Volvo XC90 revisto: Atualizações de design e tecnologia
Cinto de segurança: inovação da Volvo salva vidas há 65 anos

Novo Volvo XC60 em detalhe

By on 27 Junho, 2017

Álvaro Mendonça

VOLVO XC60

As primeiras unidades do novo Volvo XC60 serão entregues aos clientes portuguesas já a partir de julho, com o lançamento em grande escala agendado para setembro. A gama nacional inclui para já versões com motores turbodiesel D4 e D5 e a hibrida elétrica/gasolina T8. Os preços arrancam nos 55.504 euros.

Lançado há 9 anos no mercado, o XC60 é o dos modelos de maior sucesso da marca sueca, respondendo por cerca de 30% das suas vendas mundiais. È o SUV médios premium mais vendido da Europa, batendo toda a concorrência alemã e somou quase 1 milhão de unidades vendidas em todo o mundo. Em Portugal, e mesmo apesar das contingências da crise e da estrutura do mercado, o XC60 vale ainda assim 10% das vendas anuais da marca, correspondentes, no ano passado, a 245 unidades.

Estes dados são importantes para percebermos a importância que o modelo tê, para a marca e, consequentemente, o enorme cuidado posta nesta mudança de gerações. É que além de tudo o mais, no segmento dos SUV médios premium a concorrência é muito forte, incluindo os BMW X3 e X4, o Audi Q5 e Mercedes-Benz GLC ou o novo Jaguar F-Pace.

Face ao seu antecessor, o novo XC60 é mais comprido, tem uma distância entre eixos maior, é mais largo e é mais baixo, o que lhe confere melhores índices de habitabilidade interior e um aspeto mais dinâmico. Apesar das suas dimensões maiores e do seu design mais robusto, o XC60 mantém-se como Classe 1 nas portagens, um argumento importante sobretudo para o segmento dos clientes particulares, que em Portugal valem 40% das vendas.

Na traseira, mantém-se a emblemática luz de assinatura vertical Volvo, que neste caso se estende formando uma linha horizontal entre a esquerda e a direita, e criando um circuito de luz fechado. A traseira é ainda marcada por uma lâmina metálica.

O XC60 é o primeiro dos modelos da família 60 a ser renovado, recorrendo à plataforma modular SPA, também utilizada na família de modelos S90, V90 e XC90, para cominar as suas generosas proporções exteriores com mais espaço interior.

Com base nesta plataforma, os engenheiros da marca conseguiram uma excelente aderência do eixo dianteiro e traseiro, graças ao progresso na suspensão com braços triangulares, movimentos da carroçaria suaves e controlados, uma ausência de rolamento diagonal e uma direção cuja precisão se ajusta à velocidade. Tudo em prol de um maior conforto e de uma melhor experiência de condução. O conforto dinâmico era um atributo estratégico para o novo XC60 se impor aos modelos da concorrência alemã que, segundo os estudos realizados pela marca, são considerados muito duros e desconfortáveis para uma utilização no dia-a-dia.

Em Portugal, a gama desdobra-se  por dois motores 4 cilindros turbodiesel, o D4 de 190 cv e o D5 de 235 cv, e pelo híbrido gasolina/elétrico T8 Twin Engine (foto) de 407 cv, que garante ao XC60 uma aceleração dos 0-100 km/h nos impressionantes 5,3 segundos. Sempre em versões de tração integral 4×4 e associados a uma caixa de velocidades automática.

“Temos uma herança forte no desenvolvimento de SUVs dinâmicos e com estilo e que oferecem as últimas tecnologias e o XC60 não é exceção”, explica Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Car.

O sistema híbrido T8 Twin Engine tem níveis de CO2 de 49 g/km e uma autonomia até 45 km no modo PURE, 100% elétrico e é uma das apostas da Volvo para o segmento das frotas, conseguindo um preço abaixo dos 50 mil euros, graças aos incentivos da fiscalidade verde para empresas.

O novo XC60 é não apenas um dos automóveis mais seguros jamais fabricados, honrando a tradição da Volvo neste campo, mas também um dos mais recheados de novas tecnologias, elevando os sistemas de ajuda à condução e de segurança ativa a um novo patamar.

Combinando várias qualidades de aço e alumínio, a famosa gaiola de segurança safety cage (foto), um conceito que a marca lançou em 1947, é um dos locais mais seguros do mundo. Para o XC60, a Volvo simulou centenas de acidentes com colisões reais no seu Safety Centre com a preocupação de construir automóveis, não para passarem nos testes, mas para salvarem vidas.

A segurança passiva da safety cage é complementada com o mais avançado pack de segurança de série da indústria automóvel, incluindo algumas estreias mundiais, com o Oncoming Lane Mitigation, que ajuda o condutor a evitar choques frontais em ultrapassagens, fazendo-o regressar automaticamente à sua faixa de rodagem com velocidades até 140 km/h.

Outra novidade é o City Safety agora com assistência à direção, que ajuda o condutor a executar uma manobra evasiva numa situação de emergência, como o aparecimento inesperado de um animal, de outros veículos ou de um peão, e que está sempre ativa entre 50 e 100 km/h e não pode ser desligada.

O sistema Run-off Road Mitigation, recorre a manobras evasivas da direção e à travagem para ajudar o condutor a manter o veículo em segurança quando é iminente uma saída de estrada acidental. A intervenção ativa do condutor sobrepõe-se sempre à ação do sistema.O já conhecido sistema BLIS deteta veículos em aproximação pela traseira do veículo, no chamado ângulo morto de ultrapassagem, nas faixas da esquerda e da direita, ativando um sinal luminoso no espelho retrovisor exterior em caso de perigo.

Se o condutor não agir aos alertas do sistema BLIS a função de assistência à direção, opcional a considerar, encaminha suavemente de regresso à sua faixa.

De série nos 90, o avançado sistema de condução semiautónoma Pilot Assist está agora disponível como opção no XC60. Funciona até 130 km/h em estradas com marcações no piso e sem um veículo à frente, controlando as acelerações e travagens e a direção sem necessidade de intervenção do condutor.

O sistema anticolisão frontal atua até aos 60 km/h. A travagem pós impacto, o sensor de cruzamentos ou o reconhecimento de sinais de trânsito são outros estras que complementam este autêntico exército de sistemas antichoque.

No requintado e luxuoso interior, destaque para o sofisticado sistema de climatização CleanZone, quadrizona e que filtra todas as partículas e poluentes do exterior, para garantir um ar puro no interior e para o sistema de informação e entretenimento, o mesmo dos topos de gama dos modelos da família 90, que pode ser conectado e importar conteúdos de smartphones externos, através do Apple CarPlay e Android Auto.

O sistema  de som premium da Bowers & Wilkins contempla uma gama de aplicações de entretenimento que podem ser descarregadas online e o mesmo acontece com o sistema de navegação, que pode ser atualizado em tempo real e completado com várias aplicações úteis sobre o trajeto. Os proprietários de modelos Volvo podem agora enviar destinos agendados diretamente para os seus automóveis, encontrar estações de serviços próximas desses percursos e encontrar facilmente as suas viaturas nos grandes parques de estacionamento ou em cidades com as quais não estejam familiarizados. Tudo através da app do seu smartphone. Uma funcionalidade muito útil é o Connected Service Booking, que permite marcar um serviço de oficina a partir do automóvel.

Em termos de equipamentos, a gama desdobra-se pelos habituais níveis de Momentum, R-Design e Inscription.

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