Novo Renault Scénic E-Tech: A família ganhou um espaço de referência
Foi há 27 anos que o nome Scénic entrou no léxico dos condutores europeus. Após ter perdido alguma força nos últimos anos, a Renault volta a apostar em força num nome que se tornou sinónimo de espaço, conforto, segurança e versatilidade, adjetivos fundamentais para quem procura um carro familiar.
Estávamos em 1996 e a Renault lançava para o mercado o Scénic. O nome não é mais do que um acrónimo para ‘Safety Concept Embodied in a New Innovative Car’ (‘Conceito de segurança incorporado num automóvel novo e inovador’), e a essência do nome foi revista numa nova luz, mais moderna, mais atual, reforçando os pontos fortes, sem esquecer de dar mais tempero à receita.
5.3 milhões de carros vendido e quase três décadas depois, o Renault Scénic E-Tech entra em grande num mundo povoado de SUV, trazendo um toque de estilo e modernidade, mergulhado na eletricidade, a energia que cada vez mais é vista como a solução do presente e não do futuro. Construído sobre a plataforma CMF-EV, desenvolvida pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o seu design é arrojado: a distância entre eixos é pequena em relação à média do segmento, mas o seu espaço é recorde. Foi pensado para uma família com dois teenagers, com todas as comodidades para país e filhos e por isso o interior foi pensado ao pormenor.
Primeiras impressões
O Automais esteve no pré-show do Scénic E-Tech e ficamos agradavelmente surpreendidos, quer pela tecnologia, quer pelo aspeto visual. O exterior é muito bonito e moderno, o interior é confortável, com propostas inovadoras, tal como o Solarbay e o apoio de braços Ingenious. Tendo já tido contacto com o Megane E-Tech anteriormente do qual gostamos, acreditamos que o Scénic vai seguir as mesmas pisadas, com muita tecnologia, servida de forma generosa ajudando ao volante e permitindo uma experiência mais confortável para os passageiros. Resta apenas dar um aviso: as fotos não conseguem fazer justiça ao carro que ao vivo é bem mais bonito e apelativo.
Entrada no mercado
Espera-se que o novo Scénic esteja no mercado no primeiro trimestre de 2024, pelo que não terá de esperar muito para começar a ver o carro nas estradas nacionais.
Um interior pensado para toda a família
Quem já teve contacto com o Megane E-Tech ou até o Austral irá reconhecer tablier, com linhas modernas, agradáveis e tecnologia de ponta para todos os gostos e necessidades. O interior é confortável para todos os passageiros. O teto plano e a distância entre eixos de 2,78 metros tornam-no espaçoso. Assim, há muito espaço para os passageiros (incluindo um raio de 278 mm para os joelhos na parte de trás) e para a bagagem (com uma bagageira de 545 litros). O inovador teto de vidro opacificante Solarbay é uma novidade que vai agradar. O teto panorâmico generoso torna-se opaco por si só, sem necessitar de proteção física que ocupa espaço. Com esta tecnologia o interior fica ainda mais amplo e apelativo, ganhando-se mais espaço em altura. O apoio de braços Ingenious é uma proposta que vai fazer as delícias dos ocupantes dos bancos traseiros, com funcionalidades tais como apoios para telemóvel ou tabler, com ligações USB e porta copos.
O sistema multimédia OpenR Link inclui mais de 50 aplicações para que possa planear a sua viagem sem esforço e desfrutá-la com todos os que viajam consigo. É como ter um tablet Android à sua frente com todas as comodidades e com muitoas apps, que ajudarão a tornar as viagens longas mais divertidas. A sua assinatura sonora caraterística está numa classe à parte – é resultado de um extraordinário trabalho de equipa com o compositor Jean-Michel Jarre.
Um exterior com linhas belas e bem vincadas
Mas não é só o interior que se destaca. O exterior é também digno de nota e as formas mais arredondadas de outros tempos deram definitivamente lugar a linhas mais retas e ângulos mais pronunciados. Destaca-se o esforço da marca em reduzir a altura do veículo, para o tornar mais aerodinâmico e para melhorar a dinâmica de condução. Assim, temos um carro com um ar moderno, robusto e muito agradável à vista. A aerodinâmica foi uma preocupação central no processo de design, para maximizar a eficiência e a autonomia, e isso é visível na silhueta. Na frente, as cortinas de ar, sob as luzes diurnas, melhoram a entrada de ar à volta do automóvel. A traseira esculpida elimina o arrastamento com uma linha visível e definidora de carácter de cada lado do para-choques.
As jantes de 20 polegadas foram concebidas para aumentar a eficiência do automóvel. Estas jantes Oracle, leves e forjadas em alumínio, são equipadas com acessórios para reduzir o espaço de entrada de ar e, assim, melhorar a aerodinâmica (SCx). E os puxadores das portas do novo Scénic E-Tech são embutidos, com um aspeto moderno, para além de melhorarem a aerodinâmica.
A longa distância entre eixos – 2,78 metros, mais 10 cm do que a do Mégane E-Tech elétric não são sentidos de forma muito vincada e o conjunto mantém-se muito homogéneo, com uma grelha frontal muito bonita, e uma traseira mais vincada que acompanha a grelha frontal na beleza.
O novo Scénic foi pensado para ser uma segunda casa, uma “Voiture à Vivre” (Carro para a vida), em que as famílias encontram as comodidades e o conforto de casa, no carro. As primeiras sensações dizem-nos que o objetivo foi conseguido.
Duas opções de motores
Quanto aos motores disponíveis, teremos duas opções. O novo Scénic E-Tech elétrico tem um motor síncrono excitado, mais compacto e mais leve, com oito núcleos magnéticos, disponível nas versões 125 kW (170 cv) e 280 Nm ou 160 kW (220 cv) e 300 Nm. O novíssimo Scénic E-Tech elétrico tem duas capacidades de bateria à escolha:
- 60 kWh para uma autonomia de 420 km ou superior*
- 87 kWh para uma autonomia de 620 km ou superior*
*Valores WLTP, a aguardar certificação
Na prática, os utilizadores do novíssimo Scénic E-Tech 100% elétrico poerão viajar com toda a tranquilidade, carregando quando param. Não têm de “parar para carregar”, pelo que podem manter os seus hábitos de condução. Por exemplo, numa viagem Porto-Faro, depois de uma longa primeira etapa (até 370 km de autoestrada), os utilizadores podem optar por fazer apenas uma paragem de uma hora (para almoço, por exemplo) ou duas paragens curtas de menos de 30 minutos. Da mesma forma, um trajeto Chaves-Vila Real de Santo António ou Lisboa-Santander pode ser feito em duas ou três paragens. O OpenR Link do novo Scénic E-Tech inclui um planeador de viagens para automóveis elétricos (baseado no Google Maps). Em particular, tem em conta, no início do processo de planeamento, a necessidade de começar a pré-condicionar a temperatura da bateria quando se aproxima das paragens da viagem.
A versão de 87 kWh é composta por 12 módulos de 16 células cada e a versão de 60 kWh por 12 módulos de 24 células. Os módulos destas baterias podem ser facilmente trocados e reparados individualmente.
O Scénic E-Tech elétrico é compatível com vários sistemas de carregamento – o que torna a sua condução ainda mais agradável. Todas as versões têm um carregador incorporado que funciona com carregadores rápidos DC em autoestradas ou perto delas, e com sistemas domésticos monofásicos. A compatibilidade com os sistemas de carregamento trifásico AC que fornecem até 22 kW – que são comuns nas cidades e permitem um carregamento bastante rápido – está incluída de série ou como um extra opcional, dependendo do país.
O novo Scénic E-Tech elétrico tem quatro níveis de travagem regenerativa. No modo Drive, o sistema entra em ação quando se tira o pé do acelerador, transformando a energia cinética do automóvel em energia elétrica, que é armazenada na bateria. O motor elétrico funciona como um gerador quando o sistema de travagem é utilizado para recolher energia.
Dependendo do seu estado de espírito e do tipo de estrada, pode escolher qualquer um dos quatro níveis, utilizando duas patilhas atrás do volante, de 0 (sem regeneração, ou seja, o carro continua a andar à mesma velocidade quando se alivia a pressão no acelerador, por exemplo numa autoestrada) a 3 (com regeneração máxima, por exemplo nas cidades; o motor trata da maior parte da travagem quando se tira o pé do acelerador, pelo que não é necessário pisar o pedal do travão).
Sistemas de segurança
A segurança é também um dos pilares do Scénic. Para acompanhar o condutor e reduzir o risco de acidente, o novo Renault Scénic E-Tech integra agora uma ferramenta denominada Safety Coach. Esta ferramenta informa o condutor sobre o seu comportamento e hábitos de condução, avaliados objetivamente, e fornece-lhe conselhos personalizados sobre o seu estilo de condução e a utilização do ADAS, analisando três fatores-chave da condução: aceleração/interdistância (distância de segurança em relação ao automóvel da frente), cumprimento do limite legal de velocidade e comportamento da trajetória (sinal de mudança de direção e velocidade lateral).
O sistema de travagem automática pós-acidente bloqueia, automaticamente, os travões do automóvel em caso de colisão, para evitar novas colisões.
Outros sistemas inovadores são o QRescue Renault, SD Switch e Fireman Access (Acesso para Bombeiros), três sistemas que já estão disponíveis noutros modelos elétricos Renault. O QRescue Renault é um código QR colocado no para-brisas e no vidro traseiro que fornece todas as informações sobre os sistemas técnicos e elétricos do automóvel, para que os serviços de emergência possam trabalhar mais rapidamente e com maior segurança. O SD Switch é um interrutor mecânico colocado na bateria de tração, utilizado para a desligar do circuito elétrico, de modo a manter os bombeiros seguros junto de um automóvel totalmente elétrico ou híbrido plug-in. Finalmente, em caso de incêndio num automóvel, o Fireman Access permite aos bombeiros aceder facilmente ao coração da bateria de tração para a inundar com água. Esta é a única forma de extinguir o incêndio de forma rápida e permanente, reduzindo o tempo de resposta habitual de várias horas para dez minutos.
O assistente de autoestrada e de tráfego de nova geração equivale ao Nível 2 de automatização da condução em autoestradas e vias rápidas. Combina o cruise-control adaptativo sensível ao contexto, o sistema Stop & Go, a centralização na faixa de rodagem e os dados de geolocalização num mapa concebido para o efeito, adaptando-se de forma previsível à estrada. A baixas velocidades (em engarrafamentos, por exemplo), o sistema de centralização na faixa de rodagem pode ser temporariamente ajustado pelo condutor para manter o automóvel num dos lados da estrada e permitir que os automóveis prioritários o ultrapassem no outro lado.
Versões
Autonomia Standard
- · Motor de 125 kW
- · Bateria de 60 kWh
- · Binário: 280 Nm
- · Carregamento máximo DC: 130 kWh
- · Autonomia: > 420 km (WLTP)
- · Aceleração (dos 0 aos 100 km/h): 9.3s
- · Velocidade máxima: 150 km/h
Autonomia Extra
- · Motor de 160 kW
- · Bateria de 87 kWh
- · Binário: 300 Nm
- · Carregamento máximo DC: 150 kWh
- · Autonomia: > 620 km (WLTP)
- · Aceleração (dos 0 aos 100 km/h): 8.4s
- · Velocidade máxima: 170 km/h
Dimensões e peso
- Comprimento: 4,470 mm
- Largura: 1,864 mm
- Altura: 1,571 mm
- Distância entre eixos: 2,785 mm
- Pendente frontal: 842 mm
- Pendente traseiro: 842 mm
- Peso: 1.842 kg (versão 87 kWh)
- Capacidade da bagageira: 545 litros
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