Novo Mercedes-Benz Classe G com interior atualizado
Para muitos admiradores do todo-o-terreno, o Classe G é uma lenda e, provavelmente, a maior referência deste segmento. Desde 1979 mais de 300.000 unidades permitiram aos seus proprietários desfrutar de aventuras que seriam impossíveis com qualquer outro veículo. No que diz respeito ao design exterior, o Classe G mantém praticamente inalteradas as suas linhas características. No entanto, este excecional todo-o-terreno reinventou-se constantemente ao longo do tempo. Agora, com o seu interior totalmente atualizado e com várias novas funcionalidades, o Classe G foi sujeito à maior transformação dos seus quase 40 anos de vida, tanto em termos tecnológicos como em termos estéticos mantendo-se ao mesmo tempo fiel a si próprio.
Hoje, como no passado, os elementos icónicos do Classe G continuam a servir fins específicos e a proporcionar a este modelo a sua aparência única. Os distintivos puxadores das portas e o som característico do fecho das mesmas, os robustos frisos de proteção exterior, a roda sobressalente na porta traseira e as salientes luzes de mudança de direção, são características extraordinárias que, quando combinadas com as linhas angulares, definem o seu visual especial.
Interior: tão luxuoso quanto a sua autenticidade
A interpretação moderna de uma lenda também é evidenciada, por exemplo, através das linhas nítidas e geométricas. A bordo do Classe G são revelados elementos visuais vindos do exterior e refletidos no interior. Por exemplo, a forma dos faróis redondos é refletida nas saídas de ventilação de ar em ambos os lados. Ou o design das icónicas luzes de mudança de direção que é novamente encontrado na geometria dos altifalantes. As características do Classe G incluem a pega de apoio em frente à porta do passageiro dianteiro e os interruptores com revestimento cromado para os bloqueios do diferencial, numa posição claramente à vista. Ambos foram meticulosamente otimizados e mantidos como características marcantes.
Os condutores do Classe G também poderão controlar totalmente o sistema de informação e de entretenimento sem retirar as mãos do volante. Os botões táteis no volante detetam gestos com os dedos da mesma forma que o ecrã de um smartphone. Graças aos impulsos táteis e à resposta adicional dos altifalantes do veículo, o condutor poderá utilizar o touchpad sem desviar a sua atenção da estrada. Para realizar tarefas frequentes, as opções de seleção de menus e funções são complementadas por teclas de atalho em frente ao Controller, enquanto para aceder aos sistemas de assistência à condução, está disponível uma consola de controlos opcionais acima do interruptor rotativo dos faróis. A posição de condução está próxima do para-brisas e permite ao condutor desfrutar de uma boa visibilidade panorâmica ao volante.
O painel de instrumentos, claramente organizado e totalmente redesenhado, inclui de série os clássicos instrumentos analógicos tubulares. Por outras palavras, os fãs de modelos clássicos não ficarão desiludidos com o novo Classe G. Tal como nos novos Classe E e Classe S, estão disponíveis, opcionalmente, um painel de instrumentos alternativo na forma de ecrã de grandes dimensões, que apresenta instrumentos virtuais no campo de visão direto do condutor, e um ecrã central acima da consola central. Dois ecrãs de 12.3 polegadas combinam visualmente para formar um ecrã largo. Os condutores poderão escolher entre três diferentes painéis de instrumentos – “Classic”, “Sport” e “Progressive” e configurar também a informação relevante apresentada de acordo com as suas necessidades individuais.
Materiais de elevada qualidade e conforto acrescido
Com o seu carácter inconfundível e os elementos de elevada qualidade, o Classe G conseguiu sempre combinar de uma forma particularmente harmoniosa as capacidades de todo-o-terreno com o luxo. Mesmo na versão de série, o revestimento de madeira porosa do Classe G confere ao modelo um ar de elegância clássica. Os seus detalhes visuais incluem, a utilização de revestimento em metal ou fibra de carbono de alta qualidade e ainda os bancos em pele.
“Todas as unidades do Classe G são testadas na montanha de Schöckl.” Este foi o lema que comandou a lista de especificações necessárias no que diz respeito à remodelação deste clássico do todo-o-terreno. Esta é a montanha na proximidade da fábrica de Graz, utilizada pela Mercedes-Benz nos seus exigentes e impiedosos testes, os quais deverão ser superados por cada unidade. É por esta razão que cada “G” ostenta uma classificação de certificação na forma de uma insígnia “Schöckl” na base do seu pilar B.
As portas são extremamente sólidas, uma clara evidência da funcionalidade da classificação “G”. O conceito de espaços de arrumação foi completamente remodelado, com inúmeras novas áreas de arrumação que asseguram um local adequado para o transporte de vários objetos. Em frente ao painel tátil na consola central estão instalados dois suportes para bebidas amovíveis e um compartimento de arrumação aberto. Cada uma das portas traseiras permite acomodar uma garrafa de água de 1 litro. O banco traseiro inclui encostos independentes e desta forma permite a máxima variabilidade e uma melhor visibilidade através dos vidros laterais traseiros.
O sistema de áudio de série inclui sete altifalantes. O sistema de som surround Burmester® com 16 altifalantes e um amplificador de 590 watt com Digital Sound Processing está disponível como equipamento opcional.
As dimensões revistas do agora ampliado Classe G, não só beneficiam o condutor mas também os passageiros do banco traseiro.
Os bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção de 60, 40 ou 100%. Os bancos no Classe G estão equipados de série com várias funções de conforto, como por exemplo, a função de memória das posições do banco do condutor, aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros e luxuosos apoios de cabeça dos bancos dianteiros. Se necessário, este conforto de condução pode ser ainda mais reforçado com o pack Active Multicontour Seat. Além disso, os bancos multicontorno incluem características como a vasta gama de funções de massagem, climatização e aquecimento rápido. Esta versão também disponibiliza regulação elétrica dos apoios lombares nos bancos do condutor e do passageiro dianteiro. As secções laterais das almofadas dos encostos dos bancos Active Multicontour integram câmaras-de-ar que enchem continuamente de acordo com a dinâmica de condução, proporcionando desta forma o melhor apoio às posições do condutor e do passageiro dianteiro. Os bancos dianteiros do pack Active Multicontour são recomendados por especialistas da organização Alemã para a saúde da coluna vertebral “Aktion Gesunder Rücken e.V.”.
Equipamento opcional do Classe G: dois packs de equipamento exclusivo
A possibilidade de configuração do novo Classe G é de tal forma vasta que é extremamente raro encontrar dois modelos exatamente iguais. Esta vasta gama de opções de equipamento é possibilitada pelo facto de as características dos produtos do fabricante designo já terem sido integradas nas versões de equipamento de série.
De série, os passageiros podem ser acomodados nos bancos revestidos em pele Lugano em preto, castanho nogueira ou bege macchiato. Existem ainda à escolha dois packs de equipamento de elevada qualidade: Exclusive Interior e Exclusive Interior Plus. O Exclusive Interior está disponível em sete cores. Três destas são combinações elegantes de pele nappa em preto com a cor branco platina, azul iate ou vermelho clássico do fabricante designo. O pack também inclui um revestimento do tejadilho em microfibra DINAMICA na cor preto designo, em combinação com as saídas de ventilação de ar prateadas. O pack Exclusive Interior Plus é constituído por elementos adicionais em pele nappa como o revestimento das portas, as secções da consola central, o painel de instrumentos e todo o revestimento dos estofos. Este pack inclui uma característica especial que corresponde ao design dos bancos com um acolchoamento em padrão diamante. Com este pack, os clientes poderão escolher entre os tons designo em preto, castanho cor de café e vermelho clássico. Pela primeira vez também é possível encomendar um interior totalmente numa cor clara, mais precisamente em bege macchiato – abrangendo todas as superfícies, desde o revestimento do piso ao revestimento do tejadilho.
A desportiva linha de equipamento AMG pode ser combinada com todas as três versões. Neste caso, os bancos em preto são combinados com pespontos contrastantes em vermelho nos bancos, no painel de instrumentos, nas portas e na consola central, juntamente com os cintos de segurança em vermelho. Esta configuração de cores combina bem com o volante desportivo com secção inferior achatada, agora também disponível pela primeira vez no Classe G.
Uma lenda do todo-o-terreno desde 1979
O Classe G é o top model entre os veículos todo-o-terreno de luxo. Além de ser o ligeiro de passageiros com o maior ciclo de produção na história da Mercedes-Benz, é também o ancestral de todos os SUVs que ostentam a estrela de três pontas – é por esta razão que todos os modelos todo-o-terreno da Mercedes incluem no seu nome a letra maiúscula G.
Aquilo que foi iniciado em 1972 com um acordo de cooperação entre a então Daimler-Benz AG e a Steyr-Daimler-Puch na cidade Austríaca de Graz, é agora uma história recheada de adjetivos superlativos e marcos históricos. Tal como naquela época, o Classe G continua a ser fabricado principalmente à mão na fábrica de Graz.
Desde o primeiro projeto de design que não foi considerado um veículo todo-o-terreno vulgar. Os gestores de produto, os designers e os engenheiros projetaram um veículo que oferecia uma convincente combinação de fiabilidade, construção robusta e excecional desempenho em todos os terrenos, que entretanto seduzia os clientes com um autêntico conforto, exclusividade e, acima de tudo, segurança, para fins de lazer.
Na altura do seu lançamento de mercado, na primavera de 1979, o modelo estava disponível com uma seleção de quatro versões de motor, com potências desde 53 kW/72 CV a 115 kW/156 CV. Os clientes podiam optar por uma versão Cabriolet com curta distância entre eixos ou pelas versões Station com curta ou longa distância entre eixos. Em 1989, os veículos da série de modelo 463 marcaram o início de um processo evolutivo para o Classe G que não abrangia apenas o aperfeiçoamento tecnológico. Tratava-se de uma evolução que também trouxe uma base de admiradores constantemente em crescimento e que destacou o seu carácter como um veículo exclusivo para qualquer ocasião. Em 1993, o modelo recebeu o nome oficial que é utilizado até à atualidade: o Classe G.
O 25º aniversário do Classe G foi marcado pela chegada ao mercado de um modelo muito especial, desenvolvido pela Mercedes-AMG: o G 55 AMG Kompressor. O seu motor de oito cilindros (350 kW/476 CV, 700 N.m de binário) deu ao robusto todo-o-terreno um nível inédito de prestações e demonstrou o tremendo potencial do Classe G.
O 30º aniversário do Classe G foi celebrado em 2009 com uma série de novas características de equipamento, que aperfeiçoaram principalmente o conforto e a exclusividade do interior. Os bancos dianteiros ergonomicamente otimizados ofereceram um maior apoio, enquanto os bancos climatizados e com novo design tornaram este veterano ainda mais luxuoso. Desde então, as vendas do Classe G aumentaram continuamente. Graças às fortes taxas de crescimento, o pai dos SUVs atingiu um novo máximo de vendas em 2016, com praticamente 20.000 unidades vendidas num ano.
Os novos motores AMG, uma gama notoriamente alargada de elementos, uma superior qualidade interior, as alterações cuidadas no exterior e as características de segurança como o DISTRONIC Plus e o PARKTRONIC, asseguraram um maior aperfeiçoamento do Classe G em 2012. Um ano mais tarde, a Mercedes-Benz alargou o portfólio de produtos com o G 63 AMG 6×6: um veículo todo-o-terreno de três eixos que combinou o “melhor de três mundos”, que tal como todos os desenvolvimentos da nova geração do Classe G era caracterizado pela robustez dos veículos pesados de aplicações especiais e pela tecnologia da Mercedes-AMG.
O G 500 4×4² de 2015 não só acrescentou um interior luxoso à equação, mas também uma altura ao solo de 45 centímetros e um impressionante desempenho em estrada. Desde 2015, o fabricante designo ofereceu aos clientes a possibilidade de personalizarem os seus Classe G com exclusivas versões de equipamento. Em 2017, o extraordinárioG 650 Landaulet deixou o seu cunho extremamente especial. Foi o primeiro do seu tipo a ser lançado com o nome Mercedes-Maybach e apenas foram fabricadas 99 unidades. Com o seu poderoso motor V12, eixos pórticos, capota de lona operada eletricamente e equipamento exclusivo no compartimento traseiro, esta versão do “G” destinava-se a clientes que pretendiam uma condução ao ar livre tão exclusiva quanto elegante.
O verão de 2017 testemunhou a saída do Classe G número 300,000 da linha de montagem de Graz – um Mercedes-Benz G 500 em azul metalizado Mauritius designo com bancos em pele preta e pespontos contrastantes em branco. Equipado com uma vasta gama de características de todo-o-terreno, incluindo pneus todo-o-terreno montados em jantes pretas de 16 polegadas e robustas barras longitudinais do tejadilho, o veículo de aniversário embarcou este verão numa nova aventura. Os fãs do Classe G em todo o mundo determinaram as especificações do veículo através da votação nos seus equipamentos e elementos preferidos na página oficial do Classe G no Facebook. As futuras viagens do Classe G número 300.000 também poderão ser seguidas nas redes sociais.
O novo Classe G será apresentado no Salão de Detroit em 2018.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários