Salão Automóvel Híbrido e Elétrico de 2024: Stellantis leva novidades
Frontera: Já há preços para a nova proposta da Opel

Nova Opel Astra Sports Tourer tem uma bagageira com mais de 600 litros de capacidade

By on 2 Dezembro, 2021

A nova Opel Astra Sports Tourer é a versão mais familiar do compacto alemão e chega em 2022.

Tal como aconteceu com o Peugeot 308, também o Opel Astra recebeu a carroçaria mais familiar Sports Tourer. Como pode ver na galeria em cima, a carrinha adota um visual irreverente e semelhante ao hatchback, com destaque para a dianteira Opel Vizor onde se incluem os faróis em LED de série em todas as versões (LED Matrix em opcional). Nesta variante o modelo compacto adota um total de 4,64 metros de comprimentos, algo que favorece a volumetria da bagageira que é agora de 608 litros, mais 86 litros do que a geração anterior. De referir que, na versão híbrida plug-in, as baterias fazem com que o valor desça para os 548 litros.

No habitáculo, os clientes podem também contar com mais espaço, visto que a Opel Astra Sports Tourer apresenta agora uma distância de eixo de 2,73 metros, um valor superior aos 2,57 m da geração anterior. O interior destaca-se ainda pela inclusão do Pure Panel que conjuga o painel de instrumentos e ecrã tátil central, ambos de 10 polegadas, num só layout curvo. Nesta nova geração, a marca alemã decidiu reduzir os controlos físicos ao mínimo possível. Já o sistema de infotainment de nova geração recebe os cada vez mais comuns sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Motores para todos os gostos

Construída com base na plataforma EMP2 do Grupo Stellantis, a nova Opel Astra Sports Tourer conta com uma gama de motores idêntica à utilizada no hatchback. Assim, a oferta a gasolina é feita pelo três cilindros de 1.2 litros, turbo, que debita dois níveis de potência: 110 cv e 250 Nm ou 130 cv e 230 Nm. O Diesel ainda é importante para a marca alemã e, por isso, a gama de motorizações conta com a aposta no quatro cilindros de 1.5 litros, turbo, com 130 cv e 300 Nm. Por fim, a grande novidade são as versões híbridas plug-in que ligam o quatro cilindros de 1.6 litros a gasolina e um motor elétrico. A potência varia entre 180 ou 225 cv. Em ambos os casos a bateria de 12,4 kWh oferece uma autonomia a rondar os 60 km em modo elétrico. Por fim, os preços ainda não são conhecidos, mas deverão ser divulgados no início do próximo ano quando começarem as encomendas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)