Novo Volvo EX30: Motorizações e preços
O Volvo EX30 é um modelo 100% elétrico e o mais pequeno SUV da Volvo. Está previsto chegar a Portugal no início de 2024 com os preços a começarem nos 37.895€. Inserido na gama abaixo dos modelos XC40 e C40 Recharge, o EX30 é o mais pequeno, mas também o mais rápido Volvo, no que a aceleração 0-100 km/h diz respeito. É também o Volvo com a menor pegada de CO2 de sempre da história da marca sueca, e já tem motorizações e preços: a primeira versão, a Single Motor de 272 cv, tem uma bateria de 51 kWh, autonomia de 344 Km e custa a partir do 37.895€.
A versão Single Motor Extended Range, tem 272 cv, tem uma bateria de 69 kWh, autonomia de 480 Km e custa a partir do 43.250€.
Por fim, a Single Motor 272 cv, tem uma bateria de 69 kWh, autonomia de 460 Km e custa a partir dos 45.900€. Resumidamente, três motores com baterias de 51 kw/h e 69 kw/hora. A versão mais rápidas, faz 0-100/h em 3,6s.
Para além de ser o SUV Volvo mais pequeno de sempre, é também o que tem menor pegada de C02, abaixo de 30 toneladas. Foi construído com 25% de alumínio reciclado e 17% de aço também reciclado.
Entre as várias ‘features’ de segurança, destaque para a detecção de ciclistas, surge com novas tecnologias na assistência à condução, como a park piloto assist.
No interior, um enorme ‘tablet’ de 12,3″ com serviços Google. A Volvo dá-lhe 5 anos de manutenção W&T.
Já está disponível para encomenda também em Portugal, e vem alargar a gama de automóveis 100% eléctricos da Volvo, que agora conta com quatro modelos (XC40, C40, EX90 e EX30). Com o mercado a evoluir rapidamente para a eletrificação total, o EX30 apresenta-se como mais uma opção da Volvo num segmento em rápido crescimento onde a marca não estava ainda representada.
“O EX30 pode ser o nosso SUV mais pequeno de sempre, mas representa um grande passo para os nossos clientes e para a marca. Gostamos de dizer que o EX30 é pequeno, mas poderoso, porque oferece tudo o que se deseja num Volvo, mas numa embalagem mais pequena. Como qualquer Volvo, é um produto excepcional, seguro e produzido em função das pessoas e das suas necessidades”, disse Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.
O EX30 incorpora todos os valores de design da Volvo, agora num formato mais pequeno. Uma distância entre eixos longa, jantes de grandes dimensões e proporções equilibradas.
Tem o típico design dos elétricos Volvo, com uma frente confiante, um escudo fechado e uma representação digital dos faróis em formato – Martelo de Thor.
Tem cinco cores, desde o elegante Cloud Blue ao brilhante e expressivo Moss Yellow, este último inspirado nos líquenes que crescem nas rochas ao longo da costa oeste sueca.
Baterias ajustáveis às suas necessidades
Com o EX30, a Volvo dá aos clientes a liberdade para escolherem qual a bateria elétrica que melhor se adequa às suas necessidades. O automóvel apresenta três opções de grupos propulsores e dois tipos de bateria diferentes, o que lhe permite apresentar também um preço de entrada mais atrativo.
Para os clientes que passam a maior parte do seu tempo na cidade ou a fazer distâncias mais curtas entre carregamentos, a marca propõe a opção Single Motor com bateria LFP. Esta utiliza a química do fosfato de ferro-lítio, sendo mais económica e com uma produção que consome menos recursos, constituindo a melhor opção para os clientes que não necessitem de uma grande autonomia.
Caso seja necessária uma maior autonomia, a variante Single Motor Extended Range, com uma bateria NMC talvez seja a melhor opção. Esta inclui lítio, níquel, manganésio e cobalto e produz a sua energia de forma mais eficiente do que a variante LFP. A opção Single Motor Extended Range proporciona uma autonomia até 480 km entre carregamentos.
Por último, se a performance for a prioridade, o Volvo EX30 apresenta ainda a opção Twin Motor Performance, a qual associa a bateria NMC com um segundo motor elétrico. Esta é uma variante de tração integral capaz de fornecer 315kW (428cv) e fazer os 0-100 km/h em 3,6 segundos – o modelo/versão mais rápida de sempre da Volvo Cars.
O Volvo EX30 permite também realizar carregamentos rápidos. A variante “Twin Motor” tem uma capacidade até 153 kW, quando, em média, os automóveis apresentam uma capacidade de 134 kW. Isto significa que é possível carregar a bateria de 10 a 80% em pouco mais de 25 minutos. Através do ecrã central e da app do automóvel, o cliente poderá também definir a amperagem, o nível máximo de carga e agendar o carregamento.
Para proporcionar a melhor experiência de condução possível, a Volvo afinou o chassis do EX30 para tirar o máximo partido das suas dimensões compactas. O seu baixo centro de gravidade, bem como o seu peso relativamente reduzido e distribuído de forma uniforme, resulta numa condução fácil e ainda mais ágil dentro e fora da cidade.
Menor pegada ecológica de sempre e a máxima segurança
O Volvo EX30 foi concebido para ter a pegada de CO2 mais baixa de sempre para a marca e representa um importante passo nas suas ambições de sustentabilidade. Ao gerir as emissões produzidas ao longo de todo o ciclo de produção e de vida do EX30, a Volvo conseguiu reduzir a sua pegada de carbono total ao longo de 200.000 km de condução para menos de 30 toneladas.
Neste novo modelo a Volvo conseguiu reduzir em -25% a pegada de CO2 face aos seus atuais modelos elétricos. Como? Utilizando por um lado menos alumínio e menos aço, dois dos maiores causadores de emissões de CO2 relacionadas com a produção. Por outro lado, cerca de um quarto de todo o alumínio utilizado na construção do automóvel é reciclado, tal como cerca de 17% de todo o aço utilizado, o que permitiu reduzir ainda mais o impacto ambiental desses materiais.
Em relação ao plástico, cerca de 17% é também reciclado – a percentagem mais elevada comparando com qualquer outro automóvel Volvo até à data. Importa ainda referir que 95% do automóvel é reciclável no final da sua vida útil.
Finalmente, o interior tem uma abordagem minimalista, o que permitiu reduzir o número de peças necessárias sem comprometer a funcionalidade.
O EX30 foi também concebido para ser tão seguro como seria de esperar e tem como objetivo proteger não só o condutor e ocupantes, mas também outros condutores, peões ou ciclistas em ambientes urbanos agitados. Por exemplo, o Volvo EX30 inclui de série, um alerta de abertura de porta, que consegue avisar, através de sinais visuais e sonoros, sempre que um ocupante esteja prestes a abrir a porta em frente a um ciclista, motociclista ou outro utente da via que esteja a passar.
O alerta de abertura de porta é uma das várias funcionalidades da tecnologia Safe Space que demonstra a forma como foram aplicados os mais elevados padrões de segurança neste novo e pequeno SUV. Contém a mais recente tecnologia de retenção e um design estrutural de referência que cumpre os rigorosos requisitos de segurança internos – concebidos para preparar os automóveis Volvo para vários cenários do mundo real.
O EX30 pretende assim tornar a vida a bordo mais conveniente, mais relaxante e mais agradável – tudo isto através de tecnologia de ponta e design escandinavo atento ao detalhe. É possível escolher entre quatro opções de interior distintas, com várias opções de arrumação no habitáculo.
A experiência do utilizador é também melhorada com a presença de um ecrã único, com tecnologia Google integrada onde se apresenta a versão mais recente do sistema de infotainment Volvo.
O EX30 será o primeiro automóvel da marca sueca a incluir a nova geração Park Pilot Assist. Esta funcionalidade consegue gerir qualquer tipo de lugar de estacionamento, incluindo paralelos, curvos, perpendiculares e diagonais em espinha, facilitando o estacionamento em espaços apertados.
O novo Park Pilot Assist é ainda capaz de identificar lugares de estacionamento disponíveis. Uma vez selecionado o lugar pretendido na nova interface de utilizador 3D, a função acionará o acelerador e o travão, bem como a direção. Ao supervisionar o processo de estacionamento, o ecrã mostrará a distância a objetos como outros automóveis, muros e pilares.
Para o desenvolvimento do novo EX30, a Volvo voltou a colaborar com parceiros tecnológicos como a Google, a Apple e a Qualcomm para assim proporcionar a melhor experiência de utilizador e também com a ECARX, através da joint-venture de software HaleyTek, para oferecer a melhor plataforma de infotainment.
Qualidade de áudio premium
A soundbar (barra de som) do Volvo EX30, a primeira do seu género, é inspirada no design dos sistemas de áudio domésticos, com uma qualidade de som superior.
É possível acrescentar ainda o sistema de som Harman Kardon, para uma qualidade de áudio verdadeiramente excecional.
A soundbar é um excelente exemplo de design e funcionalidade inteligente, pois consegue agrupar várias colunas numa só e reduzir a quantidade de cabos e de materiais. À primeira vista é possível nem dar por ela uma vez que esta se situa sob o para-brisas estando perfeitamente integrada no design do habitáculo. Ao remover a necessidade de altifalantes nas portas, o Volvo EX30 consegue oferecer muito mais espaço de arrumação. Na mesma linha, os interruptores dos vidros foram deslocados para a consola central sendo de fácil acesso quer para o condutor, quer para o passageiro.
Uma sensação de calma
O EX30 também virá com uma funcionalidade de chave digital que é conveniente para o condutor e capaz de facilitar a partilha do automóvel com outras pessoas. Construída com base nas avançadas normas industriais UWB e CCC, esta tecnologia será compatível com uma vasta gama de marcas e modelos de telemóveis.
A Appdo automóvel contém todos os serviços relevantes relacionados com o mesmo, desde o carregamento até à sua procura num parque de estacionamento movimentado. É possível trancar e abrir as portas remotamente e aquecer o EX30 à distância. Este automóvel também está preparado para receber atualizações de software remotas (OTA) que farão com que vá ficando melhor ao longo do tempo.
O Volvo EX30 tem também cinco temas distintos de iluminação interior. Cada um deles é inspirado por uma paisagem escandinava diferente e muda subtilmente de cor, conferindo uma sensação de calma ao interior do habitáculo.
Será possível selecionar entre a luz quente do sol a cair por entre as folhas de uma floresta escandinava, um pôr-do-sol na costa oeste da Suécia, as mundialmente famosas auroras boreais, os céus dourados do verão sueco ou o ambiente luminoso de um pôr-do-sol urbano. O cliente pode combinar também cada tema de iluminação com uma paisagem sonora ambiente.
Volvo EX30 terá Versão Cross Country
A partir do próximo ano, o Volvo EX30 terá também disponível uma versão Cross Country.
As encomendas para esta versão especial serão abertas em 2024, e prevê-se que a sua produção se inicie no final desse mesmo ano. O Volvo EX30 Cross Country tem como base a longa herança Cross Country da Volvo. Esta versão irá incluir várias características personalizadas, tais como uma maior distância ao solo, jantes pretas de 19 polegadas com a opção de jantes de 18 polegadas com pneus personalizados também disponível.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários