Novo Dacia Duster: Espírito ainda mais Aventureiro
O novo Dacia Duster é ainda mais atrevido fora de estrada, com mais capacidade para enfrentar os desafios de terrenos mais difíceis.
A Dacia afirmou que queria mudar um pouco a sua abordagem, querendo ser concorrente direta de marcas como a Jeep, o que fez temer um afastamento do conceito que a tornou bem sucedida. O novo Duster mostra que a Dacia quer manter a sua filosofia, apenas de uma forma mais aventureira. Com a transmissão 4×4 Terrain Control apresenta 5 configurações de condução que ajudam o condutor na tarefa de enfrentar terrenos mais íngremes:
- AUTO: Distribui automaticamente a potência entre os eixos dianteiro e traseiro, baseando-se na tração das rodas e na velocidade.
- SNOW: Otimiza a trajetória em estradas escorregadias com regulações específicas do ESC e controle de tração.
- MUD/SAND: Para terrenos instáveis.
- OFF-ROAD: Desempenho de topo em terrenos difíceis, distribuindo automaticamente o binário pelas rodas dianteiras e traseiras, baseando-se na aderência e velocidade.
- ECO: Otimiza o consumo de combustível, regulando o ar condicionado e desempenho do veículo, adaptando-se à aderência da estrada.
O Novo Duster possui uma altura ao solo de 217 mm na versão 4×4, a mais elevada do mercado. Quanto aos ângulos de ataque, saída até 31° à frente e 36° atrás, e 24° para o ângulo ventral.
Conta também com Controlo de velocidade em descidas. Isto é especialmente útil em terrenos acidentados e declives acentuados, mantendo a velocidade sob controlo entre 0 e 30 km/h.
Além disso, apresenta um novo sistema de informação de Todo-o-Terreno no ecrã central de 10,1 polegadas. Exibe informações como inclinação lateral, ângulo de inclinação em subidas e descidas, e distribuição de potência entre os eixos dianteiro e traseiro (4×4).
Pensado para aguentar tratamentos mais duros
O Novo Duster apresenta materiais de proteção de extrema resistência e durabilidade, tanto no exterior quanto no interior. O exterior é protegido contra choques e riscos leves, com proteções conectadas formando um cinto de proteção ao redor da carroçaria.
No interior, especialmente na versão Extreme, os estofos são laváveis e os tapetes de borracha são feitos com material reciclado. As placas de proteção dianteiras e traseiras são tingidas na própria matéria-prima, garantindo que os arranhões não alterem a cor.
As proteções em torno do veículo são feitas de Starkle®. Trata-se de um material resistente que não é pintado, evitando marcas visíveis de riscos e arranhões. Além disso, o Novo Duster é construído para se adaptar aos acessórios InNature. Conta com o Sleep Pack, uma caixa 3 em 1 com uma cama de casal, mesa de apoio e espaço de armazenamento, montável em menos de 2 minutos.
A Dacia aposta também de forma forte nos YouClip. São peças projetadas para prender acessórios específicos em várias áreas do interior do veículo, mantendo-os firmes. O Novo Duster vem com quatro ou seis pontos de fixação YouClip, distribuídos estrategicamente pelo habitáculo.
Os acessórios compatíveis incluem suportes para tablet e smartphone, bolsas de arrumação. Existe também um conveniente sistema “3 em 1” com suporte para copos, gancho para mala e luz móvel. O modelo Duster Extreme já vem equipado de fábrica com o sistema 3 em 1. Todos os acessórios estão disponíveis na rede Dacia.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários