Audi: Novo A5 disponível a partir dos 46 mil euros
Audi A3 Sportback 30 TFSI Advanced: A partir de 29.990 €

Novo Audi RS 3 Sedan é o novo recordista de Nürburgring

By on 3 Agosto, 2021

O Audi RS 3 Sedan é agora o recordista de Nürburgring no segmento dos compactos.

O circuito de Nürburgring continua a ser o “palco” de demonstração de qualidade dos veículos, principalmente para os que são focados na performance como é o caso do Audi RS 3. Agora, a marca alemã anunciou que o Audi RS 3 Sedan tornou-se no novo recordista do traçado no segmento dos compactos ao realizar uma volta em 7:40.748. Apesar de só ter sido revelado agora, a tentativa foi feita em junho, numa altura em que a Audi encontrava-se a testar as duas versões do desportivo ainda camuflado. O recorde foi conseguido por Frank Stippler, o piloto de desenvolvimento da Audi Sport.

Apesar de ao nível mecânico estar de série, a unidade em questão contava com pneus semi-slick Pirelli P Zero Trofeo R.  De recordar que o novo Audi RS 3 continua a ter o cinco cilindros de 2.5 litros TFSI que debita os mesmos 400 cv, mas ganha 20 Nm face ao antecessor para um novo total de 500 Nm de binário. Com estes valores, o desportivo da Audi consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 280 km/h (290 km/h com pack opcional RS Dynamic).

Ao nível mecânico conta ainda com algumas novidades. Uma delas é o já mencionado RS Torque Splitter, que vai acompanhar a tração integral quattro, uma evolução face ao anterior sistema da Haldex. Este novo sistema é composto por duas embraiagens controladas de forma eletrónica, um em cada eixo de transmissão traseiro, algo que permite uma distribuição do binário entre cada uma das rodas traseiras nos modos mais desportivos. Para além disso, o “torque splitter” vai garantir uma distribuição mais rápida e precisa da tração entre o eixo dianteiro e traseiro. Segundo a Audi, isto resulta numa estabilidade e agilidade melhoradas, especialmente em curvas feitas a alta velocidade.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)