Novo CUPRA Formentor com nova cara: O que mudou
Costuma-se dizer que em equipa que ganha, não se mexe. Mas a Cupra foi arrojada, como é habitual, e mudou um dos seus maiores sucessos de venda, o Formentor.
O CUPRA Formentor é o best-seller da marca. Liderou as tabelas de vendas com mais de 120.000 entregas em todo o mundo no ano passado (+23% face a 2022), resultados muito positivos para o primeiro veículo desenhado exclusivamente pela marca.
Uma nova cara
O novo Formentor assume uma identidade renovada, com uma filosofia de design repensada e uma cara nova. E o primeiro impacto é ambíguo. É sempre de louvar uma marca que pensa fora da caixa e mostra inovação (um ponto forte da CUPRA), mas o Formentor, a avaliar pelas imagens, perde alguns pontos no aspeto exterior.
Curiosamente, a traseira mantem-se mais ou menos intacta. Mas a frente foi completamente repensada e o que era um carro muito bonito agora está… diferente. Iremos esperar pelo primeiro contacto ao vivo, mas pelas fotos, o Formentor perdeu um dos seus argumentos de peso: o seu aspeto visual. Toda a gama CUPRA é elogiada pelas suas linhas que misturam elegância e força, mas com esta nova “cara” perdeu-se um pouco desse feeling.
Apresenta o novo DNA de design da CUPRA, com uma frente afilada, faróis LED matrix e uma grande grelha dianteira. Na traseira, as luzes integradas ao longo da largura da carroçaria e a porta da bagageira em forma de V destacam o emblema, complementadas por óticas traseiras em LED e um difusor aerodinâmico. O veículo está disponível em oito cores, incluindo as novas Bronze Century Mate e Enceladus Grey Matt.
Motorizações
O novo CUPRA Formentor oferece uma variedade de opções de motorização, incluindo tecnologias TSI (gasolina), eTSI (mild hybrid), TDI (Diesel) e eHybrid (híbrido plug-in). Desde a versão de entrada com um motor TSI de 1.5 litros e 150 CV até às variantes VZ com um potente motor TSI de 333 CV associado a uma caixa DSG de 7 velocidades, o Formentor oferece desempenho e eficiência em toda a gama.
As opções eTSI e TDI proporcionam ainda mais escolha, com eficiência melhorada e conforto adicional graças à tecnologia mild hybrid de 48V. Para aqueles que procuram eletrificação, o Formentor oferece opções eHybrid de próxima geração, com potências de 204 CV e 272 CV, combinando motores elétricos e um motor TSI, juntamente com uma bateria de maior capacidade que oferece uma autonomia totalmente elétrica de mais de 100 km.
Interior focado na qualidade
O interior do novo CUPRA Formentor mantém as linhas com alguns upgrades, com o foco em aumentar a sensação de qualidade no interior. Superfícies do painel de instrumentos em padrões 3D, uma consola central redesenhada e detalhes em cobre acrescentam estilo, ao que era um habitáculo simples mas agradável.
A variedade de bancos oferece conforto e sustentabilidade, com opções de revestimento em tecido reciclado ou pele ecológica. A digitalização é destacada pelo cockpit digital e um sistema de infoentretenimento de 12,9” com interface simplificada e controlo integrado da climatização. Pelas imagens, vemos que um dos pontos fracos que era o controlo de climatização foi alterada. Resta esperar pelo primeiro contacto para entender que melhorias foram feitas nesse capítulo.
O CUPRA Formentor oferece um sistema de som opcional de alta qualidade em colaboração com a Sennheiser Mobility. Com 12 colunas e 390 watts de potência, proporciona uma experiência sonora envolvente para condutor e passageiros. O sistema utiliza o software AMBEO Concerto da Sennheiser, que permite uma reprodução precisa de diferentes instrumentos e informações espaciais, distribuindo o som por todo o veículo. Este sistema reflete a reputação da Sennheiser como fornecedora de soluções de áudio confiáveis e de alta qualidade para artistas e profissionais da música.
Infotainment simplificado
O novo CUPRA Formentor oferece ecrãs de alta resolução, um sistema de áudio de alta fidelidade e acesso ao ecossistema CUPRA através da aplicação My CUPRA. O sistema Wireless Full Link integra-se com smartphones através do Apple CarPlay e do Android Auto, garantindo uma experiência digital segura e controlada. O novo CUPRA Formentor oferece capacidades de carregamento rápido sem fios de até 15 W para smartphones, com tecnologia de refrigeração.
A aplicação My CUPRA permite aos clientes controlar remotamente várias funções do veículo, como climatização, carregamento da bateria e fecho/desbloqueio. A conectividade é reforçada com um SIM incorporado que oferece o serviço eCall em caso de emergência, facilitando a assistência ao transmitir dados importantes para os serviços de emergência.
O novo CUPRA Formentor oferece uma ampla gama de tecnologias de assistência ao condutor. Entre os sistemas de segurança incluídos estão o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo Preditivo (ACC), a Assistência em Viagem, a Assistência Lateral e de Saída do Veículo e o Assistente do Condutor. O sistema Travel Assist mantém ativamente o veículo no centro da faixa de rodagem e ajusta a velocidade de acordo com o fluxo de tráfego. Além disso, o CUPRA Formentor possui sete airbags, incluindo um airbag central frontal de série.
Chassis versátil
O novo CUPRA Formentor apresenta um chassis que aproveita a arquitetura MQB Evo e uma variedade de tecnologias integradas. Com uma configuração dianteira McPherson e multilink traseira, promete conforto e agilidade, como o atual modelo. Os veículos com tração integral 4Drive garantem a capacidade de distribuir o binário entre as rodas conforme necessário.
A tecnologia Shift-by-wire melhora a precisão das mudanças de marcha, enquanto o sistema de travagem elétrica oferece resposta rápida e eficiente. O Controlo Dinâmico do Chassis (DCC) permite ajustes precisos, com perfis de condução que variam de Comfort a Performance, CUPRA, Offroad, Drift e Individual. O CUPRA Formentor VZ oferece um modulador sonoro ativo para uma experiência auditiva intensa e personalizável.
Ainda não se conhecem preços e as primeiras unidades deverão chegar ao nosso país em setembro.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários