Novo Ford Puma de garras mais afiadas…
A Ford apresentou o novo crossover compacto Puma, uma evolução do veículo de passageiros mais vendido da marca americana na Europa, proposta que eleva a experiência do crossover compacto a um novo patamar, mantendo o mesmo estilo inconfundível, num bom ambiente de condução e soluções de arrumação flexíveis e versáteis.
Para além das proporções e do design exterior característico, o novo Puma apresenta um interior mais sofisticado. Elementos de design fluidos em monobloco são combinados com ecrãs digitais de última geração, para criar um ambiente de condução mais moderno.
O novo Puma coloca o condutor e os passageiros no controlo do seu dia, quer planeiem o trabalho ou a diversão, utilizando o sistema de infotainment de última geração SYNC 4 2 conectado à cloud e suportado por conetividade 5G, 3 um ecrã central “flutuante” de 12 polegadas e uma barra de som esculpida. Os smartphones podem ser perfeitamente integrados utilizando o Apple CarPlay e o Android Auto sem fios, 4 e o Alexa Built-in 5 de série, respondendo a comandos de voz mesmo sem um smartphone ligado.
O carácter prático do novo Puma é sublinhado pela MegaBox, que proporciona 80 litros adicionais de arrumação integrada no piso da bagageira, permitindo guardar objetos na bagageira com um máximo de 115 cm de altura. A MegaBox contribui para 456 litros de espaço na bagageira com os bancos traseiros colocados, num veículo com 4,2 metros de comprimento.
Os sistemas de assistência ao condutor do Novo Puma incluem tecnologias que podem ajustar a velocidade automaticamente para se negociarem, confortavelmente, curvas em estrada ou rampas de saída de autoestrada, quando se utiliza o Cruise Control Adaptativo Inteligente, e um sistema de câmara de visão surround de 360 graus.
Uma gama simplificada de grupos motopropulsores fornece até 155 cv de potência do motor mild hybrid, de 48 volts, EcoBoost Hybrid de 1,0 litros da Ford, nas especificações Puma Titanium, ST-Line e ST-Line X – ou 170 cv 10 de potência máxima do Puma ST Powershift de elevado desempenho.
A Ford também anunciou hoje que o Puma Gen-E, 100% elétrico, será desvendado ainda este ano, no que será o primeiro Puma a proporcionar uma condução com zero emissões de gases de escape.
Tudo mais que há para saber:
Revitalizado e conectado
Uma nova perspetiva sobre a experiência interior de um crossover compacto levou a Ford Design a criar um santuário verdadeiramente contemporâneo para os clientes do novo Puma, combinando um design elegante, uma arquitetura desportiva e tecnologia de ponta.
O tema de uma única tonalidade do habitáculo resulta numa aparência sóbria e descomplicada. O design envolvente flui harmoniosamente de porta a porta através de um painel de instrumentos com saídas de ar de linhas finas, uma barra de som tridimensional esculpida, um novo volante desportivo de dois raios e fundo plano e ecrãs digitais apelativos.
O novo Puma apresenta um painel de instrumentos digital de 12,8 polegadas que pode ser personalizado para mostrar as informações que os condutores consideram mais úteis com gráficos nítidos. O ecrã central panorâmico de 12 polegadas está integrado com um efeito flutuante, posicionado no topo da consola central e inclinado na direção do condutor para facilitar a interação e reforçar a perceção desportiva do cockpit.
A sensação de luxo de um automóvel de maiores dimensões é reforçada por uma iluminação ambiente discretamente integrada que ilumina indiretamente o habitáculo de uma forma suave para os sentidos. Os bancos, o volante e o novo apoio de braço deslizante têm acabamentos em couro sintético Sensico, com costuras delicadas em Cinzento Frio nas versões Titanium e costuras cruzadas em vermelho vivo nas versões ST-Line. Os pedais desportivos e as embaladeiras em liga leve de alta qualidade, bem como o revestimento escuro do forro do tejadilho, estão igualmente presentes.
O para-brisas laminado acústico também contribui para a sensação de santuário, melhorando o requinte interior. Está também disponível um teto panorâmico em vidro que pode ser aberto, permitindo aos proprietários inundar o interior de luz e apreciar as paisagens urbanas em movimento.
O Novo Puma está equipado com o sistema de conetividade e infotainment SYNC 4 de última geração.
O touchscreen central do sistema incorpora os controlos da climatização e do
aquecimento dos bancos, reduzindo ao mínimo o número de botões físicos na consola central, favorecendo o design mais limpo e simplificando a experiência do utilizador.
Com o dobro da capacidade de processamento da versão anterior, o SYNC 4 não só é mais rápido, como também pode utilizar um complexo algoritmo de aprendizagem automática para aprender com os dados introduzidos pelo condutor ao longo do tempo e oferecer sugestões mais precisas e respostas mais rápidas à medida que os clientes acedem à Navegação Conectada de série, 12 ao entretenimento e às funcionalidades de comunicação.
Os clientes podem utilizar comandos de voz naturais para aceder às funções de entretenimento, meteorologia e climatização em modo mãos-livres. Os sistemas wireless Apple CarPlay e Android Auto permitem a integração de smartphones sem fios de forma a reduzir a desorganização interior, e um espaço de arrumação dedicado para smartphones, que inclui uma base de carregamento wireless, permite manter as baterias dos dispositivos carregadas sem problemas. Um modem 5G, montado de série, oferece conetividade super-rápida em movimento, compatível com Alexa Built-in, como assistente pessoal móvel para responder a perguntas ou reproduzir música sob pedido através de um sistema áudio B&O opcional com 10 altifalantes.
O novo Puma não sacrificou nada do seu carácter prático de modelo familiar de cinco portas. O espaço de carga versátil e inovador utiliza a MegaBox drenável que permite à bagageira acomodar dois conjuntos de tacos de golfe na vertical, ou servir como um espaço de arrumação de fácil de limpar quando lá são colocados objetos molhados ou enlameados após atividades ao ar livre.
Tecnologia que simplifica a vida
O novo Puma introduz tecnologias de condução próprias de modelos de classe superior no formato crossover compacto, proporcionando deslocações mais confortáveis e inspiradoras de confiança.
O Cruise Control Adaptativo Inteligente com Stop & Go (Intelligent Adaptive Cruise Control with Stop & Go) não só beneficia de uma travagem e aceleração mais suaves, como também inclui agora a função de Centragem na Faixa de Rodagem (Lane Centring) bem como a Assistência Preditiva à Velocidade (Predictive Speed Assist) que pode ajustar preventivamente a velocidade do veículo em curvas, rotundas e no acesso e saída de autoestradas.
O sistema de Assistência em Cruzamento (Intersection Assist) monitoriza a estrada à frente do veículo para detetar potenciais colisões com veículos que se aproximam em faixas paralelas, bem como com peões e ciclistas que atravessam a estrada para a qual o condutor está a virar, podendo acionar automaticamente os travões para ajudar a evitar ou atenuar as colisões. Funciona sem a necessidade de marcações ou elementos de mobiliário urbano, bem como à noite, com os faróis ativados.
A Assistência à Travagem em Marcha-atrás (Reverse Brake Assist) também é uma novidade no Puma. Se o veículo detetar um objeto parado, como peões, bicicletas, pilaretes ou outros veículos, avisa o condutor e pode acionar os travões para evitar ou atenuar uma colisão. Do mesmo modo, o sistema Travagem Traseira de Tráfego Cruzado (Rear Cross Traffic Braking) pode detetar objetos em movimento, tais como peões, ciclistas ou veículos, e travar o veículo, se necessário.
Disponível em opção, um sistema de Câmara de Visão Panorâmica de 360 graus apresenta no ecrã central uma vista “flutuante” a partir de cima do veículo, permitindo ao condutor visualizar objetos e obstáculos que, de outra forma, não seriam visíveis a partir do interior do automóvel, tornando menos exigentes o estacionamento e as manobras em espaços apertados.
Os faróis opcionais Dynamic Matrix LED oferecem uma maior visibilidade e ajudam também a proteger os outros utentes da estrada. O sistema de Màximos Sem Encandeamento (Glare Free High Beam) utiliza uma câmara dianteira para detetar o tráfego em sentido contrário e criar um ponto sem encandeamento para proteger a visão desses condutores. Para aumentar o campo de visão do condutor, o sistema de Luzes Direcionais Dinâmicas Preditivas (Predictive Dynamic Bending Light) monitoriza a estrada à frente do veículo para iluminar mais eficazmente em curva.
Inconfundivelmente Puma
O design exterior do Novo Puma baseia-se no carácter marcante do modelo de passageiros mais bem-sucedido da Ford na Europa, com melhoramentos que retêm o seu fascínio. A dianteira apresenta o novo logótipo da Ford, ladeado por faróis totalmente novos com uma nova assinatura luminosa em forma de “garra” para aumentar a presença marcante do Puma na estrada.
As versões Titanium inspiram-se no “irmão maior” do novo Puma – o novo Kuga – com uma grelha sem cromados para um visual mais jovial. As variantes ST-Line apresentam um design frontal único, inspirado no desempenho dinâmico. As versões ST-Line X apresentam também um spoiler traseiro exclusivo.
O Novo Puma está disponível em seis atrativas cores, incluindo Cactus Grey, novidade no Puma, e pode ser equipado com jantes de liga leve de 17 a 19 polegadas, conforme a variante.
Outras particularidades distintas incluem elegantes luzes de cortesia 8 que projetam o logótipo Puma no chão ao entrar ou sair do veículo – ajudando a tornar memorável a experiência Puma.
Gama de grupos propulsores
A nova gama simplificada de grupos propulsores do Puma oferece aos condutores uma seleção de opções de potentes e económicos motores mild hybrid de 48 volts, concebidos com o objetivo de reforçar a experiência de prazer de condução do crossover compacto.
Os motores EcoBoost Hybrid da Ford incluem um motor de arranque/gerador integrado acionado por correia (Belt-driven Integrated Starter/Generator, BISG) em vez do alternador convencional, permitindo a recuperação e o armazenamento da energia normalmente desperdiçada durante a travagem e a desaceleração, de modo a carregar uma bateria de iões de lítio de 48 volts, arrefecida a ar.
O BISG também atua como um motor, integrando-se no motor e utilizando a energia armazenada para fornecer assistência de binário durante a condução normal e a aceleração, bem como para fazer funcionar os acessórios elétricos do veículo.
O motor 1.0 EcoBoost Hybrid da Ford está disponível com potências de 125 CV e 155 CV, combinado com uma transmissão automática de dupla embraiagem Powershift de sete velocidades, que proporciona passagens de caixa perfeitas e com um grande refinamento, e permite triplas reduções de caixa para ultrapassagens mais rápidas quando o condutor necessita de uma aceleração máxima.
A versão 1.0 EcoBoost Hybrid Powershift de 125 CV oferece um consumo de combustível de 5,6-6,3 l/100 km e emissões de CO2 de 127-143 g/km (valores WLTP), e a versão de 155 CV apresenta um consumo de combustível de 5,5-6,3 l/100 km e emissões de CO2 de 125-142 g/km (valores WLTP).
O motor 1.0 EcoBoost Hybrid de 125 CV também está disponível com uma caixa manual de seis velocidades, com um consumo de combustível de 5,3-6,0 l/100 km e emissões de CO2 de 119-135 g/km (valores WLTP).
Os modos de condução selecionáveis – Normal, Eco, Sport e Slippery – ajudam os condutores a otimizar ainda mais a experiência de condução e a ajustar as respostas do grupo propulsor ao cenário de condução.
Puma ST Powershift: preparado para o desempenho
A Ford também revelou hoje o novo Puma ST Powershift, o qual apresenta elementos de desempenho personalizados no interior, exterior e sob o capô para uma suprema experiência de condução Puma.
A versão de produção mais potente de sempre do motor 1.0 EcoBoost da Ford desenvolve 170 CV de potência máxima e 248 Nm de binário máximo. 10 A transmissão Ford Powershift de sete velocidades e dupla embraiagem contribui para proporcionar um carácter verdadeiramente dinâmico, a par da facilidade de utilização no dia a dia, com um consumo de combustível de 6,0-6,5 l/100 km e emissões de CO2 de 135-146 g/km (valores WLTP).
Ágil, potente e com passagens de caixa por patilhas junto ao volante, proporcionando um envolvimento otimizado do condutor, o novo Puma ST Powershift apresenta um design exterior a condizer, com um splitter Ford Performance que, face à versão convencional do novo Puma, aumenta a força descendente na dianteira em quase 80 por cento bem como uma grelha dianteira superior e inferior com a assinatura ST, para maximizar a capacidade de refrigeração e a eficiência do motor.
O tejadilho com acabamento em preto brilhante, disponível em opção, complementa a grelha preta, as lanças laterais, as capas dos espelhos retrovisores exteriores e o spoiler traseiro do tejadilho, bem como as jantes de liga leve de 19 polegadas com acabamento em cinzento Magnetite.
Um interior desportivo proporciona uma abordagem igualmente desportiva ao novo design do habitáculo do Puma, complementando o ambiente mais elegante e digital com bancos desportivos Ford Performance e logótipos e aplicações ST exclusivos.
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