Novo Peugeot 2008 abre encomendas: motorizações e preços
A Peugeot deu início ao período de encomendas do novo 2008, modelo best-seller no mercado dos SUV do segmento B há mais de três anos e, igualmente, o automóvel mais vendido em Portugal nos dois últimos anos.
Neste contexto, o Peugeot 2008 dá um passo em frente em design, tecnologia e eletrificação. Um novo estilo eleva o caráter e o design SUV topo de gama a novos patamares, e ao mesmo tempo o 2008 surge com novas tecnologias a bordo, graças ao i-Cockpit 3D, realçado por um ecrã central de 10 polegadas de alta-definição.
Outra das novidades, a excelência da gama aumenta com o novo motor elétrico do E-2008 que oferece até 406 km de autonomia (ciclo combinado WLTP).
A chegar às concessões Peugeot em agosto, a gama do novo 2008 em Portugal distribui-se agora por três níveis de equipamento, inclui motorizações térmicas – a gasolina e Diesel – e disponibiliza, pela primeira vez, duas versões elétricas distintas.
O Peugeot 2008 é, desde o seu lançamento no final de 2019, um tremendo sucesso de vendas. Com quase 700.000 unidades produzidas, o Peugeot 2008 manteve-se sempre no pódio das vendas do segmento B-SUV na Europa, tendo mesmo sido líder dessa tabela em 2021.
Um dos principais responsáveis por este desempenho comercial excecional é o E-2008, SUV 100% elétrico pioneiro no seu segmento e que conta, atualmente, com mais de 75.000 unidades produzidas. A versão sem emissões locais do Peugeot 2008 foi, inclusivamente, responsável por 17,4% das vendas do modelo em 2022, garantindo um lugar no top 3 das vendas de B-SUV 100% elétricos na Europa.
Nova identidade SUV para uma personalidade ainda mais forte
A equipa de design da Peugeot reforçou ainda mais o carácter do 2008, elevando o seu estatuto SUV com uma nova frente e uma nova assinatura de iluminação dianteira caracterizada por três garras de luz verticais, integradas nas inserções em preto brilhante do seu para-choques. Nas versões GT, o efeito marcante das três garras é reforçado, pela primeira vez, com a iluminação dos faróis 100% LED através da utilização de três módulos de luz, fator que distingue as versões GT da restante gama, conferindo-lhes uma assinatura frontal exclusiva. Ainda na dianteira – com o novo emblema Peugeot – esta é agora mais larga e inclui um padrão lateral específico, que se liga aos faróis e reforça a verticalidade e o porte robusto do modelo.
A gama do novo 2008 inclui igualmente novas cores de carroçaria e um inovador design de jantes, de estilo disruptivo, cujas dimensões variam entre as 16 e as 18 polegadas. Todas as jantes de liga leve apresentam um centro de roda de 4 raios, estampado com o emblema Peugeot, que esconde elegantemente as porcas das rodas. Os emblemas dianteiro, laterais e traseiro dos novos 2008 receberam ainda um novo tipo de letra e uma nova cor Cinzento Basalt. O E-2008 apresenta um emblema “E” em Azul Dichroic e Branco. Na traseira, o monograma “Peugeot” destaca-se ao percorrer toda a largura da faixa do portão da bagageira.Os novos faróis traseiros em LED presentes em todas as versões do novo 2008 reinterpretam as emblemáticas três garras que caracterizam a traseira dos modelos Peugeot
Peugeot i-Cockpit mais integrado do que nunca no prazer de condução
Com mais de 10 milhões de unidades vendidas ao longo da última década, o revolucionário Peugeot i-Cockpit foi melhorado e modernizado para o novo 2008, de forma a otimizar a sua ergonomia e a proporcionar um prazer de condução superior. Incorpora um novo design para o painel de instrumentos digital, estrategicamente posicionado ao nível dos olhos, nos níveis Allure e GT. Na versão topo de gama GT, dispõe ainda de visualização 3D.
Todas as versões do 2008 vêm agora equipadas de série com um touchscreen central de 10 polegadas (até aqui de 7 polegadas nos dois primeiros níveis de equipamento). Pode ser utilizado para controlar as funções de rádio e telefone (versão Active) ou a mais recente geração dos sistemas de infotainment Peugeot i-Connect e Peugeot i-Connect Advanced.Nas versões Allure e GT, o ecrã central é de tecnologia HD.
Gama de motores para todas as necessidades e um novo padrão de eletrificação
Pioneiro nos SUV 100% elétricos no segmento B, o Peugeot E-2008, é agora ainda mais eficiente com o seu novo conjunto motor/bateria.A potência máxima aumentou 15%, passando de 100 kW/136 cv para 115 kW/156 cv, e a capacidade da bateria aumentou de 50 kWh para 54 kWh. Este significativo aumento em performance é igualmente complementado por um incremento da autonomia, que alcança agora um máximo de 406 km, contra os anteriores 345 km (ciclo combinado WLTP).
No novo Peugeot e-2008 estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo, de forma a responder a todo o tipo de utilizações e a todas as soluções de carregamento: de série, um carregador monofásico de 7,4 kW e, em opção, um carregador trifásico de 11 kW.Os tempos estimados de carregamento, de 20% a 80% da bateria, são de 30 minutos utilizando um ponto de carregamento público (100 kW), 4 horas e 40 minutos numa Wall Box (7,4 kW) e 11 horas e 10 minutos numa tomada reforçada (3,2 kW).
A gama elétrica do E-2008 passa a ser composta por dois motores, a nova motorização com 406 Km de autonomia (ciclo combinado WLTP), e o motor com autonomia de até 345 Km, que estará disponível no início de 2024.
No início do próximo ano, a gama do novo 2024 será reforçada ainda pela estreia da motorização híbrida 48V Hybrid, que consiste num motor a gasolina PureTech de nova geração com 136 cv, associado a uma nova caixa eletrificada de dupla embraiagem com 6 velocidades, a qual inclui um motor elétrico.Graças a uma bateria que se recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário suplementar a baixos regimes e um consumo de combustível inferior até 15%. Em condução urbana, o novo 2008 equipado com o sistema Hybrid pode funcionar mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico, com emissões zero.
Para além dos motores eletrificados, a gama do novo 2008 oferece várias opções de propulsores a gasolina e Diesel, permitindo que cada cliente encontre a versão que se adapta às suas necessidades: PureTech 100, a gasolina de 3 cilindros com 1,2 litros de cilindrada com 100 cv, equipado com sistema Stop &Start, combinado com uma caixa manual de 6 velocidades; PureTech 130, a gasolina de 3 cilindros e 1,2 litros de cilindrada com 130 cv, equipado com sistema Stop &Start, combinado com a caixa automática de 8 velocidades EAT8; BlueHDi 130 EAT8, motor Diesel de 1,5 litros de cilindrada com 4 cilindros e 130 cv, com sistema Stop &Start, associado à caixa automática de 8 velocidades EAT8.
Gama nacional e preços
A gama nacional do novo Peugeot 2008 distribui-se por três níveis de equipamento – Active, Allure e GT – nos quais se destacam, entre outros, os seguintes elementos:
Active: nova assinatura luminosa de 3 garras à frente e 3 LED duplos atrás, assistência ao estacionamento traseiro, ar condicionado automático, vidros dianteiros e traseiros elétricos, espelhos retrovisores elétricos, Peugeot i-Cockpit® com ecrã táctil central de 10 polegadas, uma tomada USB-C à frente;
Allure: igual ao Active + jantes de liga leve de 17 polegadas ‘Karakoy’, grelha na cor da carroçaria, assistência ao estacionamento à frente e atrás, Peugeot i-Cockpit® com painel de instrumentos digital de 10 polegadas e touchscreen central de alta-definição de 10 polegadas, sistema de infotainment PEUGEOT i-Connect® com conetividade total para smartphone, 2 tomadas UBS-C à frente, 1 tomada USB-C e 1 tomada USB-A atrás;
GT: igual ao Allure + faróis dianteiros full LED, câmara de estacionamento de alta-definição, acesso e arranque sem chave, espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente com iluminação de boas-vindas, tejadilho Black Diamond, monogramas GT.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários