Novo BMW M2: Ainda mais potência
A BMW apresentou o seu novo M2. Agora atualizado, o modelo desportivo da marca bávara apresenta atualizações importantes, como um visual repensado, um novo sistema de infotainment e um motor mais apimentado, que debita agora mais 20 CV.
O BMW M2, lançado em 2016 como primeira geração, destacou-se por seu motor 3.0 litros de seis cilindros, produzindo 365 CV, e pela configuração compacta com tração traseira e opções de transmissão incluíam manual de seis marchas ou automática de sete. Em 2018, o M2 Competition trouxe um motor mais potente, seguido pelo M2 CS em 2019, com melhorias adicionais em edição limitada.
A segunda geração), introduzida em 2023, trouxe um design externo revisto e um motor mais potente. Destaca-se por ser o último modelo M Performance com motor de combustão pura, enquanto a BMW migra para veículos elétricos.
Novidades para 2024
Para este ano, o M2 traz novidades. As principais atualizações incluem um aumento de potência de 15 kW/20 cv, elevando o motor a gasolina de seis cilindros em linha com tecnologia M TwinPower Turbo para 353 kW/480 cv. O motor pode atingir as 7.200 rpm. Com a caixa manual de seis velocidades opcional, mantém um binário máximo de 550 Nm, enquanto a caixa M Steptronic de oito velocidades de série aumenta o binário para 600 Nm. O motor de 3,0 litros partilha a maioria da sua tecnologia com o BMW M3/M4.
A caixa M Steptronic de oito velocidades de série com Drivelogic oferece definições de mudança ajustáveis, enquanto uma caixa manual de seis velocidades opcional com Gear Shift Assistant proporciona uma experiência de condução mais direta. O M2 acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,0 segundos com a transmissão automática e 4,2 segundos com a manual. A velocidade máxima é de 250 km/h, extensível a 285 km/h com o M Driver’s Package. A potência do motor é complementada por um sistema de escape específico M que proporciona um som distinto.
O que mudou no design?
O novo BMW M2 oferece uma ampla gama de opções de cores, incluindo três cores sólidas, cinco tons metálicos e seis acabamentos de pintura BMW Individual. As novas adições incluem Amarelo São Paulo, Vermelho Fogo, Azul Portimão, Cinzento Arranha-Céus, Verde Java, Azul Voodoo, Grigio Telesto e Roxo Crepúsculo. As jantes de liga leve M de série têm 19 polegadas à frente e 20 polegadas atrás, com acabamento Jet Black. Estão disponíveis jantes prateadas opcionais com o mesmo design e dimensões, que podem ser combinadas com pneus de pista se for escolhido o pacote M Race Track.
No interior, temos um volante M em pele redesenhado com um aro de fundo plano, raios modificados, um marcador central vermelho, patilhas de mudança de velocidades e dois botões M para configurações personalizadas, melhorando a sensação de corrida. Está também disponível um volante M Alcantara opcional com função de aquecimento. O interior pode ser equipado com bancos M Sport opcionais em pele Vernasca, incluindo uma nova variante bicolor vermelho/preto. Adicionalmente, os bancos M Carbon com pele Merino, ajuste elétrico multidirecional, apoios de cabeça amovíveis e a opção de um arnês multipontos estão disponíveis com o pack M Race Track ou como opção individual, equilibrando o conforto e a capacidade de corrida.
Novo sistema operativo
O novo BMW M2 apresenta um cockpit avançado com um BMW Curved Display, composto por um ecrã de informação de 12,3 polegadas e um ecrã de controlo de 14,9 polegadas, com o mais recente sistema BMW iDrive no Sistema Operativo 8.5. As funções de controlo da climatização são agora totalmente digitais e podem ser ajustadas por toque ou comando de voz. O interior redesenhado inclui menos botões e novos controlos das saídas de ar.
Os acabamentos interiores de série são em Dark Graphite mate, com acabamentos opcionais em Aluminium Rhombicle Anthracite, M Carbon Fibre ou Fine Brushed Aluminium. O conceito de funcionamento específico M inclui um botão Setup para personalizar as definições do motor, suspensão, direção, travões e controlo de tração.
As características de série incluem controlo climático automático de três zonas, iluminação ambiente, um sistema de colunas HiFi, carregamento sem fios e integração de smartphones com Apple CarPlay e Android Auto. As ajudas à condução de série incluem aviso de colisão frontal, controlo da velocidade de cruzeiro, informação sobre limites de velocidade, aviso de saída da faixa de rodagem e controlo da distância ao estacionamento. As características opcionais incluem Comfort Access, um teto de abrir elétrico, Harman Kardon Surround Sound System, BMW Head-Up Display e BMW Live Cockpit Professional com Augmented View.
A nova máquina bávara será fabricada em San Luis Potosí, no México, juntamente com o Série 2 Coupé, e será lançado globalmente a partir de agosto de 2024. A Europa será responsável por mais de 40% das vendas, sendo os EUA o maior mercado individual, seguido da Alemanha, China, Grã-Bretanha e Japão. No mercado nacional, já está disponível para encomendas, com preços a começar nos 95 mil euros.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários