Bigster: O novo C-SUV da Dacia, com mais espaço e mais conforto
GPL: Fórmula de sucesso da Dacia chega ao milhão de veículos vendidos

Novo Dacia Spring: O sucesso de vendas da Dacia ganha novos argumentos e novo preço

By on 21 Fevereiro, 2024

O Dacia Spring foi uma das verdadeiras tentativas de democratização da mobilidade elétrica. O elétrico mais barato da Europa conquistou uma quota de mercado que poucos esperariam para um carro construido na China e com as suas caraterísticas. No entanto, ficou no top 10 dos elétricos mais vendidos de 2023 (oitavo para ser mais específico). À imagem de toda a gama Dacia, o Spring deu mais um passo e apresenta-se agora mais refinado e… mais barato.

Desde o seu lançamento em 2021, tornou-se o terceiro carro elétrico mais vendido para particulares em 2022 e 2023, com mais de 140.000 unidades registadas em todo o mundo. Reconhecida por sua eficiência energética e baixa pegada de carbono, o Spring recebeu diversos prémios, incluindo uma classificação máxima de 5 estrelas da organização independente europeia Green NCAP em 2022.

Este modelo tem sido popular entre aqueles que procuram uma solução de mobilidade elétrica simples, acessível e eficiente, com viagens diárias médias de 37 km a uma velocidade de 37 km/h e 75% dos carros sendo recarregados em casa, segundo os dados da marca. O Spring tem evoluído constantemente desde o seu lançamento, com uma nova identidade de marca em 2022 e um motor mais potente de 65 cv em 2023, mantendo sempre a sua força fundamental: ser o carro elétrico mais acessível do mercado.

O Spring renovado pesa 6 kg a mais, com 948 kg em comparação com o modelo atual, mas ainda muito mais leve que a maioria das propostas elétricas. A bateria de 26,8 quilowatts-hora oferece uma autonomia de mais de 200 km em condução urbana. Apesar de estar ainda em processo de homologação, espera-se uma autonomia média de 183 km sob o ciclo WLTP e mais de 220 km em condução urbana, segundo a Dacia.

Atualmente, o novo Dacia Spring atinge um novo marco, mantendo as qualidades que a tornaram um sucesso e apresentando um design renovado e mais robusto, maior espaço de armazenamento interior e um motor mais acessível, mantendo-se como o modelo totalmente elétrico mais acessível do mercado.

Com o carregador de bordo padrão AC de 7 kW, o Spring leva menos de 11 horas para atingir uma carga completa com uma tomada doméstica padrão de 10 amperes e menos de 7 horas com uma tomada de 16 amperes. Com o carregador opcional de 30 kW DC, utilizando uma caixa de parede, são necessários 45 minutos para carregar até 80% a partir de 20%, afirmou a Dacia, citada pela Automotive News Europe.

Para conectividade, o novo Spring vem de série com um painel de instrumentos de 7 polegadas para o condutor, enquanto um ecrã táctil multimédia central de 12 polegadas é padrão na versão Extreme de topo e opcional para o nível intermédio Expression.

Quanto aos preços, ainda não foram anunciados, mas espera-se que os valores baixem, tendo em conta a chegada de novos modelos elétricos mais acessíveis.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)