Novembro assiste a mais uma queda de vendas no mercado nacional
O recuo foi de 1,3% face ao mês de novembro de 2018, com 19.533 unidades, levando o acumulado entre janeiro e novembro para as 245.130 unidades, menos 2,9% que igual período de 2018.
O mercado português tinha conhecido um par de meses de recuperação, mas novembro voltou às perdas. Os 245.130 veículos vendidos em onze meses é um recuo de 2,9%. O segmento dos ligeiros de passageiros vendeu 16.383 unidades, levando o acumulado para os 205.787 veículos, o que representa 84% das vendas entre nós. Este resultado representa uma subida de 5,8% no mês de novembro, mas um recuo no acumulado face a 2018 de 2,9%.
A causa para o recuo das vendas gerais do mês de novembro está no segmento dos comerciais ligeiros, com uma evolução negativa de 24,8% com 2.842 unidades, com a descida do acumulado para 33.915 unidades, menos 3,8% que em 2018.
Finalmente, nos pesados, novembro viu serem vendidos 291 veículos, menos 43,3% face a 2018, com o acumulado a inverter a trajetória de crescimento do ano. Com este resultado, o mercado encolheu 0,9% face a 2018.
Nas marcas, a Renault continua a liderar o mercado com larga vantagem face á Peugeot, seguindo-se a Mercedes, a Fiat e a Citroen. O Top 10 fecha-se com BMW, Seat, Opel, Volkswagen e Nissan, as três ultimas já abaixo das dezenas de milhares de unidades.
No mercado dos elétricos, foram vendidas 396 unidades em novembro e o acumulado está nas 6.518 unidades, com a Tesla a liderar com 1.677 unidades vendidas contra 1.664 veículos comercializados pela Nissan, ou seja, diferença de 13 unidades. Seguem-se Renault, Jaguar e BMW, fechando o Top 10 a Hyundai, Smart, VW, a Audi e a Piaggio. Nos híbridos, 1.382 unidades vendidas em novembro e o acumulado a registar 12.008 veículos vendidos. Aqui domina a Toyota por larguíssima margem, face a BMW, Volvo, Kia, Lexus, Mini, Mazda, Mitsubishi, Porsche e Mercedes.
0 comentários