Novo Fiat 124 Spider chegou a Portugal
Foi nas estradas nas margens do rio Douro que conhecemos o novo Fiat 124 Spider, um roadster com um sex-appeal fantástico, que ressuscita um nome lendário, mantendo um estilo clássico mas com performances bem entusiasmantes
Não poderia ter sido mais feliz o local escolhido para a apresentação do novo Fiat 124 Spider, o Douro, palco privilegiado do Rali de Portugal, que logo nas suas primeiras andanças no Mundial de Ralis viu Raffaele Pinto e Markku Alen gravarem a letras de ouro o nome do Fiat 124 Abarth Spider no palmarés da prova portuguesa. Essa herança dos anos 70 sobreviveu bem na memória dos adeptos, até porque o modelo italiano vai também servir de base aos mais recente GT para ralis, e logo com as cores míticas com que Markku Alen fez história há 41 anos.
Quanto ao modelo agora apresentado, tem fortes ares do célebre modelo desenhado ainda nos anos 60 pela Pininfarina, mas com leve toque ‘japonês’, já que ‘bebe’ muito do Mazda MX-5, que lhe ‘dá’ o chassis, linha de montagem e muitas outras peças. Mas o 124 Spider é único em muitos aspetos, especialmente no design, que é absolutamente encantador. O novo Spider presta homenagem ao 124 Spider original, lançado há 50 anos, mas faz juz à sua pesada herança.
Em termos estéticos o novo 124 Spider não trai a sua essência, com uma longa frente, o habitáculo muito recuado, com linhas não excessivamente agressivas, num conjunto muito sóbrio e elegante, que moderniza a beleza clássica do seu predecessor. O habitáculo do Fiat 124 Spider revelou-se uma agradável surpresa, a começar pelos bancos que permitem uma posição de condução absolutamente perfeita para uma condução mais ‘expressiva’ que o carro ‘pede’, e a ligação ao futuro está bem espelhada no útil ecrã tátil de sete polegadas. Logicamente o espaço não abunda, mas nota-se que tudo foi bem pensado para o maior conforto dos ocupantes.
Uma das coisas que mais nos surpreendeu no carro, até pelo conhecimento já trazido do Mazda MX-5 é a ligação do carro à estrada, neste caso bem mais agradável que no carro japonês. Uma das enormes diferenças do 124 Spider para o MX-5 é precisamente a suspensão, bem mais confortável e não menos eficiente nas estradas sinuosas que pudemos percorrer. O carro é, logicamente, duro, mas o esquema de braço duplo à frente e multilink atrás, oferece boa estabilidade em travagem e em curva. Mesmo ‘apertado’, o carro ‘sente-se’ sempre bem equilibrado, sendo preciso ‘provocá-lo’ muito para o ‘desestabilizar’.
DIVERTIDO
Outra das diferenças sensíveis para o MX-5 é o motor, já que a marca italiana apostou no conhecido bloco 1.4 litros turbo MultiAir de 140 cv, que neste carro leve ganha alma, permitindo ao 124 Spider atingir os 215 km/h e chegar dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,5 segundos, sendo que o motor se sente bem melhor em rotações mais elevadas onde as recuperações são bem mais lestas do que em velocidades e rotações muito mais baixas. O carro é muito divertido de guiar, o motor não é bombástico, mas no curto teste pareceu bem adequado ao modelo, tudo isto com uma caixa manual de seis velocidades rápida e bem escalonada.
E para que nos sintamos seguros, o 124 Spider possui bons dispositivos de segurança ativa e passiva, por exemplo, faróis adaptativos, câmara traseira, sistema de controlo de estabilidade e carroçaria de elevada rigidez e baixo peso.
Quanto à capota, o sistema manual não é complicado, e rodar depressa em auto-estrada com a capota aberta, não sendo totalmente pacífico é perfeitamente possível, sendo que fazê-lo em ritmo de passeio é uma maravilha. O dia ajudou e o 124 Spider correspondeu em pleno.
O Fiat 124 Spider está disponível em dois níveis de equipamento – 124 Spider e Lusso – e em oito cores de carroçaria: duas tonalidades pastel (Vermelho Passione e Branco Gelato), cinco tonalidades metalizadas (Preto Vesuvio, Cinzento Argento, Cinzento Moda, Bronze Magnetico e Azul Italia) e a tonalidade de tricamada Branco Ghiaccio. Quanto aos preços, o 1.4 Turbo Multiair 140cv custa € 27 800 e o Lusso custa € 30.300. O carro já está à venda em Portugal.
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