Novo C-HR PHEV: O novo trunfo da Toyota foi apresentado e já tem preços
A Toyota apresentou a versão Plug In do C-HR. A proposta arrojada da marca nipónica ganhou agora um novo trunfo com uma unidade motriz híbrida Plug In, mantendo o caráter diferenciado das suas linhas exteriores. A aposta da Toyota nos híbridos continua forte e esta nova aposta mostra que há motivos para manter o caminho delineado.
Certamente que já deu por si a pensar em qual vai ser o seu carro no futuro: térmico, híbrido, híbrido, Plug In ou até mesmo 100% elétrico. A escolha depende de vários fatores e cada condutor terá necessidades específicas. Uma coisa parece ficar cada vez mais clara, os condutores procuram mais soluções eletrificadas, quer pelo menor impacto no ambiente, quer pela maior economia. E se nem sempre os elétricos são uma solução viável, os híbridos e os PHEV começam a ganhar força, especialmente em Portugal, com os últimos dados da ACAP mostra um forte crescimento na compra dos PHEV nos dois primeiros meses do ano. E neste mercado, a Toyota está cada vez mais forte. A Toyota vendeu 828.484 carros na Europa em 2023, marcando um aumento de 8% num mercado que cresceu 13%. Os modelos híbridos constituem cerca de 70 por cento das vendas da Toyota na Europa. A experiência de duas décadas e o foco na tecnologia híbrida estão também na base deste sucesso.
E é com base nesta experiência que a Toyota apresentou a versão Plug In do C-HR. E a Toyota não está para brincadeiras, com objetivos ambiciosos para este novo modelo da marca. Com mais de 800 mil C-HR vendidos na Europa, a Toyota quer chegar às 140 mil unidades por ano. Números que mostram a confiança e a fé neste novo produto.
Unidade motriz mais eficiente, com a ajuda do GPS
O C-HR Plug In conta com uma unidade motriz que debita 223 CV de potência e um binário máximo de 208 NM. O motor térmico de 2 litros, debita 152 CV e o motor elétrico tem a potência de 163 CV, ou seja, o motor elétrico tem mais potência que o térmico. Isto permite uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 7,4 segundos e um consumo anunciado de 0.8 a 0.9l/100km. Esta potência beneficia também de uma experiência de travagem melhorada, com discos de 17 polegadas. Para ajudar na eficiência, o PHEV usa uma bomba de calor para apoiar o sistema de climatização no inverno.
O sistema tem três modos de condução: 100% elétrico, híbrido e Auto EV/HEV. Este último torna-se particularmente importante, pois quando acionado, o sistema faz a melhor gestão entre o sistema elétrico e o motor térmico, o que ganha ainda mais força com o Predictive Efficient Drive.
O sistema Predictive Efficient Drive, com a nova função de geo-fencing, ajuda o condutor a manter-se um passo à frente do que a viagem he reserva. O sistema Combina a análise das condições da estrada e do tráfego com a aprendizagem contínua dos percursos regulares e do estilo de condução do utilizador para otimizar automaticamente a utilização do modo totalmente elétrico, maximizando a eficiência.
A nova função de”geo-fencing” otimiza ainda mais a utilização da bateria ao longo de toda a viagem, analisando o percurso planeado e alternando automaticamente entre os modos EV e HEV enquanto se conduz fora de uma zona de baixas emissões, de modo a maximizar a condução EV ao entrar numa zona de baixas emissões. O Regeneration Boost oferece uma experiência semelhante à de “um pedal” e proporciona até 80% da travagem durante a condução dependendo de qual das três definições de regeneração (Suave, média ou forte) selecionada, facilitando a condução no trânsito.
Quanto à autonomia em modo 100% elétrico… temos 66km de autonomia, com carregamento AC (max) de 7kW. Numa tomada doméstica, o carregamento completo é feito em 6 horas e meia, menos quatro horas com uma wallbox, sendo que precisa de uma hora para carregar até aos 80%.
Equipamento de segurança
O C-HR vem com o Toyota T-Mate, um conjunto de sistema de segurança que ajudam o condutor na estrada. Conta com Sistema de alerta Pré-Colisão, Assistência à condução Prática, Assistência à condução inteligente, Cruise Control Adaptativo melhorado, suporte de prevenção de Ultrapassagem, Sistema de Paragem de Emergência, Reconhecimento de Sinais de trânsito, Safe Exit Assist. Opcionalmente, pode contar om Assistente de Mudança de Faixa, Alerta de Tráfego Cruzado Frontal, Câmara de Monitorização do Condutor, Luzes de Máximos com Controlo Automático, com atualizações Over the Air.
Gama C-HR , preços e campanha promocional
A Gama C-HR começa com a versão de base, chamada Business, seguindo-se a Square Collection, a Lounge e a topo de gama GR Sport Premier Edition. A Business começa nos 46.020€, com a Square Collection a ficar nos 47.890€. A Lounge chega aos 50.200€ e a GR Sport Premier Edition fica nos 53.090€, todos os preços com IVA incluído. A Toyota acredita que a versão Square Collection será a mais apelativa para os condutores. A estes valores poderá somar 580€ para a pintura metalizada, ou 800€ para a Pintura metalizada especial. Até 30 de abril poderá usufruir de uma oferta eletrificada de até 2000€. A tudo isto junta-se a garantia até 10 anos ou 200.000km, com os primeiros três anos sem limite de km e nos aos seguintes, com renovação por 12 meses ou 15 mil km a cada revisão numa oficina autorizada.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários