Novo Audi A8 finalmente apresentado
Texto: Luís M. Mota
A Audi revelou (finalmente, depois de anos de testes e meses de teasers) o seu novo A8 numa cerimónia – Audi Summit – realizada em Barcelona, Espanha.
O novo A8 contará com um sistema elétrico de 48 volts e, portanto, adotará uma série de tecnologias avançadas, incluindo um sistema de suspensão eletromecânico, sendo o primeiro automóvel no mercado a oferecer condução autónoma de nível 3.
O sistema de suspensão acima mencionado funciona graças a um motor elétrico em cada roda e incorpora um tubo rotativo e uma barra de torção interna de titânio e alavanca que pode aplicar até 1.100 Nm de binário na suspensão graças a uma haste de acoplamento.
Este sistema, em seguida, funciona em conjunto com a câmara frontal da berlina de luxo que deteta o nível do pára-choques e permite que a suspensão se ajuste automaticamente para oferecer uma condução o mais suave possível – a marca afirma que este sistema poderá eliminar quase todas as vibrações e solavancos.
Em velocidades até os 60 km/h, o sistema autónomo pode controlar completamente o veículo e permite ao motorista remover completamente as mãos do volante. Como os seus rivais, o novo A8 inclui estacionamento remoto que pode ser operado através de um controle remoto, mesmo não haja nenhum passageiro no seu interior.
Em termos de design, o A8 é fortemente inspirado no Prologue Concept de 2014 e inaugura uma nova linguagem de design da Audi, tendo sido criado por Marc Lichte.
Na frente, a Audi integrou um conjunto de faróis horizontais finos com luzes LED diurnas incorporadas, e uma grelha cromada. Na rataguarda, faróis LED que incorporam uma barra de luz a toda largura da parte traseira.
No geral, o design do novo A8 não é tão revolucionário quanto o do Prologue, mas rivaliza sem dúvida com o Mercedes-Benz Classe S e BMW Série 7.
Na Alemanha, o novo A8 contará inicialmente com dois motores V6 turbo: um TDI de 3.0 litros com 286 CV de potência e um TFSI de 3.0 litros com 340 CV. Para depois, está prometido um V8 TDI de 4.0 litros com 435 CV e 460 CV. A gama de motorizações ficará completa com um W12 de 6.0 litros.
Para data posterior, a marca alemã promete um A8 L e-tron quattro que combinará um motor TFSI de 3.0 litros com um motor elétrico capazes de debitar 449 CV de potência e 700 Nm de binário. Graças à sua bateria de iões de lítio, a autonomia estimada quando em modo totalmente elétrico será de cerca de 50 quilómetros.
Os preços para o novo A8 na Alemanha começam nos 90.600 euros para a versão de entrada e 94.100 euros para a versão L .
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