Novo Kia EV6 vai ter versão desportiva com 584 cv
O Automais marcou presença na apresentação mundial do novo Kia EV6, o primeiro carro elétrico lançado com base na nova filosofia de design da marca sul-coreana “Opostos Unidos”. Na dianteira, encontramos uma reinterpretação do já conhecido “Rosto de Tigre” que é ladeado pelas luzes de circulação diurna em LED. Mediante a versão escolhida – GT, GT-Line ou base – os clientes vão ter argumentos distintos no exterior. A variante GT, a de cariz desportivo do carro elétrico, garante um visual mais agressivo. O perfil apresenta uma silhueta inspirada nos crossovers, simultaneamente moderna e elegante. Ao nível da aerodinâmica, um dos principais focos da marca neste novo EV6, destaca-se a inclusão de pilares C inclinados.
Interior focado no espaço
O novo Kia EV6 é o primeiro modelo a beneficiar da plataforma dedicada a carros elétricos, E-GMP. Apesar das dimensões compactas, esta garante 2900 mm de distância entre eixos o que ajuda a garantir um bom espaço no habitáculo. Para além disso, inclui vários espaços de arrumação, bem como, 520 litros capacidade da bagageira. O Kia EV6 garante ainda uma “frunk” que oferece duas capacidades: 52 litros (versão 2WD) ou 20 litros (versão AWD).
“Quando se trata de um automóvel, as pessoas são atraídas em primeiro lugar pela parte exterior, mas é pelo interior, onde passam a maior parte do seu tempo, que acabam por apaixonar-se. Por isso, a criação de um habitáculo inspirador para o EV6 foi o aspeto mais importante para nós. Acreditamos que este modelo consegue inspirar os clientes incentivando a sua própria criatividade”, indicou Jochen Paesen, Vice-Presidente de Design Interior na Kia.
Um dos principais destaques ao nível da tecnologia passa por um monitor curvo na parte superior do tablier, que concentra em si o painel de instrumentos digital e o ecrã central com o mais recente sistema de infotainment da marca. Já o habitáculo é revestido com tecidos modernos criados a partir de plástico reciclado.
Três versões, duas baterias
Durante a apresentação, a Kia revelou as três versões disponíveis no novo carro elétrico: EV6, GT-Line e GT. As duas primeiras podem estar equipadas as duas baterias disponíveis, ou seja, 58 kWh e 77,4 kWh. Relativamente à mais contida, o EV6 garante 170 cv e 350 Nm de binário (versão de tração traseira) ou 235 cv e 605 Nm de binário (tração integral). Já com a bateria de maiores dimensões, os clientes podem esperar 228 cv e 350 Nm de binário (2WD) ou 325 cv e 605 Nm de binário (AWD). O EV6 2WD 77,4 kWh permite percorrer até 510 km, valor esse que varia consoante a versão escolhida.
Para além destas duas versões, existe ainda o desportivo GT (carro cinzento da galeria). Este surge equipado em exclusivo com a bateria de 77,4 kWh e debita uns expressivos 584 cv e 740 Nm, algo que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 260 km/h. “A versão GT do EV6 demonstra a nossa liderança tecnológica, graças à conjugação de carregamento incrivelmente rápido e performance de aceleração, ao nível da de um automóvel desportivo. Com a nossa plataforma desenvolvida especificamente para EV não existe necessidade de compromisso entre uma amplitude de espaço inspiradora e excelentes prestações”, considera Albert Biermann, Presidente e Diretor Executivo da Divisão de R&D do Hyundai Motor Group.
Carregamento ultrarrápido 800V
Quando chega a altura de carregar as baterias, o EV6 está equipado com tecnologias que permitem capacidades de carregamento de 800 ou 500 V. Assim, é possível chegar dos 10 aos 80% de carga em apenas 18 minutos em todas as variantes. “O EV6 foi concebido para inspirar cada viagem, oferecendo uma experiência instintiva e natural capaz de melhorar o quotidiano dos seus clientes. Proporciona uma utilização simples, intuitiva e integrada”, conclui Ho Sung Song, Presidente e CEO da Kia. “O nosso objetivo é continuar a inspirar os nossos clientes com a marca Kia”.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários