Novo Ford Mustang: elegância, design atlético e tecnologia de ponta
Um novo Ford Mustang mais elegante e tecnologicamente mais avançado apresenta-se com um estilo mais atlético, evoluções ao nível dos motores e da suspensão, novos e mais avançados conteúdos tecnológicos de assistência à condução e mais opções de personalização junto dos clientes europeus do icónico desportivo.
Disponível em carroçarias fastback e descapotável, o inconfundível perfil possante do Mustang revela agora uma aerodinâmica mais requintada, visualmente reforçada com tecnologia de iluminação LED, associado a uma gama de 11 ousadas cores exteriores, bem como novas opções de jantes de liga leve.
O renovado motor Ford V8 de 5,0 litros passa a disponibilizar uma potência de 450 cv, cumprindo os 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos quando em combinação com a nova caixa automática de 10 velocidades da Ford. A transmissão manual de 6 velocidades para o Mustang integra, a partir deste momento, uma tecnologia de acompanhamento das rotações do motor, solução que permite reduções de caixa mais rápidas e suaves, num processo acompanhado por um “blip” do potente motor.
Configurado para corresponder às expectativas dos condutores europeus, o carácter de prazer de condução inerente ao Mustang foi optimizado com a nova e sofisticada suspensão MagneRide®, totalmente regulável, e os Modos de Condução seleccionáveis, incluindo uma nova opção personalizável My Mode. Um novo Sistema de Escape com Válvula Activa oferece, inclusivamente, um inovador Modo Boa Vizinhança para a condução de manhã bem cedo ou tarde na noite.
As tecnologias de assistência à condução do Mustang, que incluem Assistência à Pré-Colisão com Detecção de Peões e Ajuda à Manutenção de Faixa, reforçam a experiência de condução com uma grande paz de espírito. O interior contemporâneo e sofisticado apresenta materiais suaves ao toque e um painel de instrumentos totalmente digital de 12 polegadas, elevando o nível de experiência dos ocupantes.
Segundo Steven Armstrong, Vice-Presidente da Ford Motor Company para a Europa, Médio Oriente e África, “A paixão pelo Mustang na Europa revelou-se ainda maior do que imaginávamos: são já mais de 30.000 as unidades do Mustang que, no seu conjunto, garantem uma visão cada vez mais comum nas avenidas e estradas do Velho Continente”, realçando, adicionalmente, que “há poucos carros em circulação capazes de reunir esta combinação de legado, estilo e performance perante um público tão vasto. O novo Ford Mustang oferece o conjunto mais irresistível de sempre.”
Inconfundivelmente Mustang
O exterior do novo Ford Mustang apresenta um visual mais elegante e atlético, mas mantém o carácter inconfundível que tem sido aperfeiçoado ao longo de mais de 50 anos de produção. O perfil do capot é agora mais baixo e com entradas de ar integradas, combinado com uma grelha redesenhada, dando ao Mustang um ar mais acentuado e agressivo, bem como uma melhor aerodinâmica.
Os engenheiros da Ford prestaram particular atenção à redução da elevação da zona frontal, adicionando um aileron dianteiro de maiores dimensões, solução que aumenta a pressão aerodinâmica, ajudando a manter a frente perto ao solo, garante de maior estabilidade. As protecções na parede interior dos arcos das rodas da frente melhoram o fluxo de ar sob o Mustang, reduzindo o coeficiente de arrasto até 3 por cento.
O sofisticado design da traseira do Mustang foi reforçado com um novo pára-choques e um elemento difusor aerodinâmico, mais quatro saídas de escape de série na versão com motor 5.0 V8, num testemunho dos elevados níveis de potência e de performance disponíveis. Além disso, o Mustang pode agora receber, em opção, um novo spoiler traseiro que lhe acentua o perfil desportivo.
Difundindo uma luz clara e nítida, de baixo consumo, os faróis, as luzes diurnas, os indicadores de mudança de direcção e as icónicas luzes traseiras de três barras do Mustang possuem agora tecnologia LED de série em todas as versões para o mercado europeu. As molduras das ópticas dianteiras foram redesenhadas em sintonia com o formato trapezoidal da grelha superior.
Uma maior gama de opções de personalização permite aos clientes europeus do Mustang afirmar-se ainda mais na estrada. Estão disponíveis três novas cores metalizadas e bastante dinâmicas: Spirit Blue, Orange Fury e Royal Crimson. Os clientes que se pretendam destacar ainda mais poderão optar pela aplicação de faixas longitudinais na carroçaria, disponíveis em branco ou preto. As novas jantes de 19 polegadas são propostas em diversos acabamentos, cada um o seu próprio carácter: Nickel, Ebony Black e Polished Aluminium.
O interior do novo Mustang oferece uma sensação mais premium. Os materiais macios e suaves ao toque surgem agora nos revestimentos das portas e as pegas das portas têm acabamento em alumínio. A consola central apresenta um novo revestimento macio costurado manualmente, com costuras numa cor de contraste, o que transmite uma sensação de maior dinamismo e requinte. Estão disponíveis quatro acabamentos em alumínio para revestimentos em redor do painel de instrumentos.
Um novo botão de arranque do motor acende-se em vermelho logo aquando da abertura das portas e até ao momento em que o motor ganhe vida, fazendo com que o coração do Mustang comece a bater. A uma taxa de 30 pulsações por minuto, o botão de start espelha o coração de um pony em descanso.
Em todas as versões da gama Mustang passa a estar disponível o pack interior Carbon Sport, que inclui inserções em Alcantara com efeito suede nas portas e bancos e molduras em fibra de carbono no painel de instrumentos e no comando da caixa de velocidades. Os bancos em pele com aquecimento e refrigeração, bem como o volante aquecido, estão pela primeira disponíveis em todas as versões, oferecendo o máximo nível de conforto. Os clientes que optarem pelos bancos desportivos Recaro podem agora escolher entre três cores possíveis: Show Stopper Red, Midnight Blue e Ebony.
Performance máxima
O ADN do Mustang foi sempre marcado, desde o lançamento do primeiro modelo em 1964, por performances emocionantes e total prazer de condução. Os novos propulsores e chassis, bem como os melhoramentos tecnológicos, permitem ao novo Mustang oferecer a experiência de condução mais gratificante de sempre.
O motor Ford V8 de 5,0 litros foi alvo de novos desenvolvimentos para obter mais potência e um atingir o regime máximo mais elevado de sempre. A potência máxima de 450 CV e os 529 Nm de binário foram alcançados graças ao novo sistema de dupla injecção desenvolvido pela Ford: injecção directa a alta pressão e injecção indirecta a baixa pressão, uma solução que também incrementa o binário a baixo regime. Quando combinado com a caixa de 10 velocidades automática da Ford, os consumos são de 12,1 l/100 km e as emissões de CO2 de 270 g/km.
Já o mais eficiente motor EcoBoost de 2,3 litros desenvolve 290 CV e 440 Nm de binário, para consumos de 9,0 l/100 km e emissões de CO2 de 199 g/km, em combinação com a caixa de 6 velocidades manual. Esta associação garante uma experiência de condução mais ágil e envolvente, graças à função overboost do turbo, que entra em acção quando se acelera a fundo ao passar de caixa.
Ambos os motores podem ver-se associados à nova e sofisticada transmissão automática de 10 velocidades ou à transmissão de 6 velocidade manual. Testado ao longo de mais de 6 milhões de quilómetros, a opção automática aplicada ao Mustang garante consumos mais baixos, graças à sua arquitectura de baixa fricção e à função Auto-Start-Stop, bem como uma melhor capacidade de aceleração, em comparação com uma transmissão automática de 6 relações, fruto do espaçamento entre as relações e uma maior abrangência do seu rácio.
O sistema electrónico de controlo da caixa automática de 10 velocidades permite configurações que optimizam a performance dos Modos de Condução, enquanto a programação das passagens de caixa, adaptativa e em tempo real, permite que a transmissão se adapte às alterações das condições e seleccionar-se a relação ideal para cada situação, seja a rolar a velocidade de cruzeiro ou a arrancar em pista. As patilhas montadas no volante oferecem total controlo ao condutor.
Como explica Matthias Tonn, Engenheiro-Chefe do Programa Mustang (Ford Europa) “Normalmente, sempre que passamos de caixa perdemos tempo. A nova transmissão de 10 velocidades do Mustang permite ao motor desenvolver os níveis máximos de potência e binário sempre que passamos da caixa para uma relação mais alta, garantindo acelerações mais rápidas e um desempenho contínuo.”
A caixa manual de 6 velocidades da Ford foi ainda mais melhorada de forma a lidar com a potência do motor V8 de 5,0 litros, contando agora com embraiagem de disco duplo e volante bi-massa, garante de maior durabilidade e passagens de caixa mais rápidas. Esta transmissão também está dotada da nova tecnologia da Ford de acompanhamento das rotações, que recorre ao sistema de controlo electrónico do motor, provocando um sonoro “blip” no acelerador à medida que o condutor vá fazendo reduções de caixa, acompanhando a evolução da rotação do motor à da relação engrenada, numa operação de maior suavidade para o utilizador.
O motor conta com o sistema Launch Control para oferecer a máxima tracção e arranques consistentes. O sistema Electronic Line Lock, que acciona apenas os travões da frente e permite ao condutor fazer derrapar as rodas traseiras e aquecer os pneus com o carro parado, passa a ser de série também no motor 2.3 EcoBoost, tal como no 5.0 V8, contribuindo para optimizar a performance em arranque parado.
Os engenheiros da Ford optimizaram ainda mais a dinâmica de condução do Mustang, resultando na experiência de condução mais envolvente de sempre. Os amortecedores recalibrados melhoram a estabilidade em curva, enquanto a suspensão traseira foi reforçada com a introdução de uma articulação transversal que reduz movimentos excessivos, que podem levar ao rolamento da carroçaria. As barras estabilizadoras de maior espessura ajudam também a controlar melhor o rolamento da carroçaria, incrementando um comportamento dinâmico.
O novo sistema opcional de amortecimento MagneRide® Damping System consegue responder com uma rapidez fulminante às alterações nas condições da estrada. Os amortecedores contêm no seu interior um fluido especial que é estimulado electronicamente de modo a oferecer um nível de amortecimento mais firme ou mais suave, em função das situações de condução. Um conjunto de sensores monitoriza as condições 1.000 vezes por segundo, de forma a assegurar o melhor comportamento dinâmico.
Além dos modos Normal, Sport, Track e Snow/Wet, estão agora disponíveis dois novos Modos de Condução que permitem ao condutor configurar o controlo electrónico de estabilidade, a resposta do acelerador, os padrões das passagens da caixa automática, a direcção e o Sistema de Escape com Válvula Activa em função do cenário de condução:
- O modo Drag Strip optimiza a performance nos arranques parados e na aceleração dos 0 aos 400 metros em pista
- O modo My Mode permite aos condutores seleccionar as suas próprias configurações em termos de performance, dinâmica e sonoridade do escape
A nova tecnologia do Sistema de Escape com Válvula Activa significa que, pela primeira vez, o condutor pode ajustar a intensidade da sonoridade do escape do Mustang de acordo com o cenário de condução, O inovador Modo Boa Vizinhança pode ser programado para limitar automaticamente o ruído do escape em horários pré-programados de forma a não perturbar os vizinhos, principalmente quando o lendário motor 5.0 V8 desperta pela manhã.
Tecnologia inteligente para mais segurança e conveniência
O novo Ford Mustang será proposto aos clientes europeus com uma extensa gama de tecnologias de assistência à condução, incluindo Assistência à Pré-Colisão com Detecção de Peões, sistema concebido para reduzir a gravidade e, em alguns casos, mesmo mitigar os efeitos de colisões frontais envolvendo veículos e peões.
Pela primeira vez, o Mustang conta com as tecnologias de Controlo de Velocidade Adaptativo e de Alerta de Distância que ajudam o condutor a manter uma distância adequada para o veículo da frente. Também são novidade o sistema de Aviso de Saída de Faixa que alerta o condutor em caso de saída involuntária da sua faixa de rodagem, e a Ajuda à Manutenção de Faixa, a qual aplica força no volante para redireccionar o veículo para a sua faixa. Este sofisticado conjunto de tecnologias vão contribuir para uma melhor avaliação de segurança nos testes da Euro NCAP.
O painel de instrumentos LCD de 12 polegadas, totalmente digital e personalizável, apresenta a informação optimizada de acordo com o Modo de Condução seleccionado – tal como no superdesportivo Ford GT – proporcionando o máximo prazer da experiência de condução. A configuração da instrumentação muda automaticamente em função do Modo de Condução, e pode ser programada pelo condutor para apresentar os indicadores em setes cores diferentes. Com o sistema Electric Line Lock activado, os condutores de unidades Mustang equipadas com o ecrã de 12 polegadas serão brindados com uma animação totalmente inédita e com a qualidade de um videojogo.
O novo Mustang conta ainda com o sistema de comunicação e entretenimento SYNC 3 da Ford, o qual permite aos condutores controlar os smartphones conectados e as funções de áudio, navegação e climatização através de comandos de voz simples e de conversação, e de movimentos de toque e arrastamento no ecrã táctil central de 8 polegadas. O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto™.
Ford Mustang Bullitt, em nova edição especial
Uma nova edição especial Ford Mustang Bullitt presta homenagem ao Mustang GT fastback que foi o herói do lendário filme da Warner Bros. então com o actor Steve McQueen ao seu volante. Disponível em Black Shadow ou no clássico Dark Highland Green, o Mustang Bullitt conta com um motor Ford V8 de 5,0 litros mais apimentado, do qual se espera uma potência de 464 cv e 529 Nm de binário.**
“Nada reteve melhor o espírito e a emoção do Mustang como aquela incrível perseguição de viaturas no filme ‘Bullitt’,”refere Armstrong. “Quando estiver à venda no final deste ano, o novo Mustang Bullitt irá causar o mesmo impacto, com mais potência e mais conteúdos, como a tecnologia de acompanhamento da rotação e o sistema de áudio B&O PLAY, numa atitude 100% cool, como a de Steve McQueen nesse filme.”
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