Novo Audi A6: primeiro contacto
O Auto+ esteve presente na apresentação nacional à imprensa da oitava geração do A6. Num convite inicial para o lançamento da versão Avant, já no local fomos agradavelmente surpreendidos com a apresentação da versão Limousine, aquela que a Audi entende ter mais potencial de crescimento em Portugal. Daí que irá incidir sobre ela os principais holofotes da marca, já que a Avant goza de franca popularidade em solo nacional.
A primeira geração do A6, então denominada A100, foi lançada em novembro de 1968. Agora, 50 anos depois, chega a Portugal a oitava geração. Os preços começam nos 59.950 euros para o Limousine e 62.550 euros para a Avant.
Neste início de comercialização são dois os motores disponíveis: 40 TDI – com motor 2.0 diesel de quatro cilindros com 204 cv, transmissão dianteira e caixa S tronic de sete velocidades e dupla embraiagem; 50 TDI – com motor 3.0 diesel de quatro cilindros com 286 cv, transmissão integral quattro e caixa tiptronic de oito velocidades. Em março do próximo ano será lançado o Audi S6 BiTDI com 354 cv. Em seguida deixamos as impressões do primeiro contacto.
Ao volante
Num curto primeiro contacto de cerca de meia hora ao volante do novo Audi A6 40 TDI, algumas valências desta proposta saltaram de imediato à vista. A começar por um pisar firme e ao mesmo tempo acompanhado por uma sensação de leveza, como se deslizássemos no asfalto. O A6 transmite-nos uma envolvência premium, com um interior que agrada, uma posição de condução confortável e um rolar em estrada que faz jus a um modelo desta gama. A acústica foi melhorada e contribuiu para um ambiente interior envolvente, para o que muito ajuda a aerodinâmica de um veículo que recebe muito bem as velocidades e deliu qualquer contacto com o vento, sem ruídos. O Audi A6 permite-nos uma abordagem segura e delicada em percursos sinuosos e transmite elegância e agrada em viagens. A instrumentação digital no interior, a um primeiro olhar requer alguma habituação, mas no primeiro contacto que tivemos, agradou pelo arrojo e inovação. A versão 40 TDI que testámos revelou-se uma proposta de sólidos pergaminhos e pena mesmo foi o facto de a viagem ser curta. Venha o ensaio.
0 comentários