Salão Automóvel Híbrido e Elétrico de 2024: Stellantis leva novidades
Peugeot E-408: Disponível para encomenda a partir dos 43 395€

Novo Peugeot E-208: Um leão pequeno mas irreverente

By on 6 Julho, 2023

Um dos modelos mais vendidos na Europa e o segundo mais vendido em Portugal tem uma nova versão 100% elétrica. O E- 208 é um dos trunfos da Peugeot e apresenta agora uma autonomia de 400 km, e um design reinventado.

Em pouco mais de três anos, produziram-se cerca de 1.000.000 de unidades do 208 em todo o mundo. Em 2021 e 2022, o Peugeot 208 foi o automóvel mais vendido na Europa, no conjunto de todos os segmentos. Isto diz muito da importância deste modelo para a marca francesa que tratou de repensar um dos seus trunfos. Este sucesso deve-se, em grande parte, ao sucesso do E-208. Em 2022, o E-208 tornou-se no automóvel elétrico mais vendido na Europa, no segmento B. A nova versão estará à venda a partir de novembro deste ano

A gama 208 basear-se-á em três versões – ALLURE, ACTIVE, GT – e contará com cinco grupos motopropulsores. Continua a ter as mesmas dimensões exteriores compactas: 4,055 m de comprimento, 1,745 m de largura (excluindo retrovisores), 1,43 m de altura. O volume da bagageira mantém-se inalterado, com 309 litros (sob chapeleira).

Motorizações

O novo E-208 oferece uma potência elétrica de 115 kW/156 cv, combinada com uma bateria de 51 kWh, proporcionando-lhe uma autonomia de 400 km (WLTP, em ciclo combinado; em homologação). Estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo, aptos para todas as utilizações e soluções de carregamento: de série, um carregador monofásico de 7,4 kW e, em opção, um carregador trifásico de 11 kW. Os tempos de recarga estimados de 20% a 80% são inferiores a 25 minutos a partir de um carregador rápido (100 kW), de 4 horas e 40 minutos a partir de uma Wallbox (7,4 kW) e de 11 horas e 10 minutos a partir de uma tomada reforçada (3,2 kW).

Existem também duas novas motorizações HYBRID 48V, compostas por um motor a gasolina PureTech de última geração, de 100 cv ou de 136 cv, associado a uma caixa de 6 velocidades eletrificada de dupla embraiagem e-DCS6, que integra um motor elétrico. Graças a uma bateria que se recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário suplementar a baixas rotações e um consumo de combustível até 15% inferior. Em condução urbana, os novos 208 HYBRID 100 e HYBRID 136 podem funcionar mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico, com emissões zero.

Para quem procura ainda soluções térmicas, a nova gama 208 propõe dois motores:

· PureTech 75: Motor a gasolina de 3 cilindros, de 1,2 litros com 75 cv, equipado com sistema Stop & Start, associado a uma caixa manual de cinco velocidades.

· PureTech 100: Motor a gasolina de 3 cilindros, de 1,2 litros com 100 cv, equipado com sistema Stop & Start, associado a uma caixa manual de seis velocidades.

Versões

Para facilitar a escolha dos clientes, a gama do novo 208 foi simplificada em três versões – ACTIVE, ALLURE e GT – cujas principais características de série são:

– ACTIVE: nova assinatura luminosa com 3 grupos verticais à frente e 3 LED horizontais atrás, ar condicionado manual, vidros dianteiros e traseiros elétricos, retrovisores exteriores elétricos, PEUGEOT i-Cockpit® com ecrã tátil central de 10 polegadas, tomada USB-C à frente;

– ALLURE: os mesmos conteúdos da versão ACTIVE, mais jantes de liga leve “NOMA” de 16 polegadas, grelha na cor da carroçaria, assistência ao estacionamento dianteiro e traseiro, espelhos retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente, PEUGEOT i-Cockpit® com painel de instrumentos digital de 10 polegadas e ecrã tátil central de alta-definição de 10 polegadas, sistema de infotainment PEUGEOT i-Connect® com conetividade total com smartphones, 2 tomadas USB-C e 1 tomada USB-C à frente e 1 tomada USB-A atrás, etc;

– GT: os mesmos conteúdos da versão ALLURE mais faróis dianteiros totalmente em LED, câmara de estacionamento de alta-definição, acesso e arranque sem chave, iluminação ambiente personalizável, painel de instrumentos digital de 10 polegadas com ecrã 3D, espelhos retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente com iluminação de boas-vindas, cavas das rodas em preto brilhante, emblemas GT, etc.

Equipamento e exterior

Introduzida pela primeira vez no 9X8 Hypercar, nos novos 508 e 508 SW e, mais recentemente, no novo 2008, a nova assinatura luminosa da Peugeot está também presente no novo E-208. Todos os novos 208 apresentam esta nova assinatura de luz frontal. Nas versões GT, esta característica luminosa vai ainda mais longe: o efeito marcante das três garras de luz é alargado à função de iluminação dos faróis 100% em LED, utilizando três módulos óticos independentes.

No interior, o painel de instrumentos dispõe de um ecrã digital nas versões ALLURE e GT. O ecrã digital de 10 polegadas apresenta um novo design e, na versão GT, um ecrã 3D de série. O condutor pode personalizar a cor do ecrã, bem como a disposição e a apresentação das informações, de acordo com as suas preferências. Na versão ACTIVE, o novo 208 mantém um painel de instrumentos analógico, com ecrã a cores de 3,5″.

O grande ecrã tátil central de 10 polegadas é agora de série em todos os novos 208, quando na geração anterior os dois primeiros níveis de acabamento contavam com um ecrã de 7 polegadas. Esta interface ideal facilita o controlo da mais recente geração dos sistemas de infotainment PEUGEOT i-Connect e PEUGEOT i-Connect Advanced. Nos novos 208 ALLURE e GT, o ecrã central dispõe de tecnologia HD. Em todas as versões, as teclas do tipo piano continuam sob o ecrã central, para um mais rápido acesso às principais funções.

Quanto às assistências à condução, para além das novas câmaras de assistência ao estacionamento, de alta-definição, o novo 208 oferece aos seus utilizadores funcionalidades como o Cruise Control Adaptativo com função Stop & Go, Travagem automática de emergência com aviso de colisão, Reconhecimento alargado dos sinais de trânsito e visualização no painel de instrumentos digital, Sistema de aviso ativo de saída de faixa com correção de faixa, Alerta de atenção do condutor e Monitorização de ângulo morto.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)