As novidades da Citroën no Salão de Paris
Salão Automóvel Híbrido e Elétrico de 2024: Stellantis leva novidades

O novo Citroën C5 Aircross em detalhe

By on 25 Maio, 2018

A Citroën desvendou ontem a versão europeia do novo SUV C5 Aircross, dando, assim, continuidade à sua ofensiva internacional SUV. Novo porta-estandarte da Marca e consistente com os mais recentes modelos Citroën, este SUV de nova geração, inspirado pelas expectativas dos clientes, está dotado de um carácter único e forte e dispõe de uma oferta de personalização inédita, fruto das suas 30 combinações exteriores possíveis.

Assente no programa Citroën Advanced Comfort®, o novo SUV C5 Aircross é o SUV mais flexível e mais confortável do seu segmento. Dotado de suspensões com Batente Hidráulico Progressivo® e de bancos Advanced Comfort, oferece toda uma nova experiência a bordo, tipicamente Citroën. Dispõe, ainda, de uma modularidade exclusiva com 3 bancos traseiros individuais, deslizantes, rebatíveis e reclináveis e uma bagageira Best in Class com 580 litros de capacidade, extensível até aos 720 litros.

Moderno e tecnológico, está dotado de 20 tecnologias de apoio à condução, incluindo o Highway Driver Assist, dispositivo de condução autónoma de nível 2, ou ainda o Grip Control com Hill Assist Descent para lidar com estradas em terra batida, bem como 6 tecnologias de conectividade, incluindo o carregamento sem fios para smartphones.

Produzido em Rennes-La Janais, em França, o novo SUV C5 Aircross será comercializado na Europa e no resto do mundo no final de 2018, sendo o primeiro veículo Citroën a contar com uma versão Plug-In Hibrid PHEV, a surgir no final de 2019.

Depois do C3 Aircross, um sucesso comercial com mais de 70.000 unidades vendidas, do C5 Aircross lançado na China, que conta com 35.000 exemplares vendidos, e, finalmente, do C4 Aircross, que foi desvendado no final de abril no Salão Automóvel de Pequim, a Citroën continua a sua ofensiva SUV à escala internacional, apresentando, agora, a variante europeia do C5 Aircross.

Levando em conta as expectativas dos clientes que não estão dispostos a renunciar aos aspetos de utilização em benefício exclusivo da imagem, a Citroën volta a investir no território SUV, verdadeiro fenómeno internacional – representa um quarto das vendas mundiais de automóveis – disponibilizando uma resposta diferente. A Marca adiciona à natureza aspiracional da silhueta toda uma nova experiência de conforto a bordo, demonstrando, assim, a sua capacidade em valorizar o conforto de referência, para além dos conteúdos próprios da sua identidade, cimentando o caminho para uma nova geração de SUV, inspirada pelos clientes.

 NOVO SUV C5 AIRCROSS: UMA PERSONALIDADE ÚNICA NO SEGMENTO

Dotado de uma personalidade forte, o novo SUV C5 Aircross destaca-se dos demais pela sua atitude única, enérgica e confiante. Com 4,50 m de um comprimento, robusto e musculoso, repleto de força mas sem arrogância, o modelo marca a sua diferença no universo SUV, oferecendo volumes fluidos, pontuados por elementos gráficos tais como os Airbump®, as jantes de grandes dimensões (720 mm de diâmetro), uma distância ao solo de 230mm e barras de tejadilho identificativas.

Do seu habitáculo transparece, de imediato, uma sensação de proteção e de espaço, com o seu painel de bordo de tratamento horizontal, os seus bancos envolventes, onde a posição em altura permite um domínio da estrada, a sua ampla consola central e os materiais acolhedores.

Tal como os mais recentes modelos da Citroën, o C5 Aircross permite uma vasta personalização, garantindo 30 combinações entre as 7 cores de carroçaria, a que se associa um tejadilho bi-tom preto e 3 Packs de Cor, compostos por inserções coloridas nos para-choques dianteiros, nos Airbump® na parte inferior das portas dianteiras e nas barras de tejadilho. Conta, também, com 5 atmosferas interiores, onde a tipagem Cores & Materiais complementares jogam com a claridade e o calor, num espírito casual chic, repleto de tendências e valor.

NOVO SUV C5 AIRCROSS: O SUV MAIS CONFORTÁVEL E MODULÁVEL DO SEU SEGMENTO

Assente no programa Citroën Advanced Comfort®, o novo SUV C5 Aircross destaca-se pelo seu conforto e espaço a bordo.

Inova pelo seu conforto geral, tipicamente Citroën, com duas grandes novidades: as suspensões Citroën com Batente Hidráulico Progressivo® e os bancos Advanced Confort, garantes de uma qualidade de filtragem e conforto a bordo sem paralelo, num verdadeiro convite a viajar para todos os passageiros.

Permite, também, uma modularidade única no segmento, resultante do savoir-faire único da Citroën no mundo dos monovolumes, nomeadamente através dos 3 bancos traseiros individuais, deslizantes, retbatíveis e reclináveis e de um volume de bagageira Best in Class, variando entre os 580 e os 720 litros de capacidade.

NOVO SUV C5 AIRCROSS: UM SUV DE ÚLTIMA GERAÇÃO, MODERNO E HIGH-TECH

Em plena combinação com o seu tempo, dotado de um cluster digital TFT de 12,3” e de um tablet tátil de 8” com ecrã capacitivo, o novo SUV C5 Aircross encerra 20 tecnologias de ajuda à condução de última geração, tais como o dispositivo de condução autónoma Highway Driver Assist de nível 2, a que se somam 6 tecnologias avançadas de conectividade. Ultra conectado, dispõe de carregamento por indução sem fios, ou até mesmo da ConnectedCAM Citroën®. Com motores eficientes e de alto rendimento, a gasolina e Diesel, com potências entre os 130 e os 180 cv, e com a nova caixa automática EAT8, o C5 Aircross será o primeiro modelo Citroën dotado de tecnologia Plug-in Hybrid PHEV, a surgir no final de 2019.

A comercializar no final de 2018 na Europa, o novo SUV C5 Aircross será produzido em França, na fábrica de Rennes-La Janais.

“Estou muito orgulhosa de poder apresentar o novo SUV C5 Aircross na sua versão europeia, um SUV de última geração que oferece o melhor do savoir-faire Citroën em termos de conforto a bordo, fruto das suspensões de Batente Hidráulico Progressivo e dos bancos Advanced Confort. Adaptados às expectativas dos clientes em redor do mundo, o C5 Aircross é um veículo fundamental na estratégia internacional da Citroën”. Linda Jackson, Diretora Geral da Citroën.


Citroën C5 Aircross em detalhe

UMA IDENTIDADE EXPRESSIVA E OUSADA

O estilo do Novo SUV Citroën C5 Aircross está em linha com os mais recentes modelos Citroën: retoma os códigos estabelecidos no seu segmento com a sua atitude cheia de força e determinação, sem ser agressivo, e com a sua oferta de personalização em termos de cores que se tornou uma verdadeira assinatura da Marca Citroën. A sua morfologia e as suas dimensões (comprimento: 4500 mm, largura: 1840 mm, altura: 1670 mm, distância ao solo: 230 mm) posicionam o modelo no centro dos SUV do segmento C. Bem assente sobre generosas rodas com 720 mm de diâmetro, dispõe de uma gama de jantes de 17’’, 18’’ e 19’’, com design elaborado e dinâmico.

A frente, larga e imponente, possui toda a identidade Citroën, com a integração dos chevrons e da assinatura luminosa tecnológica Full LED de dois níveis numa grelha expressiva e imponente. As óticas superiores, que compreendem as luzes diurnas e os indicadores de direção, em linha com os chevrons a toda a largura do veículo, associam-se às óticas inferiores, alinhados pela grelha e seguindo o mesmo movimento, conferindo ao C5 Aircross um olhar moderno e expressivo. O capô longo e alto apresenta formas pronunciadas, realçando a robustez e a firmeza deste modelo aventureiro, enquanto que a largura do veículo é reforçada pelas “guelras” laterais. As inserções coloridas animam a expressão dianteira e sublinham o seu carácter, à imagem dos mais recentes modelos Citroën C3, C3 Aircross, C4 Cactus ou Berlingo – estes elementos gráficos visualmente muito fortes, formam verdadeiros pormenores distintivos da nova gama Citroën.

O perfil lateral, possante e curvo, revela um tejadilho flutuante graças ao encadeamento a 360° das superfícies vidradas, fruto do desenho dos pilares do para-brisas, das portas em preto brilhante e das janelas traseiras. Esta cintura vidrada contínua é reforçada por uma assinatura cromada em “C” que é demonstrativa do espaço a bordo, enquanto as barras de tejadilho, estilizadas e bicolor, conferem toda a originalidade ao perfil e reforçam o requinte e pureza do tejadilho flutuante. Naturalmente, o C5 Aircross adota as proteções nos guarda-lamas e sob a carroçaria típicas dos SUV, aqui valorizadas pela apresentação gráfica dos Airbump® com inserções coloridas, o que lhe confere modernidade e carácter.

A traseira, larga e vertical, sugere a ampla habitabilidade e a generosidade do volume da bagageira. As óticas em relevo, dotadas de quatro módulos 3D a LED de ambos os lados do veículo, constituem uma assinatura luminosa inédita, tecnológica e gráfica. Facilmente reconhecível entre a multidão, a secção traseira chama imediatamente a atenção e reforça substancialmente a largura do veículo. As “guelras” integradas no para-choques e o spoiler no topo do portão traseiro sublinham o aerodinamismo da sua silhueta. Por fim, o para-choques traseiro é enriquecido por duas grandes saídas de escape cromadas (uma em cada lado), valorizando a imagem possante e robusta de toda a secção traseira.

UM HABITÁCULO TIPICAMENTE SUV QUE INSPIRA SEGURANÇA E BEM-ESTAR

O habitáculo do Novo SUV C5 Aircross transmite conforto logo desde a abertura das portas: uma posição de condução elevada para dominar a estrada e dar primazia ao condutor, um interior espaçoso e estatutário onde todos se sentem bem protegidos, em coerência com o estilo exterior. Esta sensação é reforçada pela apresentação e acabamentos em todo o habitáculo: o tabliê amplo que se estende ao longo de toda a largura do automóvel e as faixas coloridas no topo das costas dos bancos, marcam a linha de cintura na base das janelas e conferem um toque suplementar de refinamento e diferenciação. Decididamente topo de gama, o espaço interior do C5 Aircross alia estilo, qualidade e descontração.

O tabliê generoso, de formas fluidas e curvilíneas, dispõe de uma superfície macia e confortável ao toque onde se destacam as saídas da ventilação duplas que salientam o aspeto musculado deste SUV. Robusto, amplo e imponente, é bastante identitário e apela ao conforto e à aventura. No lugar do condutor, o painel de instrumentos, embutido na superfície macia do tabliê, é composto por um painel digital TFT parametrizável de 12,3’’ que oferece uma gama de 3 formatos gráficos diferentes e apresenta as informações de condução selecionadas no campo de visão do condutor, melhorando o conforto e a segurança. O volante, com uma boa espessura e comandos integrados, apresenta uma decoração exclusiva em preto brilhante e cromado acetinado; em algumas versões, é revestido a cabedal plena flor bicolor. Ao centro do tabliê, as saídas da ventilação e o ecrã tátil capacitivo de 8’’, dotado de uma barra de comando tátil, formam um bloco único e totalmente integrado, reforçando ainda mais a robustez percebida e a modernidade do tabliê. Realçados graficamente por apontamentos cromados e em preto lacado, estas saídas de ventilação sugerem um conforto térmico de primeira classe e são uma verdadeira assinatura do SUV Citroën.

Ampla e elevada, a consola central, fundamental no segmento SUV, apresenta-se aqui revestida com materiais macios e suaves ao toque. Expressando essa suavidade, a consola inclui um generoso apoio de braços com abertura tipo borboleta e compartimento refrigerado, dois suportes para copos retroiluminados e um zona dedicada à recarga sem fios de smartphones.

As Cores e os Materiais, tipicamente Citroën, correspondem às expectativas dos clientes dos SUV, que procuram estatuto e requinte. Os materiais utilizados são agradáveis à vista e ao toque e são almofadados nas zonas de contacto do condutor e dos passageiros : apoios de braços, consola central e painel do tabliê. O novo SUV C5 Aircross oferece uma ampla escolha de materiais, dos tecidos ao couro Nappa, para um ambiente personalizado em função das preferências dos clientes, sejam elas informais ou mais refinadas. A confeção dos bancos Advanced Comfort apela a materiais delicados e acolhedores, oferecendo uma suavidade excecional para reforçar o bem-estar a bordo. Os designers foram buscar a sua inspiração ao mundo das viagens e das bagagens. Estreado no C4 Cactus e depois declinado sob diversas formas dependendo dos segmentos, esta inspiração traduz-se no Novo SUV C5 Aircross através de pegas das portas revestidos, ou da faixa existente no tabliê em frente ao passageiro.

UM SUV ALTAMENTE PERSONALIZÁVEL : 30 COMBINAÇÕES EXTERIORES, 5 AMBIENTES INTERIORES

O Novo SUV C5 Aircross aposta fortemente na personalização, com um total de 30 combinações exteriores, à semelhança dos recentes C3 Aircross, C4 Cactus ou Berlingo, de forma a permitir aos clientes criar um automóvel à sua imagem:

§ A palete de 7 cores de carroçaria realça a sua personalidade com nuances não apenas intemporais (Branco Banquise, Preto Perla Nera, Cinza Platinium e Cinza Acier), mas também frescas (Vermelho Volcano), ou mais refinadas (Azul Tijuca, Branco Nacarado). Estas cores podem ser combinadas com um tejadilho Preto Perla Nera, para maior dinamismo e diferenciação.

§ Estão disponíveis 3 Packs de Cores que proporcionam maior personalização e elegância: Silver, White e Red. Estes toques de cores anodizadas, meticulosamente doseadas, contrastam com a carroçaria, destacando subtilmente os Airbump® na zona inferior das portas dianteiras e do para-choques dianteiro e por baixo das barras de tejadilho.

§ Para levar ainda mais longe a personalização, é possível optar por um dos 4 conjuntos dejantes de liga leve com desenho e acabamento gráfico topo de gama: 17’’ ELLIPSE, 18’’ SWIRL diamantadas bi-color Black, 19’’ ART diamantadas bi-tom Black, ou 19’’ ART BLACK.

A personalização estende-se ao habitáculo com 5 ambientes acolhedores e elegantes, selecionados especificamente segundo as necessidades dos clientes europeus:

§ Ambiente de série: simples e apurado, com bancos em Tecido Cinzento Mica, com uma banda cinza clara no topo dos encostos, sendo também cinza a consola e o painel de bordo.

§ Ambiente Wild Grey: expressa maior dinamismo e vitalidade, com bancos em Tecido Stone Grey, uma faixa laranja na parte superior das costas dos bancos, uma consola e painel de bordo em cinzento.

§ Ambiente Metropolitan Beige: Valoriza o espaço a bordo, pela sua clareza e requinte, recorrendo a bancos em Couro Cinza Granulado e Tecido Cinza, embelezados por uma faixa em cinza pálido na parte superior do encosto dos bancos, enquanto a consola e o painel de bordo são em bege.

§ Ambiente Metropolitan Grey: joga a cartada do ton-sur-ton requintado, com bancos em Couro Graphite Granulado e Tecido Graphite, sublinhados por uma faixa cinza claro no topo dos encostos, enquanto a consola e o painel de bordo são em cinza.

§ Ambiente Hype Brown: parte de uma abordagem topo de gama de exceção, integra bancos em Couro Nappa Castanho e Tecido com efeito couro Negro, dotados de uma faixa contrastante no topo das costas dos bancos em Cinza Alcantara claro, sendo depois a consola, o painel de bordo e a cobertura do cluster em Castanho, e o volante em couro perfurado bi-tom Preto/Castanho, num acabamento marcadamente estatutário.

“Com a sua atitude única e um design diferenciador, simultaneamente potente, moderno e tecnológico, o novo SUV C5 Aircross é um veículo 100% SUV e 100% Citroën, tanto no exterior como no interior. Altamente personalizável, permite que todos criem o seu automóvel à sua imagem.”. Alexandre Malval, Diretor de Estilo Citroën.

O SUV MAIS CONFORTÁVEL E MODULÁVEL DO SEU SEGMENTO

Presente em todas as fases da concepção do novo modelo, o programa Citroën Advanced Comfort® reforça a atenção ao detalhe em função do bem-estar do corpo e da mente e indica o carácter prático e generoso do Novo SUV C5 Aircross. Tirando proveito da plataforma modular EMP2 do Groupe PSA, eficiente, leve e tecnológica, o Novo SUV C5 Aircross oferece prestações de conforto e uma qualidade de condução de alto nível, acrescentando ainda algumas exclusividades Citroën, com destaque para as suspensões com Batente Hidráulico Progressivo® ou os bancos Advanced Comfort, duas inovações ao serviço do conforto a bordo estreados na Europa no Novo C4 Cactus.

SUSPENSÕES COM BATENTE HIDRÁULICO PROGRESSIVO® PARA VIAJAR NUM TAPETE VOADOR

O Novo SUV C5 Aircross está equipado, em todas as versões para a Europa, de suspensões Citroën com Batente Hidráulico Progressivo® que oferecem um conforto superior e um efeito tapete voador, em benefício do bem-estar a bordo, do dinamismo e do prazer e qualidade de condução.

As suspensões com Batente Hidráulico Progressivo®, inovação da Citroën destinada a ser amplamente integrada nos veículos da gama, são o resultado da experiência da Citroën no domínio das ligações ao solo: há quase 100 anos que o conforto da suspensão está inscrito nos genes da Marca. E, ao longo dos anos, os clientes habituaram-se ao conforto Citroën, diferente de tudo o que existe no mercado. Esta tecnologia utilizada no Novo SUV C5 Aircross resulta da experiência da Citroën na competição automóvel. Oferecendo um melhor curso útil, os batentes hidráulicos permitem uma melhor absorção das irregularidades principalmente nos ressaltos. Introduzidos, testados e comprovados em provas de rali-raids onde os ZX saíram vitoriosos, em especial no Paris-Dakar de 1994, os batentes são hoje utilizados no C3 WRC. São uma garantia de eficácia para assegurar a estabilidade e a robustez dos veículos. Foi, portanto, com base na experiência e no savoir-faire dos seus engenheiros que a Citroën desenvolveu esta nova tecnologia de suspensões cujo objetivo é melhorar a qualidade da filtragem, tipicamente Citroën, tão apreciada pelos clientes da Marca.

Foram registadas 20 patentes no âmbito do desenvolvimento desta suspensão, cujo princípio de funcionamento é simples. Enquanto que as suspensões convencionais são compostas por um amortecedor, uma mola e um batente mecânico, as suspensões com Batente Hidráulico Progressivo® adicionam dois batentes hidráulicos de ambos os lados: um de distensão e um de compressão. A suspensão trabalha, assim, a dois tempos em função das solicitações:

§ Em compressões e distensões ligeiras, a mola e o amortecedor controlam concertadamente os movimentos verticais sem necessidade de solicitar os batentes hidráulicos. Mas a presença destes batentes permitiu aos engenheiros oferecer um maior grau de liberdade de movimento ao veículo, o que resulta num efeito de tapete voador, dando a sensação que o automóvel sobrevoa as deformações do piso.

§ Em compressões e distensões ligeiras fortes, a mola e o amortecedor trabalham concertadamente com os batentes hidráulicos de compressão ou de distensão, que abrandam os movimentos de forma progressiva, evitando, assim, os esticões mais bruscos quando os elementos atingem o limite de curso. Contrariamente a um batente mecânico convencional, que absorve a energia mas que reenvia uma parte da mesma, o batente hidráulico absorve e dissipa essa energia. Portanto, não ocorre o fenómeno de ricochete.

BANCOS ADVANCED COMFORT PARA UMA VIDA SOBRE RODAS

Amplos e acolhedores, os bancos do novo SUV C5 Aircross convidam os passageiros a tomar o seu assento a bordo para uma experiência de viagem sem precedentes, num conforto fora do comum. Estes bancos, que permitem um total domínio visual da estrada pela sua posição elevada, proporcionam uma agradável sensação de conforto e de suporte, dando a impressão aos passageiros que estão instalados numa poltrona, bem isolados da estrada. Sendo novidade em comparação com a variante chinesa do modelo, os bancos desta versão europeia estão disponíveis na confeção Advanced Comfort, nos ambientes opcionais (Cinza Wild, Beige Metropolitan, Cinza Metropolitan e Castanho Hype), oferecendo um conjunto de melhorias para um conforto global acrescido:

  • conforto visual dos bancos foi sublinhado, a fim de criar um preenchimento visível e real graças a uma mousse de 15 mm de espessura. Inspirado pelas míticas berlinas da marca, como o CX ou o Xantia, estas almofadas criam uma assinatura visual inquestionável, ao serviço do conforto, reforçada pelas costuras e elementos gráficos, integrados na linguagem usada nas mais recentes criações da Marca, nomeadamente no novo C4 Cactus.
  • conforto de acolhimento é reforçado, macio e de fácil preservação desde o primeiro contacto, graças a uma mousse de acolhimento de 15 mm de espessura.
  • conforto dinâmico, essencial para uma boa conservação, em especial em viagens mais longas, é concretizado através de uma espuma estruturada e de maior espessura, associada a uma outra mousse de elevada densidade, integrada no interior dos assentos dianteiros. Esta nova espuma de alta densidade também garante o conforto ideal ao longo do tempo, evitando qualquer efeito de desgaste após longas horas de condução, mas também o envelhecimento do banco após vários anos de utilização
  • conforto postural é de primeiro plano, para um conforto de condução ótimo, com assentos e costas amplas, suportes reforçados, regulação em altura para o condutor e passageiro da frente, bem como apoios de cabeça reguláveis nos bancos da frente, em altura e profundidade. O banco do condutor pode ser regulável eletricamente em 8 posições, tendo memorização.

Para um bem-estar ainda maior e fortalecimento do espírito de casulo, mesmo em situações mais stressantes, os bancos dianteiros podem dispor, para além de aquecimento, de um sistema evoluído de massagem multiponto, que opera com 8 bolsas pneumáticas integradas nas costas. Este sistema permite ao condutor e passageiro optar por 1 de 5 programas, podendo combinar massagem lombar, das costas e dos ombros.

O SUV MAIS MODULÁVEL E A BAGAGEIRA MAIS VOLUMOSA DO SEU SEGMENTO

Outra particularidade relativa à versão comercializada na China é que, graças aos seus 3 bancos individuais traseiros deslizantes, rebatíveis e reclináveis, o novo SUV C5 Aircross torna-se no SUV mais modulável e versátil do seu segmento. Estes bancos, além do conforto que oferecem pela sua conceção avançada e pelas suas espumas específicas, oferecem múltiplas vantagens:

  • Com a mesma largura, oferecem o mesmo nível de conforto aos 3 passageiros da segunda fila, o passageiro do meio fica tão bem sentado como os outros passageiros,
  • Reguláveis em comprimento, com um curso de 150 mm, permitem modular o espaço habitável ou a bagageira,
  • São também reguláveis em inclinação em 5 posições (de 19 a 26,5°),
  • Escamoteáveis, permitem formar um verdadeira plataforma plana graças ao piso de dupla altura.

Recordista em termos de volume de bagageira – entre 580 e 720 litros com a chapeleira colocada e a segunda fila de bancos em posição normal, e até 1630 litros com os bancos da 2ª fila rebatidos, o modelo anuncia-se como o SUV com a maior bagageira do seu segmento. A sua ampla abertura (1017 mm) e as suas dimensões cúbicas (999 mm de comprimento e até 1907 mm com os bancos traseiros rebatidos, e 583 mm de altura sob a chapeleira) facilitam a colocação de objetos, mesmo os de maiores dimensões. Para aceder ainda mais facilmente à bagageira, o C5 Aircross dispõe de portão traseiro mãos livres: a abertura é elétrica com sistema mãos livres, bastando passar o pé sob o para-choques para desencadear a sua abertura.

Outro componente fundamental para o conforto a bordo: os espaços de arrumação. O Novo SUV C5 Aircross dispõe de espaços de arrumação inteligentes e funcionais, para as mais diversas utilizações, com destaque para o apoio de braços da consola central que integra um grande espaço de arrumação dotado de refrigeração, capaz de acolher um grande garrafa de 1,5 l, ou o grande porta-objetos à frente da consola central que permite recarregar smartphones de grandes dimensões graças à recarga sem fios.

UM HABITÁCULO ISOLADO DE INTERFERÊNCIAS EXTERIORES

O isolamento acústico do Novo SUV C5 Aircross é muito elevado, com uma redução dos ruídos de rolamento e dos ruídos aerodinâmicos graças aos vidros dianteiros temperados duplos com uma camada isolante, assegurando aos passageiros um isolamento da estrada excecional, como num casulo. Uma atenção particular foi igualmente dada ao isolamento do bloco do motor.

Além disso, o Novo SUV C5 Aircross dispõe de um sistema de qualidade do ar no habitáculo, o AQS (Air Quality System). A climatização automática está equipada com um filtro de carvão ativo de alto rendimento que filtra as partículas exteriores e oferece uma excelente purificação do ar para proteger os passageiros da poluição exterior. Com um sensor que deteta a poluição do ar exterior, o sistema AQS ajusta automaticamente o modo de circulação no interior do habitáculo.

UM HABITÁCULO BANHADO DE LUZ

Além da sua generosa superfície vidrada que se abre a 360° para o exterior, o novo SUV C5 Aircross dispõe de um teto de abrir panorâmico em vidro de grandes dimensões (1120 mm x 840 mm). O habitáculo proporciona uma luminosidade excecional e uma sensação de bem-estar, com o teto aberto ou fechado, fazendo de cada trajeto uma experiência completa. Dois comandos elétricos com função antientalamento permitem acionar de forma intuitiva a função de abertura do teto de abrir bem como a posição da cortina de ocultação que permite regular o nível de luminosidade desejado para o habitáculo.

“Com o Novo SUV C5 Aircross, a Citroën concretiza uma nova etapa na implementação do seu programa Citroën Advanced Comfort. Com duas grandes inovações ao serviço do conforto, as suspensões com Batente Hydráulico Progressivo® e os bancos Advanced Comfort, proporciona aos seus passageiros um conforto global inédito, resultado do savoir-faire da Marca em termos de conforto.” Xavier Peugeot, Diretor de Produto Citroën

20 TECNOLOGIAS DE AJUDA À CONDUÇÃO DE ÚLTIMA GERAÇÃO

O novo SUV C5 Aircross integra um amplo espectro de ajudas à condução de última geração, com 20 tecnologias ao serviço da segurança em viagem, do conforto a bordo e para facilitar a condução independentemente das condições exteriores.

Tecnologias que visam a melhoria da segurança em viagem: um grande passo rumo à condução autónoma.

Dotado de uma câmara colocada na parte superior do para-brisas e de um sensor de radar incorporado no para-choques dianteiro, o novo SUV C5 Aircross oferece uma série de ajudas à condução que marcam um grande passo rumo à condução autónoma.

  • Active Safety Brake: para reduzir os riscos de colisão, o sistema deteta e analisa os obstáculos, fixos ou móveis, peões ou veículos, travando automaticamente o veículo em caso de risco de colisão.
  • Post-Collision Safety Brake: trata-se de um sistema de travagem automática, acionado após uma colisão, a fim de evitar os excessos de danos decorrentes do acidente, imobilizando o veículo para que não se torne num projétil. Este sistema não requer um retorno ou pedido de informação em caso de operação. No caso do disparo dos airbags, o sistema de segurança desencadeia a travagem do veículo através do ESP.
  • Sistema ativo de vigilância de ângulo morto: adverte o condutor da presença de um veículo nos denominados ângulos mortos através de uma luz nos retrovisores exteriores. Se a função Active Lane Departure Warning System estiver presente e se o condutor, por seu turno, se desvia para o lado respetivo, ativando o indicador de mudança de direção, é empregue um esforço extra no volante para o dissuadir da manobra e evitar uma colisão.
  • Alerta de transposição involuntária de faixa: o sistema identifica as linhas de marcação do piso, analisando em permanência a situação, desencriptando-a. Corrige a trajetória do veículo, alertando o condutor logo que deteta um risco de transposição involuntária de faixa sem que sejam ativados os indicadores de mudança de direção. Se o condutor desejar manter a trajetória do veículo poderá evitar a correção, agarrando firmemente o volante.
  • Regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go: o sistema deteta o carro que o precede e mantém automaticamente a distância de segurança selecionada previamente pelo condutor até á paragem do veículo, agindo sobre o travão e o acelerador, ao mesmo tempo que permite o reiniciar automático sem ação do condutor. O sistema permite o ajuste da velocidade a partir dos 30 km/h até aos 180 km/h, o controlo da velocidade e da distância entre veículos, bem como a limitação de aceleração nas curvas.
  • Alerta de Risco de colisão: adverte o condutor que o seu veículo poderá colidir com o veículo que o precede, a partir dos 30 km/h. Esta ação ocorre pouco antes da intervenção da travagem automática
  • Coffee Break Alert: sugere ao condutor que é hora de fazer uma pausa depois de duas horas a conduzir a velocidades superiores a 70 km/h
  • Alerta de Atenção ao Condutor: Este sistema avalia o estado de alerta do condutor através da identificação de desvios nas trajetórias, em comparação com as marcas colocadas no piso. Esta função é ideal em vias rápidas e a velocidades superiores a 65 km/h.
  • Reconhecimento alargado dos painéis e das recomendações de velocidade: reconhece os painéis de limite de velocidade e exibe essa informação no cluster. Esta velocidade é gravada num único movimento como definição do controlador/limitador de velocidade. Este sistema permite detetar, para além de sinais de limite de velocidade, outros painéis de sinalização, apresentando-os ao condutor no cluster (por exemplo: stop, sentidoproibido ou proibição de ultrapassagem). Isto permite melhorar o respeito pelas regras de condução e aumentar a segurança.
  • Highway Driver Assist: combina os sistemas Adaptive Cruise Control com Stop & Go e Active Lane Departure Warning System, para gerir a condução de forma semiautónoma, em condições específicas de condução. O condutor seleciona uma velocidade estabelecida e ativa o ’Active Lane Departure Warning System, a partir dos 30 km/h. Em seguida, o sistema regista o posicionamento da viatura na via (no meio, mais à esquerda ou mais à direita, dependendo dos hábitos de condução), e o condutor não precisa mais de gerir a velocidade ou a trajetória, sendo o veículo responsável pela gestão dessas funções. Este sistema, particularmente adaptado às vias rápidas e autoestradas, permite ao condutor delegar a condução de uma forma parcial, tendo como única obrigação manter-se concentrado na estrada. O sistema obriga-o a manter as mãos no volante (embora não precise de o conduzir) para se manter ativo, de acordo com a legislação em vigor. O condutor pode, a qualquer momento, retomar a condução através do push de desativação do Active Lane Departure Warning System, com um simples forçar do volante ou durante uma travagem.
  • Comutação automática das luzes de circulação: permite beneficiar de uma condução noturna serena e segura através da comutação automática das luzes de circulação e de cruzamento (e vice-versa).

Tecnologias para um maior conforto a bordo

  • Acesso e Arranque Mãos Livres: a simples presença da mão por detrás de um dos puxadores das portas dianteiras ou junto do comando da bagageira desativa o bloqueio do veículo. O portão traseiro motorizado permite também, graças ao Hands Free Tailgate, abrir ou fechar o portão elétrico com um simples movimento do pé sob o para-choques traseiro.
  • Travão de estacionamento Elétrico: este sistema permite a ativação automática do travão de estacionamento com a paragem do motor e a libertação do mesmo travão assim que o veículo inicia o movimento. Em qualquer momento, o condutor pode intervir para ativar ou desativar o travão de estacionamento através do comando na consola central.
  • Park Assist: este sistema é uma ajuda ativa ao estacionamento, em paralelo (entrada e saída) ou em espinha (entrada), para tornar o estacionamento numa manobra mais tranquila, mais fácil e mais segura. A  pedido do condutor, o sistema permite a deteção automática de um lugar, pilotando depois as manobras de estacionamento de entrada e de saída. O condutor tem apenas de gerir a aceleração e a travagem e o sistema ocupa-se do resto.
  • Câmara de visão traseira e Top Rear Vision: com a marcha-atrás engrenada, para uma visão ampla e manobras facilitadas. Com a engrenagem da marcha-atrás, a câmara permite ver no tablet touchscreen de 7″ a envolvente na traseira do veículo, assinalada com marcadores de cor com base na proximidade de obstáculos, bem como uma imagem restaurada do ambiente traseiro a 180° vista de cima.
  • Vision 360º: assistência vídeo para todas as manobras a baixa velocidade, ativada automaticamente com a engrenagem da marcha-atrrás, ou manualmente pelo condutor. O sistema apresenta uma visão de cima do veículo, e da sua envolvente, a 360°: a visão é atualizada à medida que o veículo se desloca para a frente ou para trás. O sistema muda automaticamente para os vários tipos de visão em função da manobra realizada pelo condutor.

Tecnologias para facilitar a condução no quotidiano, quaisquer que sejam as condições

  • Grip Control com Hill Assist Descent: reforço inteligente da motricidade, qualquer que seja o piso, de modo a facilitar a evolução do veículo em terrenos difíceis. Recorrendo a um avançado dispositivo anti-patinagem integrado na gestão eletrónica do ESP, que faz a gestão do deslizamento das rodas dianteiras motrizes, o sistema possui diferentes modos capazes de se adaptar ao terreno em questão. O modo standard deixa o Grip Control agir automaticamente, mas é igualmente possível ao condutor selecionar o modo desejado graças ao botão de rodar situado na consola central: Areia, Todo-o-Terreno, Neve, ou ESP OFF. O Novo SUV C5 Aircross oferece, portanto, uma condução verdadeiramente polivalente ao adaptar-se a todos os tipos de estradas, independentemente das condições. Conjugado com o Grip Control, o Hill Assist Descent permite manter o veículo a uma velocidade reduzida mesmo numa forte inclinação. Esta tecnologia permite manter a melhor trajetória reduzindo o risco de escorregamento/derrapagem ou de embalo do veículo quando este avança numa descida, tanto para a frente como em marcha-atrás. Esta função de ajuda à descida permite, com efeito, dominar o veículo na perfeição e em total segurança, mantendo-o a uma velocidade muito baixa (3 km/h), proporcionando controlo e segurança em situações capazes de provocar ansiedade. Estas duas funções estão disponíveis em todas as medidas de jantes e são compatíveis com a montagem de pneus de verão. A sua máxima eficácia é obtida quando associados a pneus adaptados às condições locais, especialmente com os pneus Mud & Snow de 18’’disponíveis em opção.
  • Ajuda ao Arranque em Subida: para facilitar os arranques em subida, o sistema só permite a deslocação do veículo quando se liberta o pedal do travão. Esta função funciona em inclinações superiores a 3%, mantendo o veículo estável durante 2 segundos.
  • Iluminação estática nos cruzamentos: dependendo do ângulo do volante, o farol de nevoeiro esquerdo ou direito ilumina-se em apoio ao fluxo do projetor principal, para iluminar o ângulo direito ou esquerdo do veículo até aos 75°. O sistema opera abaixo dos 40 km/h
  • Controle de Estabilidade de Atrelado: trata-se de um estabilizador de atrelados para veículos equipados com dispositivo de reboque (opção de fábrica). Esta função suplementar do ESP amortece ou diminui as eventuais oscilações do reboque em momentos críticos. O sistema deteta o reboque sempre que a ligação elétrica deste último estiver conectada ao veículo trator. A estabilização do reboque através do ESP utiliza os sensores do ESP e aciona as medidas eventualmente necessárias: amortece ativamente as oscilações graças a intervenções individuais e alternadas em cada roda do eixo dianteiro. Na maior parte dos casos, esta intervenção é suficiente para eliminar totalmente as oscilações e, assim, eliminar todos os perigos. Se as oscilações se mantiverem elevadas, o sistema reduz o binário do motor e trava o veículo nas quatro rodas para sair, o mais rapidamente possível, da faixa de velocidade crítica.

6 TECNOLOGIAS DE CONECTIVIDADE, NUMA CONTINUIDADE ENTRE O UNIVERSO DIGITAL DO CLIENTE E A SUA VIATURA

O C5 Aircross coloca à disposição dos seus passageiros um conjunto de sistemas intuitivos, no topo da tecnologia, permitindo-lhes uma continuidade entre os seus universos digitais e a sua viatura, mantendo-os, assim permanentemente conectados.

  • Tablet tátil de 8’’, com ecrã capacitivo, explorável na ponta de um dedo ou através de reconhecimento vocal, é o verdadeiro centro nevrálgico do novo SUV C5 Aircross. Permite fazer a parametrização do veículo, aceder ao sistema multimédia, mas também ao telemóvel, à climatização e à navegação.
  • A função Mirror Screen, compatível com Android Auto, Apple CarPlay™ e MirrorLink®: permite desfrutar das appsdos smartphones no touchscreen de 7” com toda a segurança.
  • Citroën Connect Nav, sistema de navegação conectada 3D de última geração, associado a serviços conectados como o TomTom Traffic, permitindo o acesso a informações sobre o tráfego em tempo real, localização de postos de gasolina e estacionamentos e dos preços praticados, informações meteorológicas e busca de pontos turísticos. Os utilizadores também irão apreciar a opção de Zonas de Perigo.
  • CITROËN Connect Box com Pack SOS & Assistência, serviço de chamada de emergência e de assistência geolocalizada, gratuito, não requerendo nenhuma subscrição, e disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Permite o envio de serviços de socorro adequados, automaticamente ou com a ação de um dos ocupantes do veículo no botão “SOS” (urgência) ou “Double Chevron” (assistência).
  • Recarga sem fios para Smartphones, permite o carregamento por indução de uma ampla gama de dispositivos compatíveis com o standard Qi através de um tapete de carga integrado num dos espaços de arrumação dedicado a este fim, na consola central. A transmissão de energia elétrica sem fios baseia-se no princípio da indução magnética. Muitos smartphones são compatíveis, tais como o Samsung Galaxy S6, S7 ou S8, iPhone 8 e X.
  • ConnectedCAM Citroën® é um sistema de câmara integrada na zona inferior do espelho retrovisor interior, independente do sistema multimédia do veículo, utilizando tecnologia full HD e GPS. O cartão de memória integrado (16 GB) permite armazenar fotos. Graças à ligação Wi-Fi, os dados registados pela câmara podem ser transferidos para um smartphone. Esta câmara permite gravar uma foto ou vídeo do ambiente em frente do veículo e, em seguida, transferir o conteúdo por e-mail ou para as redes sociais. Além disso, há uma filmagem contínua da estrada à frente do para-brisas, gravando automaticamente imagens de vídeo na eventualidade de um acidente.

MOTORES POTENTES E EFICIENTES PARA UM MAIOR PRAZER DE CONDUÇÃO

O novo SUV C5 Aircross dispõe de uma gama de motores Euro 6.2 eficientes e performantes de última geração, ideais para assegurar os trajetos do quotidiano, ou para as escapadinhas de fim de semana ou férias, acoplados a caixas manuais de 6 velocidades CVM6 ou automática EAT8 de 8 relações, para uma maior agradabilidade e uma eficiência referencial:

  • 2 versões a gasolina: PureTech 130 S&S CVM6 e PureTech 180 S&S EAT8,
  • 3 versões Diesel: BlueHDi 130 S&S CVM6, BlueHDi 130 S&S EAT8 e BlueHDi 180 S&S EAT8.

No final de 2019, o modelo será o primeiro Citroën a adotar a cadeia de tração Plug-In Hybrid PHEV que permite valores de emissões de CO2 significativamente mais baixos e uma autonomia de 60 km em modo ZEV.

NOVA CAIXA AUTOMÁTICA EAT8 PARA UMA MAIOR EFICIÊNCIA E AGRADABILIDADE

O novo SUV C5 Aircross conta com a mais recente geração da caixa automática EAT8, “Efficient Automatic Transmission” de 8 velocidades, com comando Shift and Park by wire, projetado e desenvolvido pela especialista japonesa Aisin. No quotidiano, o conversor de binário flexível fornece um verdadeiro prazer de condução, de conforto no arranque e nas manobras de estacionamento.

Esta transmissão automática garante uma maior eficiência e agradabilidade, nomeadamente através de:

  • Um Consumo de combustível reduzido em 7% comparativamente à transmissão EAT6, graças às 2 relações adicionais, pela melhoria da performance, com a extensão do Stop & Start até aos 20 km/h na versão BlueHDi 180, e pelos ganhos em peso e compacidade (até 2 kg, em comparação com a EAT6).
  • Uma agradabilidade acrescida nas passagens de caixa através da otimização das trocas de binário entre o motor e a caixa, das 2 relações adicionais, permitindo reduzir o salto entre cada mudança.

O novo controlo elétrico de transmissão automática Shift and Park by wire É intuitivo e ergonómico, sendo de fácil utilização. Os comandos no volante permitem mudanças manuais sem que se perca a função automática. Do ponto de vista da segurança, a função Park é ativada automaticamente com a paragem do motor.

O NOVO SUV CITROËN C5 AIRCROSS EM RESUMO

  • Um SUV com um design único, 100% SUV na sua morfologia, fruto das suas jantes grandes, da sua elevada altura ao solo e das proteções laterais, e 100% Citroën no seu design, com o seu carácter determinado, a sua silhueta monolítica, os seus elementos gráficos e a sua alargada oferta de personalização.
  • É o SUV mais confortável e mais flexível do seu segmento, assente no programa Citroën Advanced Comfort® com suspensões com Batente Hidráulico Progressivo® e bancos Advanced Confort, 3 bancos traseiros individuais deslizantes, rebatíveis e reclináveis e um volume de bagageira Best in Class.
  • Um SUV de última geração, moderno e high-tech, dotado de 20 tecnologias de ajuda à condução, incluindo o sistema Highway Driver Assist, que representa um verdadeiro passo rumo à viatura autónoma, bem como 6 tecnologias de conectividade.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)