O novo Audi Q8 será apresentado em Junho
Os primeiros rumores sobre o novo SUV de grandes dimensões da Audi surgiram em 2016. Desde então passaram-se cerca de 2 anos, com a apresentação marcada para Junho já não teremos de esperar muito mais para ficarmos a conhecer o modelo que será posicionado acima do Q7. Eis a informação mais relevante actualmente disponível.
A Audi classifica o Q8 como a sendo a “nova cara da família Q”, será o primeiro SUV de inspiração coupé da sua gama e apenas o segundo, depois do Q2, a exibir uma designação par. Assentará na mesma plataforma do Lamborghini Urus e Bentley Bentayga, modelos com os quais partilhará algumas semelhanças de design, nomeadamente um tejadilho inclinado na secção traseira e um baixo centro de gravidade. Será o maior SUV da Audi, o que significa que ostentará uma luxuosidade superior à do Q7.
O interior será caracterizado pelo “Cockpit Virtual” da Audi, o mesmo do mais recente Audi A8. O novo conceito conferirá uma funcionalidade superior, touchscreens digitais substituem botões analógicos.
Rumores indicam que o Audi Q8 integrará o sistema propulsor híbrido plug-in E-Tron da versão protótipo. O sistema é constituído por um bloco TFSI de 3.0 litros juntamente com um motor eléctrico e uma bateria de 17,9 kWh. A potência anunciada é de 444 cv, enquanto o binário situa-se nos 700 Nm. Estará associado a um sistema de tracção integral e a uma caixa automática de 8 velocidades. Como referência, o Q8 protótipo é capaz de percorrer 60 km em modo eléctrico, anuncia uma velocidade máxima de 250 km/h e demora 5,4 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h.
Versões mais potentes, como a RS Q8, poderão equipar o mesmo motor do Lamborghini Urus, um V8 de 4.0 litros capaz de desenvolver 660 cv de potência e 850 Nm de binário.
Não são conhecidos detalhes sobre preços, mas certamente será mais caro que o Audi Q7, disponível no mercado nacional a partir de 84.599 euros.
Audi Q8 – protótipo de testes (autoblog.com)
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários