e Stelvio comprovamos a leveza e agilidade dos carros: o comportamento dinâmico desportivo e irrepreensível dos Giulia e Stelvio é suportado pelo amplo uso de materiais ultraleves como o alumínio (usado, por exemplo, na base dos motores) e o carbono (utilizado, por exemplo, no veio de transmissão), uma solução diretamente inspirada no mundo das corridas.
Tração integral com tecnologia Q4: concebida para gerir a tração do veículo de forma reativa e preditiva, a fim de assegurar os mais elevados níveis em termos de desempenho, eficiência e segurança. A tecnologia Q4 garante todos os benefícios da tração integral e, simultaneamente, garante uma redução do consumo de combustível, bem como a reatividade e o prazer de conduzir um veículo com tração traseira. No coração do sistema Q4 está o Active Transfer Case (ATC), que monitoriza as condições de aderência e os inputs do condutor em tempo real para garantir o melhor desempenho.
O sistema Q4 da Alfa Romeo permite que o automóvel circule como um veículo de tração puramente traseira e, se a aderência dos pneus se aproximar do seu limite de tração ou de acordo com um pedido específico do condutor, pode fornecer instantaneamente até 50% do binário do motor ao eixo da frente em menos de 150 milissegundos, evitando assim a perda de motricidade dos pneus e assegurando o máximo desempenho do veículo e eficácia da condução.
Diferencial autoblocante mecânico Q2: No acabamento Veloce é possível integrar o sistema de tração integral Q4 com o diferencial autoblocante mecânico Q2, disponível também nas versões de tração traseira. O diferencial de deslizamento limitado aumenta a agilidade e a desportividade, garantindo uma tração perfeita para uma maior estabilidade do veículo em curvas a alta velocidade, uma maior aceleração lateral e a máxima segurança em condições de aderência limitada como estradas molhadas ou escorregadias, mantendo as rodas constantemente em controlo e reduzindo as perdas de motricidade.
Suspensão Alfa Link: Na dianteira, foi implementada uma suspensão de triângulos duplos com eixo de direção semi-virtual (um exclusivo Alfa Romeo), otimizando o efeito de filtragem e permitindo uma condução rápida e precisa para um comportamento sem compromissos. Na traseira, optou-se por uma solução do tipo Multilink, com quatro braços e meio – uma patente Alfa Romeo – que assegura um melhor comportamento dinâmico combinado com um excelente nível de conforto. Como elemento exclusivo na série especial Competizione, está disponível a suspensão pilotada Alfa™ Active Suspension, um sistema de amortecimento controlado eletronicamente que se adapta instantaneamente às condições de condução, permitindo ao condutor optar por um amortecimento mais orientado para a performance ou para o conforto.
Sistema Integrado de Travagem (IBS): sistema eletromecânico que combina o controlo de estabilidade com o sistema de travagem, garante uma resposta instantânea dos travões, limita a distância de paragem e permite uma otimização significativa do peso. A utilização do sistema do tipo brake-by-wire proporciona uma redução notável dos componentes no interior do compartimento do motor, substituindo-se um único equipamento por uma unidade composta por uma bomba, servofreio e ESP, garantindo menos peso e, assim, uma maior agilidade. Além disso, a contribuir para a dinâmica de condução de excelência do Giulia e do Stelvio, destaca-se o sistema de direção de resposta extremamente direta, em conjunto com uma transmissão automática ZF de 8 velocidades, com patilhas em alumínio, a qual garante uma utilização sem precedentes em curva.
Por último, mas não menos importante, para o equilíbrio perfeito entre o prazer de condução e os sistemas de assistência, os novos Giulia e Stelvio oferecem um conjunto completo de avançados Sistemas de Assistência ao Condutor (ADAS – Advanced Driver Assistance Systems) para uma condução autónoma de nível dois.
Isto significa que, em determinadas condições, o condutor pode permitir que o veículo controle o acelerador, o travão e a direção através de sistemas eletrónicos que exigem uma monitorização constante por parte do mesmo. Estes sistemas dão apoio ao condutor e oferecem um maior conforto durante viagens mais longas. No entanto, o condutor deve, em qualquer situação, ter em atenção o controlo constante do veículo, mantendo sempre as suas mãos no volante.
Uma estratégia de gama simples e intuitiva
Os Novos Giulia e Stelvio convergem na nova lógica de gama introduzida com o Tonale, que simplifica ainda mais a configuração do veículo por parte do cliente. Estão disponíveis quatro níveis de acabamento, cada um com características distintas, para satisfazer os clientes mais exigentes. O nível de equipamento Super representa a porta de entrada para a uma experiência única Alfa Romeo. Esta torna-se ainda mais exclusiva com o acabamento Sprint, que inclui várias opções com uma forte conotação desportiva. No topo, encontram-se os acabamentos Ti – que realça a elegância e o carácter distintivo dos dois modelos – bem como o Veloce, que foi concebido para atingir os mais altos níveis de performance e desportividade.
Não esqueçamos que os nomes dos acabamentos Super, Sprint, Ti e Veloce estão enraizados na história da Alfa Romeo. Em resumo, estão disponíveis quatro versões distintas que são, todas elas, capazes de satisfazer as necessidades dos clientes que procuram uma verdadeira simbiose com os seus automóveis.
Série especial Competizione
Para celebrar a estreia dos novos Giulia e Stelvio, a Alfa Romeo apresenta a série especial Competizione – um autêntico “concentrado” de estilo que irá, certamente, agradar aos apaixonados pela Alfa Romeo. Com base no acabamento Veloce e disponível em associação com os motores Diesel 210cv e Gasolina 280cv, esta edição de lançamento torna-se na versão de topo de ambas as gamas, destacando-se pela sua exclusiva cor de carroçaria Moon Light cinza mate e pelas pinças de travão vermelhas. O intenso visual desportivo do novo Stelvio foi acentuado por jantes de liga leve de 21″.
Já os interiores destacam-se pelo seu sistema de áudio Harman / Kardon e pela utilização de couro no revestimento do painel de instrumentos e dos bancos, com costuras em vermelho. Vidros escurecidos e um emblema Competizione nas laterais e nos encostos de cabeça dos bancos da frente completam o conjunto.
Na versão Competizione são de série exclusivas tecnologias como a suspensão ativa da Alfa Romeo e a “NFT” (“Non-Fungible Token”), que certifica a singularidade de cada viatura deste nível de equipamento, assegurando a sua configuração original. Será a expressão mais representativa da essência da Alfa Romeo em termos de estilo, de performance e de tecnologia.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários