Novo Volvo XC60 em detalhe
Álvaro Mendonça
VOLVO XC60
As primeiras unidades do novo Volvo XC60 serão entregues aos clientes portuguesas já a partir de julho, com o lançamento em grande escala agendado para setembro. A gama nacional inclui para já versões com motores turbodiesel D4 e D5 e a hibrida elétrica/gasolina T8. Os preços arrancam nos 55.504 euros.
Lançado há 9 anos no mercado, o XC60 é o dos modelos de maior sucesso da marca sueca, respondendo por cerca de 30% das suas vendas mundiais. È o SUV médios premium mais vendido da Europa, batendo toda a concorrência alemã e somou quase 1 milhão de unidades vendidas em todo o mundo. Em Portugal, e mesmo apesar das contingências da crise e da estrutura do mercado, o XC60 vale ainda assim 10% das vendas anuais da marca, correspondentes, no ano passado, a 245 unidades.
Estes dados são importantes para percebermos a importância que o modelo tê, para a marca e, consequentemente, o enorme cuidado posta nesta mudança de gerações. É que além de tudo o mais, no segmento dos SUV médios premium a concorrência é muito forte, incluindo os BMW X3 e X4, o Audi Q5 e Mercedes-Benz GLC ou o novo Jaguar F-Pace.
Face ao seu antecessor, o novo XC60 é mais comprido, tem uma distância entre eixos maior, é mais largo e é mais baixo, o que lhe confere melhores índices de habitabilidade interior e um aspeto mais dinâmico. Apesar das suas dimensões maiores e do seu design mais robusto, o XC60 mantém-se como Classe 1 nas portagens, um argumento importante sobretudo para o segmento dos clientes particulares, que em Portugal valem 40% das vendas.
Na traseira, mantém-se a emblemática luz de assinatura vertical Volvo, que neste caso se estende formando uma linha horizontal entre a esquerda e a direita, e criando um circuito de luz fechado. A traseira é ainda marcada por uma lâmina metálica.
O XC60 é o primeiro dos modelos da família 60 a ser renovado, recorrendo à plataforma modular SPA, também utilizada na família de modelos S90, V90 e XC90, para cominar as suas generosas proporções exteriores com mais espaço interior.
Com base nesta plataforma, os engenheiros da marca conseguiram uma excelente aderência do eixo dianteiro e traseiro, graças ao progresso na suspensão com braços triangulares, movimentos da carroçaria suaves e controlados, uma ausência de rolamento diagonal e uma direção cuja precisão se ajusta à velocidade. Tudo em prol de um maior conforto e de uma melhor experiência de condução. O conforto dinâmico era um atributo estratégico para o novo XC60 se impor aos modelos da concorrência alemã que, segundo os estudos realizados pela marca, são considerados muito duros e desconfortáveis para uma utilização no dia-a-dia.
Em Portugal, a gama desdobra-se por dois motores 4 cilindros turbodiesel, o D4 de 190 cv e o D5 de 235 cv, e pelo híbrido gasolina/elétrico T8 Twin Engine (foto) de 407 cv, que garante ao XC60 uma aceleração dos 0-100 km/h nos impressionantes 5,3 segundos. Sempre em versões de tração integral 4×4 e associados a uma caixa de velocidades automática.
“Temos uma herança forte no desenvolvimento de SUVs dinâmicos e com estilo e que oferecem as últimas tecnologias e o XC60 não é exceção”, explica Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Car.
O sistema híbrido T8 Twin Engine tem níveis de CO2 de 49 g/km e uma autonomia até 45 km no modo PURE, 100% elétrico e é uma das apostas da Volvo para o segmento das frotas, conseguindo um preço abaixo dos 50 mil euros, graças aos incentivos da fiscalidade verde para empresas.
O novo XC60 é não apenas um dos automóveis mais seguros jamais fabricados, honrando a tradição da Volvo neste campo, mas também um dos mais recheados de novas tecnologias, elevando os sistemas de ajuda à condução e de segurança ativa a um novo patamar.
Combinando várias qualidades de aço e alumínio, a famosa gaiola de segurança safety cage (foto), um conceito que a marca lançou em 1947, é um dos locais mais seguros do mundo. Para o XC60, a Volvo simulou centenas de acidentes com colisões reais no seu Safety Centre com a preocupação de construir automóveis, não para passarem nos testes, mas para salvarem vidas.
A segurança passiva da safety cage é complementada com o mais avançado pack de segurança de série da indústria automóvel, incluindo algumas estreias mundiais, com o Oncoming Lane Mitigation, que ajuda o condutor a evitar choques frontais em ultrapassagens, fazendo-o regressar automaticamente à sua faixa de rodagem com velocidades até 140 km/h.
Outra novidade é o City Safety agora com assistência à direção, que ajuda o condutor a executar uma manobra evasiva numa situação de emergência, como o aparecimento inesperado de um animal, de outros veículos ou de um peão, e que está sempre ativa entre 50 e 100 km/h e não pode ser desligada.
O sistema Run-off Road Mitigation, recorre a manobras evasivas da direção e à travagem para ajudar o condutor a manter o veículo em segurança quando é iminente uma saída de estrada acidental. A intervenção ativa do condutor sobrepõe-se sempre à ação do sistema.O já conhecido sistema BLIS deteta veículos em aproximação pela traseira do veículo, no chamado ângulo morto de ultrapassagem, nas faixas da esquerda e da direita, ativando um sinal luminoso no espelho retrovisor exterior em caso de perigo.
Se o condutor não agir aos alertas do sistema BLIS a função de assistência à direção, opcional a considerar, encaminha suavemente de regresso à sua faixa.
De série nos 90, o avançado sistema de condução semiautónoma Pilot Assist está agora disponível como opção no XC60. Funciona até 130 km/h em estradas com marcações no piso e sem um veículo à frente, controlando as acelerações e travagens e a direção sem necessidade de intervenção do condutor.
O sistema anticolisão frontal atua até aos 60 km/h. A travagem pós impacto, o sensor de cruzamentos ou o reconhecimento de sinais de trânsito são outros estras que complementam este autêntico exército de sistemas antichoque.
No requintado e luxuoso interior, destaque para o sofisticado sistema de climatização CleanZone, quadrizona e que filtra todas as partículas e poluentes do exterior, para garantir um ar puro no interior e para o sistema de informação e entretenimento, o mesmo dos topos de gama dos modelos da família 90, que pode ser conectado e importar conteúdos de smartphones externos, através do Apple CarPlay e Android Auto.
O sistema de som premium da Bowers & Wilkins contempla uma gama de aplicações de entretenimento que podem ser descarregadas online e o mesmo acontece com o sistema de navegação, que pode ser atualizado em tempo real e completado com várias aplicações úteis sobre o trajeto. Os proprietários de modelos Volvo podem agora enviar destinos agendados diretamente para os seus automóveis, encontrar estações de serviços próximas desses percursos e encontrar facilmente as suas viaturas nos grandes parques de estacionamento ou em cidades com as quais não estejam familiarizados. Tudo através da app do seu smartphone. Uma funcionalidade muito útil é o Connected Service Booking, que permite marcar um serviço de oficina a partir do automóvel.
Em termos de equipamentos, a gama desdobra-se pelos habituais níveis de Momentum, R-Design e Inscription.
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