Novo BMW i5: grande autonomia e enorme prazer de condução
Foi apresentado em Portugal o novo BMW I5, o primeiro modelo elétrico da nova gama BMW Série 5 Berlina, que chega para “ir à luta” com o Mercedes-Benz EQE e o Tesla Model S, entre outros.
O BMW Série 5 sempre foi muito bem sucedido, vendendo mais de 10 milhões de exemplares ao longo de várias décadas, e na sua oitava geração, torna-se, também, totalmente elétrico.
Já tivemos oportunidade de o guiar, e conduz-se como qualquer bom Série 5, suave e confortável em estrada, mas que não se acanha nas sinuosas estradas à volta de Lisboa. Bem antes pelo contrário…
Outro facto digno de registo, o i5 tem uma cara de novo bem mais bonita que as recentes super-grelhas vistas na BMW. Partilha a plataforma com os irmãos com motores de combustão interna, híbridos plug-in e elétricos e apesar de ter algumas diferenças não é muito distinto das versões a combustão.
A produção do carro começou no início de julho, o lançamento será a 21 de outubro em Portugal.
A nova gama BMW Série 5 traz várias novidades, a começar pela maior sustentabilidade no ciclo de vida dos modelos
No exterior, destaque para grelhas frontais com moldura iluminada, Faróis LED adaptativos com os faróis BMW ‘4 olhos’.
As proporções dinamicamente prolongadas fluem para uma parte traseira imponente, com os pilares A a C a formarem uma silhueta com design desportivo, e outro detalhe interessante são as embaladeiras em preto que dão uma aparência mais rebaixada do novo modelo.
Na traseira, faróis planos e divididos por uma faixa cromada em forma de ‘L’ e ainda um difusor traseiro com dutos de ar aerodinâmicos.
No habitáculo, uma interpretação mais minimalista face à gama anterior com um menor número de botões, que foram substituídos pela digitalização dos comandos. Conta com o já conhecido BMW Curved Display e com um nível elevado de conforto acústico. Os ‘tablet’ têm 12.3″ + 14.9″ e o novo sistema operativo OS 8.5 permite streaming, vídeo e jogos.
O ar condicionado automático tem novos dutos de ventilação integrados de forma minimalista, por baixo do painel, carregamento de indução com espaço para dois telemóveis ao mesmo tempo, de série um volante de dois raios, mas com o Pack Desportivo M temos um volante de três raios com a marca das 12h em preto. Na versão M Performance esta marca é em vermelho.
O interior é espaço, o lugar traseiro do meio é um pouco ‘afetado’ pela consola central traseira, há menos espaço para os pés, o novo teto panorâmico tem novo design sem funcionalidade de abertura fica, e mais 90% de superfície em vidro que o antecessor sendo que a aparência exterior é em preto brilhante.
O Airconsole e a plataforma in-car gaming tem o smartphone como controlador, há um modo de jogo com função Multiplayer e até o Jogo “quem quer ser milionário?” Há uma maior interatividade do novo sistema operativo 8.5 com um vasto leque de informação e conteúdos de entretenimento e lazer.
Entre os pontos fortes do novo BMW Série 5 Berlina estão a otimização do carregamento, permitindo em apenas 30 minutos carregar a bateria dos 10% aos 80%.
O Modo Max Range faz com que o carro fique com uma velocidade máxima de apenas 90 Km/h, uma uma redução da potência do motor, bem como dos opcionais de conforto, climatização, etc. Com isso, maximiza a autonomia entre 15 e 25%, numa medida que visa prevenir uma eventual situação em que a carga da bateria esteja baixa e exista algum posto de carregamento desativado ou longas filas de espera.
A capacidade da bateria tanto no i5 eDrive40 como no i5 M60 xDrive é de 81,2 kWh a potência de carregamento 205 kW e o tempo de carregamento DC 205 kW 10-80% de 30 minutos. O Tempo de carregamento DC 205 kW , 10 minutos
eDrive40 (até 156 km) / M60 xDrive (até 146)
Tempo de carregamento AC 22 kW, 0 100% é de 4,25h e o Tempo de carregamento AC 11 kW, 0-100%, 8,25 h.
A autonomia WLTP do i5 eDrive40 é de 499.582 Km e no no BMW i5 M60 xDrive 457-516 Km.
É um automóvel que continua a devolver um enorme prazer de condução, nunca menosprezando o conforto. Guiámos o BMW i5 eDrive40, que tem de base 313 cv e 400 Nm de binário (340 cv no modo Sport e 430 Nm Sport Boost), o automóvel faz dos 0-100 Km/ 6.0s para uma velocidade máxima de 193 Km/h.
A condução do automóvel é excelente, é bem suave, rodamos sempre confortáveis mesmo em estradas mais rugosas da zona saloia a este de Lisboa, o i5s têm uma suspensão pneumática traseira autonivelante que manté o carro bem equilibrado, e o carro apesar de pesado é muito ágil. Na estrada que desce de Sacavém para Frielas, com zonas rápidas e outras mais sinuosas é um deleite guiar este i5 com o volante a dar-nos sempre bom feedback e a frente smpre bem controlada. A experiência de condução do carro é fantástica. O carro é mesmo muito ágil, e a tração traseira acrescenta emoção. Imagino só o i5 M60 XDrive. fica para outra ocasião.
A aderência do i5 é elevada nas curvas e a inclinação da carroçaria é mínima, quase nem se nota. A direção é um pouco pesada mas é precisa.
Em Portugal, o lançamento da mais recente geração do novo BMW Série 5 Berlina será feito com o BMW i5 eDrive40, BMW i5 M60 xDrive, BMW 520i, BMW 520d e com o BMW 520d xDrive. Na primavera de 2024 este lançamento será complementado com duas versões híbridas plug-in.
Veja em baixo a tabela com as motorizações e preços
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