Novo Lexus RX aposta na condução mais apurada para melhorar a experiência
Destinado a ocupar a posição de maior destaque na gama de crossovers da Lexus, o RX surge agora com um visual mais refinado e tecnológico.
O novo Lexus RX acaba de ser apresentado na sua quinta geração, depois da primeira ter sido lançada na América do Norte em 1998. Até hoje, já foram comercializadas cerca de 3,5 milhões de unidades nos quase 95 mercados em que este modelo é vendido.
O Lexus RX foi também o primeiro modelo da marca que recebeu uma versão híbrida, já em 2005 e agora, com a sua nova geração, é o momento de conhecermos um modelo totalmente novo, desenvolvido de raiz como um dos pilares globais da Lexus e que conjuga toda a sua experiência no fabrico de automóveis, mas também nos mostra diversos dos conceitos, ideias e tecnologias que vamos conhecer em futuros modelos.
Apresentado como um dos principais representantes da Lexus, o novo RX tem também a responsabilidade de marcar um novo ponto de viragem, muito focado no prazer de condução e na conquista de uma melhor experiência de utilização. Para isso, a plataforma GA-K foi adaptada para receber uma nova suspensão traseira multi-link e toda a estrutura foi reforçada para se conseguir obter uma rigidez mais elevada, mas também um peso mais reduzido. E tudo sem esquecer um dos temas que faz parte do ADN da Lexus que é o conforto e o silêncio do habitáculo.
De facto, a bordo do Lexus RX é onde sentimos mais traços da Lexus, através de uma qualidade de materiais muito elevada e um desenho que não só pretende dar a ideia de que o habitáculo é ainda mais largo, como se foca declaradamente no lugar do condutor. É a partir daqui que temos a melhor visão para o painel de instrumentos totalmente digital e com um desenho que pode mudar consoante o modo de condução selecionado, mas também para o monitor central onde está concentrada a maioria dos comandos do infotainment e navegação, entre outros. Consoante o nível de equipamento, este poderá ter uma dimensão de 9,8 polegadas ou mesmo de 14, na opção mais completa. Além disso, para trazer ainda mais iluminação para o habitáculo, está presente o teto panorâmico de grandes dimensões.
Em termos de motorizações, o novo Lexus RX terá opções híbridas e híbridas plug-in na sua gama. Na versão RX 500h, por exemplo, o motor térmico será um 2.4 turbo conjugado um motor elétrico e que estão destinados a alimentar o eixo dianteiro. Mas depois, haverá ainda um segundo motor elétrico no eixo posterior, que passará potência para estas rodas, dando origem a um sistema de quatro rodas motrizes. Além desta versão, destaque ainda para o RX 450h+, que é agora um híbrido plug-in. Combina um motor térmico de 2,5 litros com dois elétricos, um em cada eixo, mas também está presente uma bateria de 18,1 kWh. Além destas opções, haverá ainda outras híbridas ou apenas com motor térmico, mas destinadas a mercados específicos.
Um dos pontos que é capaz de nos fazer admirar um modelo mesmo antes de chegarmos perto dele está relacionado com o seu desenho e a sua estética. E com o novo RX, a Lexus apresenta uma nova imagem que combina alguns dos seus traços mais clássicos, como a enorme grelha dianteira de desenho mais clássico, com algumas das novidades estilistas, também visíveis na grelha dianteira, mais perto das suas extremidades superiores, onde conseguimos identificar algumas ligações com o modelo totalmente elétrico revelado há pouco tempo, o RZ.
É também a este modelo que se foram buscar alguns dos traços destinados à secção traseira, com detalhes que também conhecemos com a geração mais recente do NX, nomeadamente, a ligação entre as duas óticas traseiras, desta vez, através de uma linha totalmente em LED que também lhe confere uma assinatura visual muito própria. E para complementar o visual, a designação da marca também abandonou a presença do seu logo, que deu o lugar aos carateres que formam o nome Lexus.
A nova geração do Lexus RX pretende dar continuidade à imagem mais luxuosa que a marca nipónica já nos habituou neste segmento, mas sem colocar de parte as inúmeras novidades tecnológicas que continuam a chegar ao mercado a um ritmo frenético. A maior ênfase na condução é perfeitamente declarado e a versão F-Series que surge em muitas das imagens de apresentação deste modelo, não esconde uma tendência estilística mais dinâmica e desportiva que poderá cativar um maior número de clientes.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários