Toyota considerada a marca mais valiosa do mundo no setor Automóvel
Toyota Land Cruiser já está disponível para reserva

Novo Toyota C-HR apresenta motorização híbrida plug-in entre as três disponíveis 

By on 26 Junho, 2023

A partir de setembro poderá ser encomendada a segunda geração do SUV do semento C da Toyota, o novo C-HR. O novo modelo assenta no sucesso do Toyota C-HR original e foi desenhado, projetado e fabricado na Europa para este mercado. A marca nipónica mantém o seu foco na sustentabilidade, com o uso mais generalizado de materiais reciclados e também com aa redução nas emissões de carbono pela economia de peso do modelo e de novos processos de produção. A gama foi totalmente eletrificada com três motorizações previstas: o 1.8 e 2.0 litros híbrido e 2.0 litros híbrido plug-in.

O novo Toyota C-HR será apresentado com uma série especial Premiere Edition, que incluirá os mais altos níveis de equipamento e estilo.

O design do novo Toyota C-HR é fiel ao exibido pelo concept “Prologue” revelado no final de 2022. E se o primeiro Toyota C-HR quebrou o molde tradicional do design dos SUV, como afirmamos no recente ensaio que realizamos, com linhas semelhantes às de um coupé, são ainda mais acentuadas no novo modelo com o seu perfil “super-coupé”. O tratamento frontal apresenta a nova face dos SUV da Toyota, visto igualmente no bZ4X totalmente elétrico e no novo Prius. Destaque-se as pegas das portas embutidas, apresentadas pela primeira vez num Toyota.  O visual dinâmico e condensado do veículo é reforçado por projeções de carroçaria curtas e rodas grandes – de até 20 polegadas de diâmetro – a que acrescenta um novo estilo de design de pintura em dois tons, que estará disponível, estendendo o teto preto contrastante até ao para-choques traseiro e à secção três quartos de traseira do C-HR. Foi feito um esforço para criar uma aparência perfeita com folgas reduzidas entre painéis e integração perfeita da câmaras, radar e lava-faróis com uma abordagem de “tecnologia oculta”.

No interior todos os elementos de controlo estão concentrados na zona do condutor, enquanto a disposição horizontal do painel de bordo e o design em “asa” dão aos passageiros a sensação de que o habitáculo os envolve, permitindo a sensação de conforto, e um ecossistema automóvel conectado, onde podem usar uma aplicação no seu telemóvel, um ecrã tátil ou comandos de voz para controlar uma ampla gama de funções. 

Quando o condutor se aproxima de seu veículo, recebe as boas-vindas com as luzes exteriores a tornarem-se mais fortes – incluindo a da nova assinatura luminosa do Toyota C-HR na porta traseira – e as configurações preferidas do condutor para (quando disponíveis) posição do banco, visor digital da instrumentação, head-up display e ecrã multimédia são aplicadas automaticamente.

A segunda geração do Toyota C-HR apresenta um novo painel de instrumentos, atrás do volante, totalmente digital de 12,3 polegadas (dependendo do nível de equipamento). Esse mostrador pode ser regulado para dar prioridade a diferentes conteúdos de acordo com a preferência do condutor ou o tipo de viagem em curso, destacando-se, por exemplo, as informações das funções ativas ADAS (Assistência à condução) quando o carro entra numa autoestrada.

O novo Toyota C-HR estará disponível com o sistema multimédia Toyota Smart Connect, incluindo (de acordo com nível de equipamento) um ecrã tátil de 8 ou de 12,3 polegadas, agente de voz a bordo e conectividade sem fios para smartphone via Apple CarPlay ou Android Auto. O sistema fornece informações sobre a autonomia elétrica e locais de carregamento nas suas imediações na função POI (Pontos de Interesse). Os utilizadores poderão também usar a aplicação e smartphone MyT para controlo remoto das funções do veículo, incluindo o funcionamento do sistema de ar condicionado para aquecer ou arrefecer o carro antes de iniciar uma viagem.

Em termos de segurança, o novo Toyota C-HR recebeu o mais recente conjunto de recursos de segurança ativa e de assistência ao condutor do Toyota Safety Sense.

Entre as principais novidades estão a nova supressão de aceleração que retarda qualquer uso repentino do acelerador quando o risco de colisão com um veículo à frente é detetado. Outra inovação, o Proactive Driving Assist (PDA) funciona a baixas velocidades, proporcionando uma desaceleração suave quando o condutor desacelera ao aproximar-se de um veículo mais lento ou ao entrar numa curva. Inclui ainda a Assistência à Direção, que reconhece a chegada a uma curva e ajusta a força da direção para ajudar o condutor a descrever uma trajetória suave e estável.

O novo Toyota C-HR será lançado com uma escolha de três motorizações eletrificadas. A gama compreende versões com motorização hybrid electric (HEV) de 1.8 e de 2.0 litros e um 2.0 litros plug-in hybrid electric (PHEV). A motorização eletrificada 1.8 L Hybrid, igualmente disponível na família do novo Corolla, é focada no desempenho ecológico, mas tem significativamente mais potência do que o anterior motor 1.8 litros híbrido elétrico do Toyota C-HR.

O 2.0L Híbrido Plug-in – o melhor sistema da classe – tem uma dupla função: proporciona uma condução totalmente elétrica sem esforço para uma utilização diária e um desempenho elétrico híbrido altamente eficiente para viagens mais longas. O sistema tem ainda três níveis de resposta, para facilitar a condução em cidade. Ajusta também, automaticamente, o modo de condução para otimizar a eficiência energética, reconhecendo as melhores oportunidades de recarga de energia enquanto segue uma rota definida pelo sistema de navegação do veículo. Graças à introdução de uma nova função geofencing, o Toyota C-HR PHEV muda automaticamente para funcionamento elétrico quando o carro entra numa zona de baixas emissões (LEZ), otimizando o uso da bateria durante toda a viagem (quando o sistema de navegação está ativo e a bateria tem carga suficiente).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)