Novo Mercedes-Benz Classe G: A tradição ainda é o que era
Há modelos que durante a sua vida se reinventam mudando de formas e de conceito. O Classe G da Mercedes-Benz foi se reinventando, mantendo, no entanto, as suas linhas primordiais e a sua filosofia. O novo Mercedes-Benz Classe G continua a tradição iniciada em 1979.
Mantendo elementos icónicos como o chassi de longarinas e três bloqueios de diferencial mecânicos, apresenta inovações como o novo OFFROAD COCKPIT e o “capô transparente”. A eletrificação melhora a capacidade off-road e o conforto na estrada, com modelos híbridos parciais oferecendo maior desempenho e eficiência de combustível.
Equipado com o sistema de informação e entretenimento MBUX, o Classe G oferece uma conectividade aprimorada. Oferece também uma série de sistemas avançados de segurança e assistência. A personalização é ampliada com a gama MANUFAKTUR. O exterior foi subtilmente atualizado, incluindo uma nova grelha frontal, para-choques redesenhados e melhorias na aerodinâmica e conforto acústico.
O ícone do todo-o-terreno baseia-se no comprovado conceito de estrutura em escada e está equipado com três bloqueios mecânicos dos diferenciais e caixa de redutoras para todo-o-terreno, bem como um eixo traseiro rígido e uma suspensão dianteira independente. A elevada distância ao solo e a suspensão de longo curso constituem a base das características todo-o-terreno do novo Classe G. Os números falam por si:
- Até 100 % de capacidade de subida em superfícies adequadas
- Distância ao solo entre os eixos de pelo menos 241 mm
- Altura máxima de passagem a vau de 70 cm
- Condução estável em inclinações laterais de até 35°
- Ângulos de aproximação e de saída de 31° e de 30° respetivamente (sem gancho de reboque)
A gama de motores do novo Classe G é totalmente eletrificada. As versões híbridas parciais com um
motor de arranque / alternador integrado (ISG) e um sistema elétrico de bordo de 48 V oferecem um
desempenho superior e um menor consumo de combustível.
Graças à eletrificação, os novos modelos também proporcionam uma melhor resposta e um maior conforto. As versões adicionais além do novo Mercedes-AMG G 63 são o novo Mercedes-Benz
G 500 e o novo Mercedes-Benz G 450 d.
O novo Mercedes-Benz G 500 é alimentado por um motor de seis cilindros em linha de 3.0 litros, com dupla sobrealimentação através de um turbocompressor e de um compressor elétrico auxiliar. O motor produz 449 CV de potência e um binário máximo de 560 Nm. O motor de arranque / alternador integrado (ISG) fornece uma potência suplementar de 20 CV e um binário suplementar de 200 Nm durante breves segundos. Alimenta também o sistema elétrico de bordo de 48 V. A gama de motores é completada pelo motor diesel de seis cilindros no novo Mercedes-Benz G 450 d. A unidade produz 367 CV + 20 CV de potência. O binário é de 750 (+200) Nm. A transmissão de potência é fornecida pela caixa de velocidades automática 9G-TRONIC com conversor de binário, que foi especialmente adaptada aos requisitos do ícone do todo-o-terreno.
O novo Mercedes-AMG G 63 é alimentado pelo testado e comprovado motor AMG de 4.0 litros V8
biturbo. O motor produz 585 CV de potência e um binário máximo de 850 Nm. A combinação do
sistema elétrico de 48 V e do motor de arranque / alternador integrado (ISG) é um novo
equipamento. Esta eletrificação fornece um suplemento de 20 CV de potência e de 200 Nm de
binário durante breves instantes. A partir da condição de parado, o novo Mercedes-AMG G 63
necessita de apenas 4,4 segundos para acelerar até aos 100 km/h. Esta propulsão dinâmica continua
até uma velocidade máxima de 220 km/h. O pacote AMG Performance disponível como opção
permite atingir uma velocidade máxima de 240 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,3
segundos.
A caixa de transferência está configurada para distribuir 40 por cento da força de tração ao eixo dianteiro e 60 por cento ao eixo traseiro. O sistema de tração integral permanente assegura uma excelente tração. A caixa de redutoras aumenta significativamente o binário nas rodas motrizes. Ao mesmo tempo, reduz a velocidade máxima e aumenta a tração. Isto permite que o novo Classe G domine mesmo terrenos muito difíceis. A caixa de redutoras pode ser ativada no modo de transmissão “N” através do interruptor LOW RANGE até uma velocidade de 40 km/h. A relação de transmissão da caixa de transferência comuta então de 1,00 em HIGH RANGE para 2,93. É possível comutar da relação LOW RANGE para a relação HIGH RANGE a velocidades de até 70 km/h.
Ao nível da tecnologia, conta pela primeira vez com Assistente Ativo de Direção, Assistente Ativo de Travagem de Emergência e adaptação da velocidade em função do itinerário. O Pack Engineering opcional agrupa todos os sistemas de assistência disponíveis para uma condução tranquila e com a máxima segurança.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários