Novo Renault Captur: Uma nova vida para o SUV compacto
A Renault apresentou o novo Renault Captur, um dos pilares do sucesso recente da marca, com mais de dois milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento há uma década. As linhas mais modernas, com a nova filosofia de design a ser aplicada também neste modelo, dão ao Captur um ar mais arrojado.
Em função do país de venda, o Novo Renault Captur estará disponível com uma gama de seis motorizações, incluindo a opção híbrida completa E-Tech de 145 cv. Para um maior prazer de condução e uma condução mais dinâmica, os órgãos de rolamento foram revistos e a direção assistida recalibrada.
e a direção assistida foi recalibrada. Consoante a versão, o sistema Extended Grip otimiza a tração
em todas as condições de condução.
Ainda fabricado na fábrica de Valladolid, o Novo Renault Captur estará disponível na Europa a partir de abril de 2024.
Uma nova era
O Captur é um automóvel versátil e popular do segmento B, conhecido pelo seu exterior compacto (4,23 m) e pelo seu interior espaçoso, concebido para se adaptar às diferentes necessidades e ambientes dos clientes. A última versão do Captur apresenta uma nova linguagem de design de Gilles Vidal, Diretor de Design da Renault, que privilegia a luz, a matéria e os detalhes precisos para um aspeto mais elegante e dinâmico, particularmente visível na sua frente atualizada, que lhe confere um aspeto mais premium.
Esta é uma aposta importante para a Renault, num segmento onde a competição é feroz, valendo 30% do mercado automóvel. Este novo Captur ganha um design mais moderno e ganha em tecnologia, com a aposta da Renault em levar os novos avanços para um público massificado a fazer-se sentir.
O sistema multimédia OpenR Link com Google incorporado (opcional) oferece o melhor da tecnologia a bordo com Android Automotive 12, uma estreia mundial no segmento B. A arquitetura eletrónica totalmente nova eleva a segurança a novos níveis, com uma gama de ajudas à condução de última geração, incluindo a função de condução híbrida preditiva e o Active Driver Assist, para uma condução autónoma de nível 2.
Exterior
O exterior é uma mistura da nova filosofia implementada por Gilles Vidal, com uma frente com muitas semelhanças com o novo Scenic. A parte superior da grelha apresenta formas em relevo e contraste entre fundos escuros brilhantes e inserções transparentes, criando um jogo de luz e reflexos. Funcionalmente, a parte dianteira inclui entradas de ar horizontais para arrefecimento do motor, posicionadas acima do separador aerodinâmico e no para-choques, bem como entradas de ar adicionais ao lado das luzes diurnas para melhorar a aerodinâmica e arrefecer os travões dianteiros.
A nova assinatura luminosa destaca-se, com LEDs verticais para a condução diurna. Os faróis ganham vida
numa nova sequência de boas-vindas quando as quando as portas são destrancadas remotamente.
Por seu lado, a traseira é muito semelhante ao modelo anterior, ganhando um toque de modernidade, mas sendo claramente uma versão ligeiramente repensada da traseira do ainda atual modelo.
Três versões
O Captur oferece três acabamentos distintos: Evolution, Techno e Esprit Alpine. O acabamento Evolution inclui jantes Flexwheel de 17 polegadas (com jantes de liga leve de 17 polegadas opcionais), pintura em preto mate na parte inferior da carroçaria e na linha de cintura, e chapas de proteção dianteiras e traseiras em preto. A versão Techno inclui jantes de liga leve de 18 polegadas e pintura em preto brilhante na parte inferior da carroçaria e na linha de cintura. O acabamento Esprit Alpine distingue-se pelos logótipos Ice Black, os frisos dos vidros High Gloss Black, as jantes de 19 polegadas de design específico, o splitter aerodinâmico e as placas de proteção dianteiras e traseiras com pintura cinzenta mate Slate Grey. Cada acabamento oferece elementos estéticos únicos e opções de jantes que se adaptam a diferentes preferências.
Estão disponíveis seis cores de carroçaria: Branco Pérola, Cinzento Ostra, Preto Estrelado, Cinzento Gunmetal, Azul Ferro e Vermelho Flame. O esquema de cores de dois tons opcional inclui Cinzento Highland Grey, Starry Black ou Perle Beige para o tejadilho e espelhos retrovisores exteriores. Esta última cor é um novo tom de champanhe, não está disponível com o acabamento Esprit Alpine. O novo Renault Captur está disponível em 14 configurações de cores.
Interior:
O interior do novo Captur vai buscar ainda muito do aspeto visual da versão atual, mas com um upgrade de peso no sistema de infotainment, com o Open R Link a entrar. Um dos melhores sistemas de info entretenimento da atualidade, com a incorporação Google, permite uma experiência simples, intuitiva e fácil. O novo Captur apresenta um ecrã tátil vertical de 10,4 polegadas no centro da consola principal, oferecendo aos utilizadores acesso a conteúdos interativos exclusivos e a uma vasta gama de serviços. A interface é totalmente personalizável e compatível com o Android Auto e o Apple Carplay para conetividade de smartphones com e sem fios. Os utilizadores podem aceder aos serviços Google, como o Google Maps, o Google Assistant e mais de 50 aplicações Google Play com um simples toque, como se estivessem a utilizar um smartphone. O painel de instrumentos pode ter um ecrã digital de até 10,25 polegadas, dependendo da versão, além de um sistema de som Harman Kardon, com programas especialmente criados por JeanMichel Jarre.
A comodidade interior não foi descuidado. O espaço para os joelhos dos passageiros na traseira continua a ser um dos melhores do mercado, com 221 mm, graças a um banco traseiro concebido para deslizar mais de 16 cm para trás. Uma caraterística engenhosa que se tornou a imagem de marca do Captur. Permite aos utilizadores criar mais espaço para a carga ou para os passageiros, consoante as suas necessidades. O habitáculo dispõe de um total de 24,7 litros de espaço de arrumação, incluindo um porta-luvas de 7 litros e, consoante a versão, bolsas para mapas na parte traseira e, consoante a versão, bolsas para mapas nas costas dos bancos dianteiros.
Em termos de capacidade da bagageira, o Novo Captur está entre os melhores do mercado, com um volume máximo volume máximo de 616 litros quando o banco traseiro é empurrado totalmente para a frente (um ganho de 132 litros). A bagageira é modular, com um banco traseiro que desliza 16 cm e um piso amovível que cria um espaço plano. Com os bancos traseiros rebatidos (2/3-1/3), o comprimento de carga é de 1,57 m e a volumetria de quase 1600 litros.
Temos também o sistema MULTI-SENSE que muda o comportamento dinâmico do carro (modos ECO, SPORT, COMFORT e MYSENSE alteram a direção, resposta do motor, agilidade do chassis) e o ambiente interior com até 48 cores para selecionar. Para criar um ambiente mais relaxante, a cor da iluminação é ajustada automaticamente de 30 em 30 minutos com base no ciclo circadiano (relógio biológico de 24 horas) e na hora do dia (cores frias durante o dia, cores quentes à noite). Dez aplicações únicas, especialmente concebidas para os utilizadores Renault, já estão acessíveis através do OpenR Link
sistema multimédia: Waze, Amazon Music, Vivaldi, Radio Player for Renault, Kabriol, Karacal, Les Incollables for Renault, Easypark e Sybel.
Motorizações
Sob o capot, estão disponíveis seis motores e três tipos de combustível:
Gasolina:
- 1.0 TCE turbo de 90 cv – 160 Nm de binário, motor de 3 cilindros associado a uma caixa manual de 6 velocidades caixa manual de 6 velocidades. Consumo de combustível: 5,8 – 5,9 L/100 km.
- 1.3 TCE 140 cv turbo mild hybrid 48V – 260 Nm de binário, motor de 4 cilindros associado a uma caixa manual de 6 velocidades. Consumo de combustível: 5,8 – 5,9 L/100 km
- 1.3 TCE 160 cv turbo mild hybrid 48V – 270 Nm de binário, motor de 4 cilindros associado a uma caixa de velocidades automática EDC. Consumo de combustível: 5,8 – 5,9 L/100 km
- 1.3 TCE 155 cv turbo (não disponível em todos os países) – 270 Nm de binário, motor de 4 cilindros
associado a uma caixa de velocidades automática.
GPL:
- 1.0 TCE turbo de 100 cv – 160 Nm de binário (170 Nm com GPL), motor de 3 cilindros bicombustível a gasolina/GPL, associado a uma caixa manual de 6 velocidades. Consumo de combustível: 6,0 – 6,1 L/100 km com sem chumbo e 7,7 – 7,9 L/100 km com GPL.
Full Hybrid E-Tech:
- 1.6L 145 cv – 205 Nm de binário, motor de 4 cilindros, combinado com uma caixa de velocidades automática inteligente de embraiagem dupla. Consumo de combustível: 4,7 – 4,9L/100 km
Sistema de ajuda à condução
Quem já conhece os sistemas da Renault sabe que vai encontrar uma variedade de soluções de ajuda à condução, todas elas fáceis de usar, sem se intrometerem em demasia na sua condução. Sistema como o Aconselhamento Preditivo de Condução Ecológica, Assistência Ativa ao Condutor, Assistência inteligente de velocidade, Sistema Automático de Travagem de Emergência, Aviso de ângulo morto, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Aviso de Saída da Faixa de Rodagem, Alerta de Atenção do Condutor, Controlo de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade, Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com Stop & Go, Aviso de distância, Assistência ao arranque em subida, câmara de visão 360° (baseada em quatro câmaras), sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais, Alerta de tráfego cruzado traseiro, Alerta de saída segura do ocupante estão presentes. Opcionalmente a Condução preditiva Híbrida, maximiza o uso de energia elétrica durante a condução. O GPS fornece dados como a topografia da estrada nos próximos sete quilómetros (ou o percurso mais provável se não for registado um destino), fornecem informações antecipadas ao sistema de gestão da bateria
para maximizar a utilização da energia elétrica.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários