Novo Kia EV9 elétrico: um SUV topo de gama ‘cheio de pinta’
O novo Kia EV9 é um SUV elétrico de sete lugares. Tem um estilo arrojado e uma série de características inteligentes e tecnologia de assistência ao condutor. Tem mais espaço e conforto para todos os ocupantes e segundo a marca, autonomia superior a 541 km com uma única carga e um alcance de 239 km após 15 minutos de carga ultrarrápida de 800 V.
A Kia revelou recentemente todos os detalhes do EV9, o seu primeiro SUV elétrico de referência com três filas de bancos, que introduz ideias, design e tecnologias novas no setor.
Tendo como base a inovadora Plataforma Modular Global Elétrica (Electric Global Modular Platform, E-GMP), o EV9 garante um desempenho desportivo, complementado por uma autonomia projetada para ser superior a 541 km , de acordo com a norma WLTP.
A capacidade de carregamento ultrarrápido de 800 V permite que, em apenas 15 minutos, seja obtida carga suficiente para percorrer aproximadamente 239 km .
Entre os inúmeros avanços tecnológicos deste modelo encontra-se o Highway Driving Pilot, HDP, disponível futuramente na versão GT-line, que assegura condução autónoma condicional de Nível 3 em mercados selecionados. Pela primeira vez está também disponível a Kia ConnectStore, que permite adquirir funções e serviços digitais, oferecendo a flexibilidade de escolher funcionalidades de modo personalizado e de atualizar continuamente o EV9 remotamente (OvertheAir, OTA),em qualquer momento.
Design: uma nova experiência para as famílias
De acordo com a filosofia de design da marca, denominada “Opposites United” (“Opostos Unidos”), o EV9 reinventa o SUV totalmente elétrico com um equilíbrio único entre elementos naturais e modernos.
O modelo possui uma distância entre eixos de 3100 mm e oferece uma escolha de jantes de 21, 20 ou 19 polegadas. Com um comprimento total de 5010 mm, o EV9 mede 1980 mm de largura e 1755 mm de altura , exibindo uma aparência arrojada e atual.
Além do modelo de base, a Kia revelou o design da versão GT-line, que apresenta uma estética única e distinta. Os para-choques dianteiro e traseiro, assim como as rodas e as barras de tejadilho, são de cor preta,marcando uma presença forte e diferenciadora.
O Kia EV9 oferece uma gama de opções de bancos que satisfaz diferentes necessidades. Estão disponíveis configurações de sete e seis lugares, além de várias opções de bancos na segunda fila (quatro variantes, no total), adequadas para situações como viagem, carregamento e descanso. A primeira fila dispõe de bancos de relaxamento, que garantem uma postura confortável de descanso. Já a segunda fila, e pela primeira vez em modelos EV globais, oferece quatro opções de bancos, incluindo corrido de três lugares,de tipo básico, de relaxamento e independentes de dois lugares com função giratória.
Quando equipado com os bancos de relaxamento na segunda fila, o EV9 permite que os passageiros da primeira e da segunda filas reclinem simultaneamente os seus assentos. Com a opção de bancos giratórios, os bancos da segunda fila rodam a 180 graus, permitindo que os passageiros conversem com quem está sentado na terceira fila. Os passageiros da terceira fila têm à sua disposição pontos de carregamento de dispositivos móveis e suportes para copos.
Sustentabilidade: novos padrões
O compromisso estratégico da Kia de se tornar líder em mobilidade sustentável, assim como o seu roteiro de neutralidade carbónica até 2045, estende-se para além do mero fornecimento de motorizações de veículos elétricos de zero emissões. Engloba também os materiais utilizados, algo que no EV9 atinge um novo patamar, com a aplicação de uma nova geração de biomateriais que estabelece padrões ímpares em mobilidade sustentável.
O lançamento do EV9 constitui um marco pioneiro neste capítulo, na medida em que é o primeiro modelo a integrar a Estratégia de Sustentabilidade de Design, que assenta em três etapas – eliminar gradualmente o uso de couro, aplicar dez itens sustentáveis “obrigatórios” em todos os novos modelos e aumentar continuamente a utilização de materiais de base biológica, como o milho, a cana-de-açúcar e os óleos naturais. A meta da Kia até 2030 consiste em aumentar para 20% a adoção de plásticos reciclados.
Motorização elétrica: gama completa, versátil e zero emissões
O EV9 apresenta várias configurações de motorização elétrica com base na Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), recorrendo à tecnologia de baterias de quarta geração da Kia. O modelo base de tração traseira (RWD) integra em exclusivo uma bateria de 76,1 kWh, enquanto as variantes de grande autonomia RWD e tração integral (AWD) possuem uma bateria de 99,8 kWh.
O modelo de grande autonomia RWD utiliza um motor elétrico de 150 kW / 350 Nm, permitindo ao SUV acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9,4 segundos (dados preliminares). Também alimentado por um único motor elétrico, embora numa variante mais potente de 160 kW / 350 Nm, o EV9 de base RWD consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,2 segundos.
A variante AWD está equipada com dois motores elétricos que, em conjunto, debitam uma potência total de 283 kW e um binário combinado de 600 Nm, numa poderosa conjugação que permite ao SUV acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,0 segundos. Para um nível de desempenho ainda mais apurado está disponível a função “Boost”, um opcional que pode ser adquirido posteriormente na Kia ConnectStore. Neste caso, o binário máximo combinado atinge 700 Nm, permitindo que o EV9 acelere dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,3 segundos.
A abordagem holística da Kia relativamente à engenharia da motorização elétrica do EV9 garantiu que o desempenho atlético do SUV fosse complementado por uma autonomia exemplar. Tal permite que os clientes do EV9 passem o máximo de tempo possível na estrada e o mínimo na estação de carregamento, oferecendo às famílias a confiança necessária para a realização de longas viagens. Por exemplo, o modelo de grande autonomia RWD, com jantes de 19 polegadas,possui uma autonomia alvo estimada superior a 541 km, de acordo com a norma WLTP. Utilizando um sistema de carregamento ultrarrápido de 800 V, a bateria pode ser reabastecida em cerca de 15 minutos, para mais 239 km .
O EV9 está disponível de série com a funcionalidade Veículo para Carregamento (Vehicle-to-Load, V2L) através da sua Unidade de Comando de Carregamento Integrado (IntegratedChargingControlUnit, ICCU), podendo assim fornecer energia elétrica a partir da carga armazenada na bateria. As famílias podem utilizar até 3,68 kW para computadores portáteis, ou equipamentos de campismo.
HDP : desbloquear a autonomia condicional de Nível 3
O EV9 dará um passo significativo em direção à autonomia total. A chave para alcançar este objetivo é o sistema designado Highway Driving Pilot (HDP) da Kia, que irá fornecer ao EV9 uma condução autónoma condicional de Nível 3. Quinze sensores, incluindo dois “LiDAR” (Light DetectionAndRanging), permitem sondar e detetar objetos num campo de visão completo de 360 graus, facilitando a deteção de obstáculos e a reação aos mesmos, bem como de outros utilizadores, para evitar possíveis colisões.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários