Novo Kia Sportage, o primeiro específico para o mercado europeu chega em 2022
O novo Kia Sportage vai ter versões Diesel, gasolina, híbridas e híbridas plug-in. O lançamento em Portugal está previsto para a primeiro trimestre de 2022.
Depois de mostrar os primeiros esboços, a Kia revelou agora todas as informações sobre o novo Sportage. Esta que é a versão concebida e desenvolvida a pensar somente nos clientes europeus, algo que acontece pela primeira vez na história, marca pela irreverência do exterior, tecnologia no habitáculo, nova plataforma denominada N3 e uma gama de motores bastante completa.
Começando pelo exterior, o Kia Sportage apresenta alguns detalhes inspirados no Kia EV6, como é o caso das luzes diurnas estilo Boomerang. Estas são acompanhadas por uma grelha de grandes dimensões, faróis em LED e, no capot, o novo logo da Kia. Atrás, apresenta-se com farolins interligados por uma barra luminosa, enquanto na parte inferior da carroçaria surgem plásticos de cor escura que conferem um visual robusto. De um modo geral está substancialmente diferente do seu antecessor graças a um design completamente novo.
Interior simples e digital
No interior, o novo Kia Sportage está, igualmente, bastante distinto. Talvez a principal diferença seja a inclusão de um painel que incorpora o ecrã digital do painel de instrumentos e o ecrã central (ambos com 12,3 polegadas) onde são transmitidas as informações do mais recente sistema de infotainment. Para além da cada vez mais comum conectividade, o sistema conta com reconhecimento de voz online e atualizações remotas de software. Outro dos destaques do habitáculo do Kia sportage é a nova consola central. Esta oferece espaços de arrumação, um seletor de velocidades circular e conta com alguns botões sensíveis ao toque.
Relativamente a espaço, a versão europeia do Kia Sportage apresenta-se com 2680 mm de distância entre eixos, algo que permite aos passageiros da segunda fila de bancos beneficiar de um espaço para pernas de 996 mm e um espaço para cabeça de 998 mm. Ao abrir do portão da bagageira os clientes vão encontrar 591 litros de capacidade, valor que pode chegar aos 1780 litros com o rebater dos bancos.
Motores para todos os gostos
O Kia Sportage vai ter uma gama de motores bastante variada ao ter soluções Diesel e gasolina, híbridas e híbridas plug-in. Começando pelo cada vez mais “esquecido” Diesel, encontramos o quatro cilindros de 1.6 litros (com ou sem tecnologia MHEV). Este pode debitar 115 ou 136 cv mediante a versão escolhida. O motor pode estar acoplado à transmissão manual de seis velocidades ou 7DCT. Passando para a gasolina, os clientes vão encontrar o 1.6 T-GDi com 150 ou 180 cv e, também este, com tecnologia mild hybrid.
A gama é ainda composta pelo 1.6 HEV, uma versão que conjuga o 1.6 T-GDi a um pequeno motor elétrico, solução que garante 230 cv de potência. Por fim, o Kia Sportage híbrido plug-in recorre ao mesmo motor a gasolina acompanhado por um motor elétrico alimentado por uma bateria de 13,8 kWh. Neste caso, a potência combinada chega aos 265 cv. Para já, a Kia ainda não revelou detalhes referentes a performance ou autonomia elétrica de nenhuma das versões.
Estreia no Salão de Munique
O Kia Sportage europeu vai ser apresentado pela primeira vez ao público no Salão de Munique que decorre entre os dias 7 e 12 de setembro. Quanto ao lançamento, sabemos que o novo Kia Sportage está previsto para Portugal no primeiro trimestre de 2022, contudo, os preços ainda não são conhecidos.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários