Novo Renault Clio: motor híbrido E-Tech é destaque, mas há muito mais…
Desde o seu lançamento, em 1990, o Renault Clio tem sido um sucesso ininterrupto e, até à data, já foram vendidas 16 milhões de unidades em todo o mundo! Foi eleito o automóvel preferido dos franceses, tornou-se um best-seller internacional e ganhou dois prémios Carro do Ano na Europa.
Há cinco gerações que é um dos automóveis citadinos mais emblemáticos do mercado. E agora reinventa-se, tornando-se uma ilustração perfeita de uma “Nouvelle Vague” da marca Renault, repleta de novidades.
O seu novo estilo é ainda mais atraente e elegante e o seu interior sofisticado e distinto, abrindo um novo ciclo, com a primeira apresentação da nova linguagem de design da marca.
Na nova frente, a assinatura luminosa foi completamente renovada e canaliza a identidade da marca, enquanto as novas linhas conferem a este novo Clio um carácter mais marcante.
O novo Clio também se atualizou tecnologicamente, com um painel de instrumentos digital a passar a estar disponível em todas as versões. Em constante evolução, apresenta uma escolha de motores mais vasta, para que cada um possa escolher a configuração que melhor se adapta às suas necessidades.
Inicialmente proposto com uma seleção de motores a gasolina e a gasóleo, o Clio tem vindo a adaptar, progressivamente, a sua oferta, para responder às necessidades e expectativas dos clientes, que procuram automóveis com uma maior eficiência de combustível e menores emissões de CO2.
Em 2020, pela primeira vez, o Clio lançou uma motorização híbrida electrificada, que agora é indispensável.
Uma gama de motores (gasolina, Diesel, GPL…), impulsionada por um dos principais trunfos da marca: o motor E-Tech totalmente híbrido de 145 CV. Este combina prazer de condução e baixos custos de utilização, com uma economia de combustível de 4,2 L/100 km.
O novo Clio vai estar disponível em vários níveis de equipamento, incluindo o novo Esprit Alpine.
Com o objetivo de oferecer a melhor conetividade da classe, o novo Clio dispõe de um vasto leque de tecnologias a bordo para uma condução fácil e uma experiência digital a que os clientes estão habituados no seu quotidiano. Graças ao sistema multimédia Renault Easy Link, com conetividade sem fios para o smartphone, configurações Multi-Sense e 20 ADAS (auxiliares de condução), o novo Clio é mais intuitivo e conectado do que nunca, um verdadeiro “automóvel para viver”, disse Gilles Vidal,Vice-Presidente de Design da Marca Renault.
Muitas mexidas estéticas
A frente do novo Clio foi completamente redesenhada: o seu contorno esculpido, mais esguio, confere-lhe um carácter moderno e uma grande vivacidade. A larga grelha axadrezada concede força e um toque desportivo.
O logótipo Nouvel’R, em cromado acetinado e escovado na frente, honra a herança da marca.
Os acabamentos Techno e Esprit Alpine incluem um pequeno defletor aerodinâmico sob a grelha que foi inspirado no universo do desporto automóvel.
O novo Clio é o primeiro automóvel da “Nouvelle Vague” da Renault a apresentar a nova assinatura luminosa na frente. Inspirada no logótipo: as luzes diurnas LED de cada lado, por exemplo, formam uma metade de um losango vertical, sublinhando o carácter pulsante e cintilante da frente e tornando o design da gama mais coerente com a imagem da marca.
Os esguios faróis, integralmente em LED, de série em todas as versões, apontam para a precisão e o conhecimento técnico, e tornam o visual do automóvel mais marcante. São mais compactos e combinam até cinco feixes de alta tecnologia (três no passado) que adaptam, automaticamente, a distribuição da luz entre os médios e os máximos.
O para-choques traseiro também foi renovado: as saídas de ar aerodinâmicas alargam visualmente a traseira, aumentam a aderência ao solo e reforçam as capacidades técnicas do automóvel. Os faróis traseiros modernizados incluem agora coberturas transparentes que permitem vislumbrar o interior – mais uma vez contribuindo para a imagem técnica e atual do novo Clio.
O novo Clio está disponível em sete elegantes cores de carroçaria: Branco Glacier, Preto Star, Cinzento Shale, Azul Iron, Vermelho Flame, Laranja Valência e Cinzento Rafale, um novo revestimento de camada tripla que parece sólido à distância e perolado ao perto.
Para reforçar o inegável fascínio do automóvel, as elegantes jantes têm até 17 polegadas de diâmetro.
Apesar de todas as alterações operadas no interior, o novo Clio tem as mesmas dimensões da versão anterior: 4.053 mm de comprimento, 1.988 mm de largura e 1.439 mm de altura.
A experiência no interior do novo Clio é agora ainda melhor: o habitáculo é mais acolhedor e mais aconchegante. Assim que se abre a porta, saltam à vista os materiais mais nobres e sustentáveis e sente-se o salto qualitativo.
O painel de instrumentos do novo Clio inclui um ecrã digital sem rebordos, com uma diagonal de 7 a 10 polegadas, dependendo do nível de equipamento. Consoante o país e a versão, o novo Clio também pode ser equipado com um rádio e R&GO ou com o sistema multimédia Renault Easy Link. O logótipo Nouvel’R, no volante, confere um toque de elegância ao interior.
Os novos serviços e a conetividade topo de gama tornam o novo Clio ainda mais intuitivo para os utilizadores. Todas as versões estão equipadas com um painel de instrumentos digital de 7 ou de 10 polegadas. O de 10 polegadas replica os mapas de navegação e adapta-se ao modo de condução e à definição MULTI-SENSE escolhida.
Sistemas de assistência ao condutor
O novo Clio dispõe de 20 sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) para uma condução mais fácil e segura do que nunca. Estes sistemas estão divididos em três famílias: Condução, Estacionamento e Segurança.
Os principais incluem a Assistência Ativa ao Condutor, a câmara de 360° e a Travagem Ativa de Emergência com sensores para ciclistas e peões. Este conjunto completo de sistemas de assistência à condução coloca o Novo Clio entre os automóveis mais seguros da sua categoria.
A Assistência Ativa do Condutor é uma das principais características para garantir uma condução sem stress e uma segurança de topo. Este ADAS combina o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, o Stop &Go e a assistência à manutenção na faixa de rodagem, o que equivale a uma condução autónoma de nível 2 e simplifica consideravelmente a condução em autoestradas e em engarrafamentos.
A travagem ativa de emergência, que também está disponível de série no novo Clio, maximiza a segurança, avisando o condutor de quaisquer situações perigosas. Se o condutor não reagir, o sistema trava o automóvel automaticamente.
O novo Clio também dispõe de uma série de sistemas que facilitam o estacionamento, incluindo o estacionamento mãos-livres e uma câmara 360° que proporciona uma visão panorâmica, combinando quatro imagens para situar e visualizar todos os obstáculos à volta do automóvel.
O ar condicionado automático, a chave de cartão mãos-livres e o carregador de smartphone sem fios, são apenas três das muitas comodidades que tornam a condução e as deslocações no Novo Clio mais versáteis e agradáveis do que nunca. As outras incluem um banco do passageiro dianteiro regulável em altura e um apoio de braços central a partir da versão Techno. Tudo isto, ao mesmo tempo que oferece bastante espaço para os passageiros traseiros em termos de acessibilidade e de raio de ação para os joelhos e uma bagageira com capacidade até 391 litros*, atributos que colocam o novo Clio entre os melhores do seu segmento.
Eterno best-seller em França, o Clio apresenta a melhor versatilidade e prazer de condução da sua classe, tanto na cidade como em estrada. O novo Clio beneficia de uma direção mais precisa e comunicativa, graças à melhorada calibração da direção assistida.
Guiámo-lo durante cerca de 150 Km, viajámos ao lado durante mais 110, e este novo Clio com a versão de motor E-Tech híbrido de 145 cv proporciona bom prazer de condução, tendo conseguido um consumo de combustível de 4,6 l/100 km, um pouco acima dos 4.2 l/100 Km anunciado pela marca.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários