Bigster: O novo C-SUV da Dacia, com mais espaço e mais conforto
GPL: Fórmula de sucesso da Dacia chega ao milhão de veículos vendidos

Novo Dacia Spring: Preços anunciados, a partir de 16.900€

By on 5 Abril, 2024

O Dacia Spring foi uma das verdadeiras tentativas de democratização da mobilidade elétrica. O elétrico mais barato da Europa conquistou uma quota de mercado que poucos esperariam para um carro construido na China e com as suas caraterísticas. No entanto, ficou no top 10 dos elétricos mais vendidos de 2023 (oitavo para ser mais específico). À imagem de toda a gama Dacia, o Spring deu mais um passo e apresenta-se agora mais refinado e… mais barato.

Desde o seu lançamento em 2021, o Spring já vendeu mais de 140.000 unidades na Europa. Em 2023, as vendas globais alcançaram um recorde de 61.803 unidades, representando um aumento de 26,4% em relação a 2022.

As capacidades de conectividade e multimédia foram aprimoradas no Novo Spring. O sistema Media Control, padrão nas versões Essential e Expression, é controlado pelo volante e exibe informações multimédia e chamadas telefónicas no painel de instrumentos digital. Inclui dois altifalantes, ligação Bluetooth e uma porta USB. Quando conectado à aplicação gratuita Dacia Media Control, os condutores podem acessar funções de rádio/média e outras funcionalidades, como navegação, através do smartphone, com uma interface concebida para uso durante a condução.

O sistema Media Nav Live, padrão na versão Extreme e opcional na Expression, apresenta um grande ecrã tátil central de 10 polegadas com navegação inteligente de até 8 anos, tráfego em tempo real e mapas europeus atualizados. Ele também suporta Apple CarPlayTM e Android AutoTM sem fios, e inclui duas portas USB.

Os novos sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) aprimoram a segurança a bordo do Novo Spring, atendendo às mais recentes normas europeias GSR II. Isso inclui um sistema avançado de travagem de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de estacionamento traseiro, alerta de transposição de faixa, assistência à manutenção na faixa de rodagem, alerta de atenção do condutor e chamadas de emergência (eCall). Um botão “My Safety” permite acesso rápido às configurações preferidas do ADAS.

O Novo Spring oferece duas opções de motorização: um motor de 65 CV / 48 kW disponível nos níveis de equipamento Expression e Extreme, proporcionando uma aceleração mais dinâmica, atingindo os 0 a 100 km/h em menos de 14 segundos. Além disso, um motor de 45 CV está disponível no nível de equipamento Essential, ideal para uso urbano, alcançando os 0 a 100 km/h em menos de 20 segundos.

Na Europa, o Novo Spring destaca-se como o único automóvel totalmente elétrico com peso inferior a uma tonelada, com um peso em ordem de marcha de 984 kg na versão Extreme, o topo de gama. Apesar da presença de novos ADAS, acabamentos atualizados e uma gama mais vasta de equipamento de série, o Novo Spring é apenas 6 kg mais pesado do que o modelo da geração anterior com equipamento comparável. Com o seu peso moderado e um grupo motopropulsor eficiente, o Novo Spring consome apenas 14,6 kWh/100 km, mantendo os custos de utilização controlados.

O Novo Spring está disponível numa gama de seis tonalidades: os já conhecidos Branco Kaolin, Azul Slate, Preto Nacarado, Cinzento Lightning e os novos Bege Safari e Vermelho Brick.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)