Novo Volvo EX90: materiais naturais, reciclados e certificados
Na criação do interior do Novo Volvo EX90, os seus designers escolheram “materiais que criam impressões duradouras. Materiais de fontes naturais, recicladas e renováveis. Juntamente com o design, esta é uma expressão dos valores da empresa e das suas bases escandinavas”. É este o mote do interior do novo Volvo EX90, apresentado em Lisboa há duas semanas.
“Todos nos lembramos do toque fresco e suave da concha polida que apanhámos durante aquele passeio na praia há muitos Verões atrás. Ou do toque aveludado da velha poltrona verde-garrafa, e como a resistência suave das suas pequenas fibras criava uma ligeira fricção contra os nossos dedos.
A forma como as nossas mentes conseguem guardar memórias tácteis é notável, e são estes simples encontros que nos recordam o poder do toque. Mesmo a mais breve ligação pode deixar uma sensação eterna, de tal forma que, décadas mais tarde, podemos recordá-la tão vividamente como se a tivéssemos vivido ontem.
Trabalho com uma equipa fantástica onde estamos todos motivados pelos valores da nossa marca e por um design significativo. Trabalhámos para redefinir o luxo utilizando materiais leves mais sustentáveis que são realmente tácteis e de grande qualidade premium”, disse Lisa Reeves, Head of Interior Design da Volvo Cars.
Os estofos Nordico, criados a partir de têxteis fabricados com materiais reciclados, como garrafas PET, bem como polímeros bio-atribuídos provenientes de florestas da Suécia e da Finlândia, estabelecem um novo padrão para o design de interiores de qualidade superior: “Os nossos designers esforçaram-se tanto para conceber o grão que se pode sentir na superfície do material Nordico”, afirma Lisa Reeves, referindo-se à textura de cumes e vales – como paisagens em miniatura.
Outra opção de estofos que se encontra no Volvo EX90 é o acabamento do assento com mistura de lã certificada NativaTM, um tecido certificado de acordo com normas de sustentabilidade rigorosas em matéria de bem-estar animal, questões ambientais e sociais. Obteve também a Certificação de Desempenho da Woolmark Company.
Juntamente com os painéis de madeira com certificação FSC à volta do habitáculo e com as alcatifas parcialmente compostas por poliamida regenerada, estas escolhas de materiais asseguram que o Volvo EX90 é composto por quase 50 kgs de plásticos reciclados e materiais de base biológica – a maior quantidade de materiais não primários de origem fóssil na gama de automóveis da marca.
O Volvo EX90 também permite personalizar o interior, escolhendo entre sete “divisões” diferentes. Inspirado no estilo de vida escandinavo e na sua estreita ligação à natureza, cada compartimento proporciona um ambiente diferente, graças à criteriosa seleção de cores, estofos e acabamentos dos designers da marca. E com os LEDs SunLike a iluminar o habitáculo com luz quase solar e a permitir uma expressão de cor mais natural, a decoração em madeira e os materiais progressivos do Volvo EX90 destacam-se mais claramente.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários