Novo Renault Clio: Reinventar o sucesso
O Renault Clio já acompanha várias gerações de condutores e soube sempre reinventar-se. A marca francesa lança agora a versão renovada do best-seller da marca.
16 milhões de unidades vendidas desde 1990, ano do seu lançamento. É um número que diz muito do que é o Clio. A quinta geração do icónico modelo vai sofrer uma remodelação profunda, com a implementação do novo estilo da marca.
E as novidades são claras, especialmente na dianteira que foi completamente revista. O novo Clio é o primeiro automóvel da Nouvelle Vague da Renault a apresentar uma inovadora assinatura luminosa dianteira. É inspirada no logótipo: as luzes LED diurnas, em cada lado, por exemplo, formam cada uma delas uma metade de um losango erguido.
O novo Clio está disponível em sete cores de carroçaria: Branco Glaciar, Preto Estrela, Cinzento Schiste, Azul Iron, Vermelho Flamme, Laranja Valência e Cinzento Rafale, um novo revestimento de tripla camada que parece sólido à distância e pérola ao perto. As jantes exclusivas têm até 17 polegadas de diâmetro. Há seis opções no total, incluindo quatro jantes de liga leve em alumínio disponíveis com os diferentes níveis de equipamento.
Apesar de todas as alterações efetuadas, o Novo Clio tem praticamente o mesmo tamanho que a versão anterior: 4,053 mm de comprimento, 1,988 mm de largura e 1,439 mm de altura.
À primeira vista, o interior parece igual, mas há muitas novidades. Os novos bancos, os painéis das portas e o tablier do Clio Techno são revestidos num tecido sustentável especialmente desenvolvido que compreende até 60% de fibras modais da marca TENCEL, uma fibra celulósica de base biológica fabricada pelo Grupo Lenzing.
O Novo Clio não é apenas o primeiro automóvel que apresenta fibras TENCEL Modal. É também a primeira vez que estas fibras sustentáveis são utilizadas extensivamente dentro de um automóvel. As fibras são fabricadas a partir de um recurso renovável – madeira genuína proveniente de florestas seminaturais geridas de forma sustentável na Europa. Estas florestas seminaturais absorvem grandes quantidades de CO2 e não requerem quaisquer fertilizantes químicos nem irrigação artificial.
Não há couro no Novo Clio. Em vez disso, as superfícies são cobertas com TEP, um tecido revestido a granulado feito de fibras de origem biológica e poliéster. Uma vantagem, dado que é necessária menos água e energia para tingir TEP, do que para tingir fibras da forma convencional.
O tablier do novo Clio inclui um ecrã digital sem rebordos que, de acordo com o nível de equipamento, tem dimensões compreendidas entre as 7 e as 10 polegadas na diagonal. Dependendo do país e da versão, o Novo Clio também pode vir com um rádio e R&GO, ou com o sistema multimédia Renault Easy Link. O Renault Easy Link inclui agora duas versões que se ligam sem fios via Android Auto e Apple CarPlay: – Com um ecrã de 7 polegadas; – Com um ecrã de 9.3 polegadas com navegação incluída (que vem de série com o nível de equipamento Esprit Alpine).
O novo Clio tem 20 sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) para uma condução mais fácil e segura. Estão divididos em três famílias: Condução, Estacionamento e Segurança. Os principais incluem a Active Drive Assist, a câmara de 360° e a travagem ativa de emergência com deteção de ciclistas e peões. Este conjunto abrangente de sistemas de assistência à condução coloca o Novo Clio entre os automóveis mais seguros do segmento.
A Active Drive Assist combina o cruise-control adaptativo, o Stop & Go e a assistência à manutenção na faixa de rodagem, o que equivale a uma condução autónoma de nível 2 e simplifica bastante a condução em autoestradas e no pára-arranca.
A travagem ativa de emergência, que também está disponível de série no Novo Clio.
O espaço continua a ser generoso com uma bagageira com uma capacidade de até 391 litros.
No que diz respeito às motorizações, há quatro opções disponiveis:
E-Tech Full Hybrid 145 – A sua arquitetura série-paralela combina dois motores elétricos (um motor de 36 kW e um motor de arranque/gerador de alta tensão de 18 kW) com um motor de combustão de 4 cilindros, 1,6 litros e 69 kW (94 cv) de potência, uma caixa inteligente multimodo sem embraiagem e uma bateria de 1,2 kWh de capacidade. A transmissão do motor de combustão interna (CI) tem quatro relações de transmissão e o motor elétrico principal tem duas. A transmissão E-Tech Full Hybrid pode combinar a entrada para o motor CI e o motor elétrico de até 14 formas diferentes para otimizar a eficiência energética. O automóvel é invariavelmente alimentado pelo motor elétrico quando arranca e pode utilizar o mesmo até 80% do tempo em cidade – reduzindo os consumos até 40% quando comparado com um motor a gasolina convencional.
TCe 100 GPL – O motor turbo TCe 100 GPL de três cilindros também está disponível no Novo Clio. Este sistema de duplo combustível melhora o desempenho, ao mesmo tempo, que reduz os consumos e as emissões de CO2 (menos 8% de CO2 do que um motor comparável só a gasolina). Atinge o seu binário máximo, 170 Nm, às 2.000 rpm, o que o torna ainda mais versátil. Com os dois tanques cheios, o Novo Clio tem uma autonomia total de mais de 1.000 km.
TCe 90 – Já conhecido nos modelos Clio, o motor a gasolina de 3 cilindros turbo, com 90 cv de potência, 160 Nm de binário e uma caixa manual de 6 velocidades.
Blue dCi 100 – Motor de 100 cv de potência e 260 Nm de binário para um uso intensivo e para as frotas das empresas. Vem com uma caixa manual de 6 velocidades que baixa as rotações do motor a 110 km/h e a velocidades mais elevadas. Com o seu sistema de redução catalítica seletiva incorporado, que é considerado o processo de pós-combustão mais eficaz para reduzir o óxido de azoto (NOx), também cumpre as mais recentes e exigentes normas de emissões.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários