Pirelli regista múltiplos recordes por ano no Nürburgring Nordschleife
Porsche 911 GT3: 25 anos de paixão

Novo Porsche 911 Dakar está equipado com pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus

By on 18 Novembro, 2022

Aquele que, eventualmente, será um dos Porsche 911 mais “loucos” de sempre, recebeu a companhia da Pirelli nesta aventura, através de um conjunto de pneus Scorpion All Terrain Plus, preparados para as condições mais desafiantes.

Pela primeira vez, a Porsche contará com um pneu off-road da Pirelli como equipamento original para um 911: o Scorpion All Terrain Plus, um produto projetado para oferecer elevados níveis de desempenho perante as condições mais desafiantes. O automóvel em questão é nada mais manda menos que o novo Porsche 911 Dakar, uma reinterpretação do clássico coupé, em formato todo-o-terreno, que foi projetado para otimizar as suas capacidades off-road. Foram também projetadas duas outras versões para o modelo: um P Zero para asfalto e um P Zero Winter para garantir a máxima aderência durante os meses mais frios.

O Pirelli Scorpion All Terrain Plus foi especificamente projetado para oferecer altos níveis de resistência e de apoio nas superfícies mais exigentes. Ao mesmo tempo, o pneu foi adaptado para oferecer ao Porsche 911 Dakar a versatilidade de um off-road, sem esquecer os elevados níveis de desempenho, que sempre caracterizaram o ícone desportivo. Para atingir estas metas, a Pirelli colocou em marcha um programa de desenvolvimento exclusivo, que se baseou fortemente na sua experiência com a produção de pneus Ultra High Performance para os carros mais rápidos do mundo.

O departamento de investigação e desenvolvimento da Pirelli estreia uma nova família de compostos com este produto capaz de lidar com o desempenho deste carro em superfícies instáveis e em asfalto. Além disso, a estrutura do pneu foi reforçada, especialmente na parte traseira, e otimizada para melhorar a área de contacto. Comparando com o tradicional Scorpion All Terrain Plus, o novo pneu para o Porsche 911 Dakar apresenta uma banda de rodagem que oferece igualmente um desempenho competitivo em seco, tornando-o tão eficaz em circuito como no deserto. Tudo sem comprometer os aspetos fundamentais que um pneu deve garantir para uma utilização diária, como estabilidade, segurança e conforto. Ao longo do cronograma de testes ao ar livre para este pneu, a Pirelli conduziu o 911 Dakar em todos os principais campos de testes da Europa e em várias pistas, de modo a garantir uma representação ampla de condições.

A Pirelli e a Porsche desfrutam de uma longa história de colaboração, com o Porsche 911 a ser o primeiro automóvel a receber um pneu Pirelli com marcação (neste caso, com o símbolo ‘N’) em 1982. Assim nasceu a filosofia “Perfect Fit” da Pirelli, que se centra no desenvolvimento de pneus em conjunto com os fabricantes de maior prestígio do mundo, criados à medida para as necessidades específicas de cada carro de alto desempenho.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)