Novo Opel Insignia – aperfeiçoar em rigor
A Opel colocou mãos à obra para conceber a segunda geração do Insignia. O modelo tem uma carroçaria ao melhor jeito coupé e em linha com o Monza Concept, a nível de elegância e aerodinâmica, como a marca faz questão de frisar. Apresenta-se também mais leve face à anterior geração, com uma redução de peso de 175 kg na versão Grand Sport e de 200 kg na Sports Tourer. Já a bagageira foi aumentada em 130 litros na capacidade máxima da bagageira da ‘station wagon’.
Em estrada, o condutor tem à sua disposição um sistema de tração integral com vectorização de binário capaz de fazer variar a potência distribuída às rodas; uma nova caixa automática de oito velocidades; nova geração de faróis IntelliLux de matriz de LED; bancos ergonómicos AGR – bancos traseiros aquecidos e para-brisas aquecido; sistemas como a manutenção de faixa, travagem de emergência e Câmara 360º; e sistemas de infoentretenimento IntelliLink e Opel OnStar que apresenta serviços alargados. De seguida apresentamos o modelo em maior detalhe.
Exterior e interior
No exterior destaca-se a grelha proeminente e os faróis esguios com o objetivo de sublinharem a postura horizontal da secção dianteira, destacando-lhe a aparência – a grelha está posicionada num plano mais baixo que na geração anterior. Já os painéis de portas foram moldados com formas vincadas, as quais remetem para o protótipo Monza Concept. O coeficiente aerodinâmico é de 0.26. Os modelos Insignia foram revistos e a altura baixada em 29 milímetros com as vias a serem aumentadas em 11 mm. As projeções da carroçaria do Grand Sport foram consideravelmente reduzidas, ao mesmo tempo que a distância entre eixos da nova arquitetura cresce 92 mm, para 2829 mm.
No interior a posição mais baixa do banco ganhou três centímetros no curso em altura. A consola central foi desenhada para ter três zonas funcionais independentes. De cima para baixo, surgem primeiro os comandos do sistema de informação e entretenimento, seguindo-se os da climatização e os dos equipamentos de assistência à condução.
Os bancos dispõem de múltiplas regulações, incluindo do apoio lateral, além de massagem, ventilação e memória de posicionamento. Os passageiros de trás também beneficiam de maior conforto, com o Insignia a proporcionar aquecimento nos lugares junto às portas. Já o volume da bagageira pode ir, no Grand Sport, de 490 a 1450 litros, consoante a configuração dos bancos. A capacidade máxima da bagageira da ‘station wagon’ Sports Tourer ascende agora a 1665 litros, o que corresponde a 130 litros adicionais face à anterior carrinha. Para aumentar a sensação de espaço, a Opel disponibiliza em opção um grande tejadilho panorâmico, com 1400 x 860 mm, que se estende até ao nível da cabeça dos ocupantes do banco traseiro.
A tampa da bagageira possui comando elétrico que pode ser operado com um simples movimento de pé sob o pára-choques traseiro. No sistema “Open & Start” de fechaduras sem chave, basta um curto movimento de pé para abrir a tampa, e outro para fechar. O dispositivo ‘inteligente’ deteta obstruções, interrompendo a operação do mecanismo da tampa, nomeadamente para prevenir situações de risco. O tampa do bocal do combustível também foi alvo de reparos, optando-se por uma solução que dispensa o tradicional tampão de rosca.
O modelo conta com os sistemas IntelliLink, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto. O sistema Opel OnStar, pelo seu lado, faculta um ‘hotspot’ Wi-Fi 4G para ligação até sete dispositivos à Internet, ao mesmo tempo que garante variados serviços providenciados por operadores num centro de comando e operações, entre os quais a resposta automática em caso de acidente e a localização e bloqueio do veículo em situação de roubo. Com a nova geração Insignia é lançado um novo serviço de “Assistente Pessoal” que permite aos utilizadores, por exemplo, solicitarem a reserva de hotéis e pedirem a identificação de parques de estacionamento junto dos operadores do centro OnStar.
Sistema IntelliLink: Assegura infoentretenimento de topo e total conectividade digital graças à integração de ‘smartphones’. Com o IntelliLink aparece o sistema Opel OnStar que, no caso do novo Insignia, passa a oferecer o serviço adicional de ‘Personal Assistant’, permitindo solicitar ao operador OnStar a marcação de hotéis e ajuda a procurar espaços de estacionamento.
Motorizações
A gama de motores do Opel Insignia Grand Sport inicia-se com o novo 1.5 turbo a gasolina que tem potências de 140 cv e 165 cv, enquanto o 2.0 yurbo, também a gasolina, debita 260 cv e proporciona 400 Nm de binário máximo constante entre 3000 e 4000 rpm. Este motor de quatro cilindros pode ter acoplada a nova caixa automática de oito velocidades. Este conjunto pode ser associado à sofisticada tração integral com vetorização de binário – um sistema inédito neste segmento de mercado. A tração integral da nova geração Insignia possui duas embraiagens multidiscos no lugar de um diferencial traseiro convencional, as quais conseguem acelerar cada roda de forma independente, em frações de segundo, consoante a situação de condução.
A linha de motores e transmissões para o Grand Sport é composta ainda por uma nova caixa de seis velocidades destinada turbodiesel 1.6 litros. Este passa a ter versões de 110 cv e 136 cv. Acima do 1.6 situa-se o turbodiesel 2.0 – que também estará disponível na carrinha Sports Tourer na fase de lançamento – com 170 cv de potência. A marca avança que o leque de opções turbodiesel na Sports Tourer será alargado em breve.
Sistemas de assistência à condução
Entre os sistemas de assistência à condução destaque para:
Faróis de matriz de Led Intellilux: São agora 32 segmentos que permitem obter ainda maior precisão na reação dos diferentes padrões de luz ao tráfego em circulação, incluindo transições mais suaves entre os vários módulos de LED. Tanto a intensidade como a qualidade da distribuição da luz melhoram consideravelmente no novo sistema. Para maximizar a visibilidade em percursos sinuosos, os engenheiros acrescentaram uma nova função que aumenta a intensidade dos LED do lado de dentro da curva de acordo com o ângulo da direção. Além disso, a nova geração IntelliLux LED integra uma função ‘spotlight’, na posição total de ‘máximos’, capaz de projetar luz até 400 metros de distância.
Head up display: Projeta no para-brisas, no campo de visão do condutor, informações como a velocidade, sinais de trânsito, indicações de navegação e do programador de velocidade adaptativo.
Sistema Câmara 360º: Consiste em quatro câmaras, uma colocada em cada lado do automóvel. Permite obter imagens de todos os ângulos, facilitando as manobras de estacionamento e de baixa velocidade.
Programador de Velocidade Adaptativo (ACC): Recorre a um radar para medir a distância para o veículo que circula à frente, ajustando a velocidade do Insignia em conformidade. O sistema aciona a travagem automática de emergência se a distância se reduzir abruptamente.
Sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem e Aviso de Saída de Faixa: Atua autonomamente na direção para corrigir, com suavidade, potenciais desvios de trajetória.
Alerta de Tráfego em Aproximação: Assenta em sensores instalados no para-choques traseiro que conseguem detetar veículos que se aproximam, da esquerda e da direita, a uma distância de 20 metros.
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