Porsche: produção em Zuffenhausen começou há 75 anos
Porsche Taycan Turbo GT bate recorde em Interlagos

Novo Porsche 911 GT3 estreia com 510 cavalos

By on 16 Fevereiro, 2021

Depois de vários teasers, a Porsche apresentou o novo 911 GT3. Desenvolvido com o apoio da divisão de competição, Porsche Motorsport, o resultado é um desportivo emotivo de alta performance para um tipo de cliente que gosta de conduzir, não só em circuitos, mas também no dia a dia.

Ao nível estético, apresenta-se com uma carroçaria mais larga, jantes de maiores dimensões e com elementos técnicos adicionais, mas tudo isto sem aumentar em demasia o peso quando comparado com o antecessor. Assim, o novo 911 GT3 pesa 1418 kg (caixa manual) ou 1435 kg (caixa automática). Igualmente importante para a contenção de peso foi a inclusão de um capot dianteiro em plástico reforçado com fibra de carbono, vidros mais ligeiros, discos otimizados e jantes forjadas. Tudo isto é acompanhado por uma asa e difusor ajustáveis manualmente, originários do 911 RSR de competição, para ter a melhor pressão aerodinâmica possível em circuito.

510 cavalos atmosféricos

O novo Porsche 911 GT3 está equipado com o motor boxer seis cilindros de 4.0 litros que debita 510 cavalos e 469 Nm de binário. A motorização pode estar associada a uma transmissão manual de seis velocidades ou uma transmissão automática PDK. Com estes números é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos, enquanto a velocidade máxima situa-se nos 320 km/h (318 km/h com caixa PDK).

Ainda ao nível mecânico, encontramos a influência na competição no eixo dianteiro que recorre a uma configuração de triângulos sobrepostos, tal como o 911 RSR. De referir ainda um sistema de escape desportivo com válvulas ajustáveis eletricamente para que o condutor possa escolher que tipo de “banda sonora” pretende ouvir.

No interior, o 911 GT3 está em linha com a atual geração do modelo, mas com alguns detalhes exclusivos. É o caso o ecrã track que, ao toque de um botão, reduz os ecrãs digitais à esquerda e à direita do conta-rotações central a informações necessárias como pressão dos pneus, óleo, temperatura do óleo, entre outros. Este inclui ainda um indicador de passagem de caixa com barras coloridas. Igualmente exclusivo é o cronógrafo que a Porsche Design oferece a quem comprar o 911 GT3 composto por titânio aligeirado.

Provas dadas

Para tirar todas as dúvidas de que o Porsche 911 GT3 é uma verdadeira máquina de alta performance, a Porsche anunciou que este novo desportivo tornou-se o primeiro modelo de produção em série com motor atmosférico a quebrar a marca dos sete minutos em Nürburgring com 6:59.927 segundos, tempo esse conseguido durante as últimas afinações na fase de testes. Por fim, o novo 911 GT3 começa a ser entregue aos clientes em maio de 2021 e o preço começa nos 221 811€ com transmissão manual, valor esse que sobe para os 222 072€ com caixa PDK.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)