Novo VW Polo chega ao mercado na próxima semana
O novo Polo em resumo
Progressivo e compacto
É um dos maiores entre os mais pequenos: o Polo, com mais de 14 milhões de unidades vendidas, é um verdadeiro gigante entre os citadinos de pequenas dimensões. Chega agora ao mercado a sexta geração, completamente nova. Conta de série em todas as versões com o sistema Front Assist, que inclui função de travagem de emergência em cidade (City Emergency Braking), sistema de deteção de peões (Pedestrian Monitoring), assim como sistema de travagem multicolisão.
Os diferentes níveis de equipamento também foram revistos e melhorados de forma abrangente.
O conceito e a configuração do Polo de sexta geração são um reflexo do progresso automóvel entre os automóveis compactos. Três níveis de equipamento são a base para a nova configuração do Polo: Trendline, Confortline e Highline. Além disso, até ao final do ano a oferta será ampliada ao Polo GTI.
Três motores para a fase de lançamento no mercado
A sexta geração do Polo é proposta com um total de nove eficientes motorizações a gasolina, Diesel e Gás natural. Para o lançamento no mercado nacional, a oferta é repartida entre três motores a gasolina de 3 cilindros com os três níveis de potência mais populares nesta categoria: 1.0 MPI com 75 cv e dois blocos TSI sobrealimentados de 1.0 litros com 95 cv e 115 cv. Todos os modelos são equipados com o sistema Start-Stop e modo de travagem regenerativa. A partir da potência de 95 cv é possível a combinação com a transmissão automática DSG de dupla embraiagem.
Mais motores até ao final do ano
Novas motorizações serão introduzidas de forma faseada até o final do ano. A gama de motores a gasolina será completada com uma variante do motor 1.5 TSI ACT com 150 cv e gestão ativa dos cilindros (corte de 2 cilindros). O motor a gasolina de topo também será introduzido até ao final do ano: um potente bloco 2.0 TSI com 200 cv destinado a equipar o Polo GTI. Novidade até final do ano é também o primeiro motor a gás natural do Polo: o 1.0 TGI com 90 cv. A gama será completada dentro de 2 meses por dois eficientes blocos Diesel: os dois motores 1.6 TDI oferecem potências de 80 cv e de 95 cv.
Design expressivo
A sexta geração do Polo foi desenvolvida com base na plataforma modular transversal (MQB). Isso tornou possível oferecer proporções bastante mais generosas, com uma longa distância entre eixos, curtas distâncias entre o centro da roda e as extremidades dianteira e traseira, uma proporção dinâmica das principais dimensões (mais comprido, mais largo e com altura reduzida, mas com espaço melhorado ao nível da distância ao teto). O design adquiriu um caráter masculino, carismático e expressivo. Tal resultou num veículo completamente novo.
Interior vanguardista
Os designers também deram ao interior um sabor expressivo e vanguardista com um habitáculo inovador, desenvolvido para a era digital. O Polo é o primeiro carro da sua classe a oferecer um painel de instrumentos totalmente digital – a nova geração do Active Info Display, como opção.
Os instrumentos são dispostos no mesmo eixo de visualização do sistema de infotainment, este com ecrãs até 8,0 polegadas de dimensão (que, em versões de topo, possuem superfícies de vidro). As interfaces digitais para smartphones permitem um acesso mais fácil às suas aplicações e a vários serviços on-line a bordo. Não só os smartphones podem ser carregados através de um carregador, como também sem fios – por indução – em opção. da sexta geração Polo Como resultado das maiores dimensões, o Polo oferece mais espaço para cinco ocupantes e um porta-bagagens com uma volumetria base que aumentou significativamente de 280 para 351 litros.
Três níveis de equipamentos e três pacotes
O Polo oferece os três níveis de equipamento Trendline, Confortline e Highline. Outra versão rumo à “grelha de partida”, o Polo GTI, será lançada até ao final do ano. A versão base Trendline já oferece um excelente equipamento de série: destaca luz de condução diurna em LED com função Coming Home, um limitador de velocidade (speed limiter), travões multicolisão, sistema Front Assist com função de travagem de emergência em cidade (City Emergency Braking) e sistema de deteção de peões (Pedestrian Monitoring).
A máxima variedade possível para oferecer qualquer escolha
A nova e ampla gama de cores (no total 14 tonalidades para a carroçaria), as doze versões de jantes (desde 15 até 18 polegadas, algumas pintadas com cor contrastante), o tablier em 8 cores diferentes e os 11 revestimentos diferentes para os bancos fazem o Polo ainda mais colorido e individual. A maior variedade de opções de personalização é quase ilimitada: tejadilhos em cor contrastante, teto panorâmico (o maior da sua categoria), faróis Full LED, grupos óticos traseiros em LED, equipamento R-Line e componentes como o Wireless Charging para smartphones (opcionalmente com ligação de antena indutiva).
Quatro campos de inovação
O novo Polo foi criado sob o lema: “Tornamos o futuro realidade” – a ideia fundamental da estratégia da Marca Volkswagen para a democratização de novas tecnologias.
O novo Polo é o primeiro modelo a ser criado com base nesta estratégia. As equipas de desenvolvimento e design do Polo abordaram os quatro campos de inovação da estratégia da Marca: condução autónoma, utilização intuitiva, comunidade conectada e sustentabilidade inteligente. Com estes campos de inovação, as equipas desenvolveram o ADN do novo Polo:
• Condução autónoma. A Volkswagen tornou o novo Polo ainda mais seguro e confortável através da implementação de numerosos sistemas semiautónomos, muitos deles representando etapas preliminares da condução autónoma. A tecnologia de ponta do Golf e do Passat é agora introduzida na categoria do Polo sob a forma de sistemas de assistência, como o sistema Front Assist com função de travagem de emergência em cidade (City Emergency Braking) e sistema de deteção de peões (Pedestrian Monitoring), o auxiliar de mudança de faixa de rodagem com sensor do ângulo morto (Blind Spot Monitor) e o Cruise Control adaptativo (ACC).
• Utilização intuitiva. A Volkswagen aposta cada vez mais em conceitos digitalizados. Como tal, o painel de instrumentos e o sistema de infotainment estão dispostos num eixo visual único. Além disso, a Volkswagen oferece o Polo pela primeira vez com o sistema Active Info Display (em opção).
• Comunidade conectada. A partir de agora, a Volkswagen interliga as pessoas, os automóveis e o meio ambiente de forma mais intensa do que nunca. O novo Polo ilustra isso muito bem. Interfaces para integrar smartphones como o App-Connect (com MirrorLink®, Android Auto™ e Apple CarPlay™) estão a ser complementados pelo Volkswagen Car-Net, que adiciona os vários serviços online “Guide & Inform”. Estes incluem informações de tráfego online e informações sobre estações de serviço e lugares de estacionamento.
• Sustentabilidade inteligente. A Volkswagen está a avançar no desenvolvimento de modelos inovadores de produção em grande série com motores sustentáveis. Novas tecnologias no Polo seguem este conceito como a mais recente evolução do sistema de gestão ativa de cilindros: a desativação automática de cilindros no modelo a gasolina 1.5 TSI ACT. Outro exemplo de sustentabilidade inteligente é o novo motor de gás natural 1.0 TGI.
Preços
Os preços para Portugal do novo Polo são os seguintes:
1.0 75 cv Trendline: 16.285€
1.0 75 cv Confortline: 17.285€
1.0 TSI 95 cv Trendline: 17.054€
1.0 TSI 95 cv Confortline: 18.177€
1.0 TSI 95 cv Confortline DSG: 20.089€
1.0 TSI 115 cv Confortline DSG: 21.839€
1.0 TSI 115 cv Highline DSG: 25.319€
O que dizem sobre o novo Polo
“O Polo é um automóvel jovem e refrescante que concilia verdadeiro carisma com uma técnica superior. Nenhum outro automóvel dispõe de tão generosa oferta de espaço tendo em conta o seu tamanho. Graças a isto, o nosso Polo é e continuará a ser o número um entre os pequenos utilitários.” Dr. Herbert Diess, Presidente do Comité Executivo da Marca Volkswagen
“O novo Polo antecipa o futuro na gama dos compactos. A sua generosa oferta de espaço graças à plataforma modular transversal, os seus motores sustentáveis, como o novo TGI a gás natural, a estreia mundial da última geração do sistema Active Info Display e os seus vanguardistas sistemas de assistência e infotainment fazem com que este Volkswagen supere os limites do segmento.” Dr. Frank Weisch, responsável pela área de desenvolvimento e Membro do Comité Executivo da Marca Volkswagen
“A significativa melhoria das proporções é a base para a imagem adulta e segura de si mesma da sexta geração do Polo – carismático, progressista, moderno e simpático. Aproveitámos a nova orientação das dimensões para construir um potente compacto.” “O novo Polo identifica-se imediatamente com o modelo de referência do segmento, mas expressase também como uma geração radicalmente nova. O seu desenho expressivo mantém a configuração de cinco portas mas com um aspeto mais desportivo, claro e individual dentro da sua gama. Um automóvel que se adapta perfeitamente ao seu tempo tanto visual como tecnicamente.” Klaus Bischoff, Diretor de Design da Marca Volkswagen
Vídeo: The new Volkswagen Polo: world premiere
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários