Novo Renault Zoe R110 chega em setembro
Num automóvel elétrico, mais potência e melhores acelerações não têm de ser sinónimo de menos autonomia. O novo Renault ZOE R110 confirma-o. Equipado com um novo motor, entre 18% a 22% mais potente do que as versões até agora comercializadas, o ZOE R110 proporciona ainda mais prazer de condução e mantém a fasquia dos 300 quilómetros de autonomia real (homologação WLTP). Ou seja, mesmo nesta versão com 108 cavalos, este é – inequivocamente! – o automóvel elétrico com a melhor relação preço-prestações-autonomia do mercado. O Renault ZOE R110 está disponível, em setembro, a partir de 17.170€.
O Renault ZOE soma predicados para o fenómeno da democratização dos automóveis zero emissões. Para além de ser o elétrico acessível com a maior autonomia – 300 quilómetros (homologação WLTP) em condições reais de utilização – o modelo da Renault surpreende pelas diferentes versões com que se apresenta no mercado: tanto pode ser adquirido com baterias incluídas ou em regime de aluguer com garantia vitalícia; apresenta-se com três níveis de equipamento que podem incluir os estofos em couro e um sistema de som BOSE®; mas também está disponível com três motores distintos, com potências entre os 88 e os 108 cavalos. No fundo, diferentes propostas que se adaptam a distintas necessidades e estilos de vida, mas com todas a terem em comum um elevado sentido prático e uns imbatíveis custos de utilização.
Acelerações e recuperações ainda mais surpreendentes
A mais recente novidade da gama é o Renault ZOE R110, equipado com o novo motor R110. Com 80 kW (108 cavalos) de potência e 225 Nm de binário, este novo bloco tem exatamente as mesmas dimensões e massa do predecessor R90. No entanto, graças aos 12 kW de potência e 5 Nm de binário adicionais, é mais rápido nas acelerações, como confirmam os números: 0-50 km/h em 3,9 segundos (4,1s R90), 0-80 km/h em 7,6 segundos (8,6s R90), 0-100 km/h em 11,4 segundos (13,2s R90).
Mas também nas recuperações, o Renault ZOE R110 é substancialmente mais rápido do que a versão equipada com o motor R90: como exemplo, os menos dois segundos que precisa para subir dos 80 aos 120 km/h! Ou seja, ainda mais prazer de condução!
Autonomia real de 300 quilómetros
Um bloco desenvolvido em apenas dois anos, que beneficia de um conjunto de inovações no módulo elétrico e na eletrónica de potência, para também manter a já reconhecida eficiência energética do motor R90. Os 300 quilómetros de autonomia real são disso exemplo, sendo de referir que este valor já foi obtido segundo o protocolo WLTP. O novo ciclo de homologação que visa a homologação dos valores de emissões, consumos e autonomia (no caso dos elétricos) mais de acordo com as condições e o modo como conduzimos no quotidiano.
Outra das novidades do Renault ZOE R110 é o facto do sistema R-LINK EVOLUTION com que vem equipado ser compatível com o Android Auto. Uma estreia, que permite projetar no ecrã multimédia de sete polegadas, aplicações de smartphone Android compatíveis com a condução, como o Waze, Deezer, Spotify, TuneIn, Skype, Messenger, Audible e centenas de outras disponíveis no Google Play Store.
Equipamentos para todos os gostos e feitios
Em tudo o resto, o Renault ZOE R110 é idêntico às restantes versões. Mesmo para quem não dispensa mordomias, como os estofos em pele com aquecimento, há a versão BOSE® que, como não podia deixar de ser, faz jus à designação, ao também disponibilizar um irrepreensível sistema de som da conceituada marca de áudio, composto por sete altifalantes.
Tempos de carregamento reduzidos
Nos postos de carregamento rápido de 43kW (64A) ou acelerado 22kW (32A), o novo Renault ZOE R110 precisa de 100 minutos para carregar as baterias desde zero até aos 80 por cento de carga (240 quilómetros de autonomia).
Custos de utilização imbatíveis
Como não podia deixar de ser, também os custos de utilização do Renault ZOE R110 são imbatíveis quando comparados com os de um automóvel equipado com motor de combustão. Para 100 quilómetros são precisos apenas 1,3€ em “combustível”, ou melhor, em eletricidade. Para isso acontecer, a tarifa de eletricidade contratualizada só tem de ser bi-horária. Se não for o caso, a mesma centena de quilómetros tem um custo máximo de 2,2€! Ou seja, um valor incomparavelmente inferior ao que é reivindicado pelos mais económicos diesel.
Mas as poupanças não se ficam por aqui: como todos os automóveis elétricos, o Renault ZOE R110 está isento do pagamento de Imposto Único de Circulação, não é abrangido pela tributação autónoma, não paga estacionamento na cidade de Lisboa e o custo de uma revisão é substancialmente inferior!
E, se todos os números anteriores são válidos para um cliente particular, que dizer para uma empresa, que também beneficia da dedução integral do IVA?
Preço a partir de 17.170€
O Renault ZOE R110 pode ser adquirido a partir de 17.170€ associado a um contrato de aluguer e serviços relacionados com as baterias. Se a opção recair na compra do novo Renault ZOE R110 com as baterias incluídas, o preço começa nos 28.830€.
Em qualquer dos casos é oferecida a Wallbox de 7,4kW para instalação doméstica.
O Renault ZOE R110 beneficia, tal como os restantes modelos da gama Renault, da garantia contratual de cinco anos / 100.000 km. Na modalidade de aquisição da bateria, a mesma tem uma garantia de 8 anos (para uma capacidade de armazenagem superior a 60%). No caso da modalidade de aluguer da bateria, as condições contratuais (troca da bateria assegurada pela marca em caso de mau funcionamento ou se a capacidade de armazenagem descer abaixo dos 75 %) fazem com que na prática a garantia seja… vitalícia!
O Novo ZOE R110 estará disponível na rede de Concessionários Renault a partir do início do próximo mês de setembro.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários