Nova geração i30 da Hyundai – ADN Europeu
A Hyundai lançou esta semana o novo i30. O carro foi desenhado, desenvolvido, testado e fabricado na Europa para proporcionar mais valor para o consumidor. Quase se pode dizer que é um ‘puro’ europeu.
Um grande chamariz desta nova aposta da marca é o motor 1.4 T-GDI de 140 cv – o primeiro Hyundai em todo o mundo a utilizá-lo. A par disso, tem também uma nova grelha apelidado de cascata, que visa tornar-se a nova imagem da marca, e incorpora avançados recursos de conectividade e de infotainment a pensar nos dias de hoje. Outro dos destaques vai para a garantia de 5 anos sem limite de quilómetros. A nova geração Hyundai i30 conta Apple CarPlay e carregamento de telemóveis sem fios. AO nível da segurança, há a salientar: travagem autónoma de emergência; cruise control inteligente; sistema de manutenção à faixa de rodagem; alerta de atenção do condutor; e sistema de deteção de ângulo morto.
Para o mercado nacional há dois motores a gasolina e um motor diesel e todos têm de série o sistema Stop and Go (ISG). Nos gasolina temos: o novo 1.4 T-GDI turbo de quatro cilindros – em estreia na Hyundai – com 140 cv (24 667,38 €); e o 1.0 T-GDI turbo de três cilindros com 120 cv (22 367,38 €).
Nos diesel as opções são: o1.6-litros, turbo de quatro cilindros, disponível com três níveis de potência – 95 (25 867,38 €), 110 (26 367,38 €) e 136 cv (29 467,38 €). Acoplada a estes motores pode estar a caixa manual de seis velocidades (6MT) ou a de 7 velocidades de dupla embraiagem da Hyundai (7DCT).
Neste momento a edição especial de lançamento está com uma campanha de 2.600€ de ofertas em equipamento pelo que o preço final sem as despesas de legalização e transporte é de 22.000€ para a versão de entrada.
Depois do lançamento do i30, seguir-se-á o i30 SW, que será apresentado no Salão de Genebra (9 a 19 de março). Esta nova geração irá contar com o primeiro modelo de elevadas performances sob a égide da marca N da Hyundai Motor, que entrará em produção em 2017. A nova geração Hyundai i30 será produzida na fábrica Hyundai da República Checa, em Nosovice, a qual foi inaugurada em 2008 e se iniciou na produção do Hyundai i30 nesse mesmo ano. Tem uma produção anual de 300.000 unidades.
Hyundai i30 ao detalhe
Design exterior: A frente é marcada pela nova grelha em cascata. Esta distingue-se pelo movimento de afilamento descendente inspirado pelo fluxo de aço derretido derramado. Apresenta pontos cromados que reforçam o efeito visual da zona envolvente cromada acetinada na versão de base. Tem três projetores de LED dos faróis – de feixes de médios e de máximos – e faróis verticais de condução de LED – com indicador de mudança de direção integrado. Já os faróis de nevoeiro foram integrados nas cortinas de ar. Um longo capot e a silhueta de tejadilho cónica dão-lhe um laivo mais desportivo. O deflector de ar traseiro, a negro, potencia a aerodinâmica, que é reforçada pela cortina de ar ativa, posterior à grelha, e cortinas de ar em cada lado do para-choques, para melhorando o fluxo do ar e reduzindo a turbulência nas cavas das rodas.
Na traseira o design assume um aspeto tridimensional e esculpido, com uma assinatura gráfica de luz que incorpora os refletores. Os faróis de nevoeiro encontram-se em posição elevada. O modelo está disponível com jantes de 16 e 17 polegadas e dois tons de liga leve com 10 raios e de 15 polegadas em aço e liga leve. Há ainda um total de doze cores à escolha. Três em pérola: Stargazing Blue; Micron Gray; e Phantom Black; Sete opções metalizadas: Demitasse Brown; Intense Copper; Moon Rock; Fiery Red; Platinum Silver; Ara Blue e White Sand. Duas cores sólidas: Engine Red e Polar White.
Design Interior: O monitor flutuante do sistema de navegação, opcional, de 8” no painel de bordo integra todos os recursos de navegação, multimédia e conectividade. O novo volante – que pode ser aquecido – multifunções de três raios viu os botões de comando serem reposicionados ergonomicamente. A bagageira tem uma capacidade que vai até 395 litros (VDA 211) e um máximo de 1301 litros com os bancos rebatidos. Em termos de cores, o interior apresenta três opções: Oceanids Black, com duas opções distintas de tecido para os bancos ou ainda pele de cor preta; uma combinação de dois tons de Slate Grey e Oceanids Black com tecido ou revestimento em pele com padrão de diamante; e uma combinação de dois tons Indigo Blue e Oceanids Black com os bancos em pele.
Os bancos dianteiros podem ser aquecidos ou arrefecidos em três níveis e o banco do condutor está dotado de uma função de memória com duas posições programáveis. Como opcional, nota para a possibilidade de os assentos da frente poderem ser ajustados de 10 maneiras diferentes, incluindo o suporte lombar.
Transmissão de sete velocidades de dupla embraiagem: Melhora até 20% as emissões de CO2 em relação à caixa de seis velocidades.
Modos de condução: Normal e Desportivo.
Direção: A marca refere que a direção assistida elétrica é 10% mais precisa e a resposta do veículo é 15 milésimas de segundo mais rápida que o modelo anterior. A suspensão traseira multi-link é de série em todas as versões.
Travões: Os diâmetro dos discos dianteiros aumentou para 288 mm.
Carroçaria: Único fabricante de automóveis que produz o seu próprio aço, a Hyundai quase duplicou para 53% do total a quantidade de aço de elevada rigidez, reduzindo em 28 kg o peso e aumentando em 22% a rigidez. Na produção, foram usados 112 m de adesivos estruturais, melhorando a rigidez e diminuindo o peso.
Sistemas de conectividade inteligente: A marca oferece dois. O sistema de áudio premium de série – com um ecrã tátil LCD de cinco polegadas com imagens da câmara de ajuda ao estacionamento traseiro, conectividade Bluetooth e funcionalidade My Music. Ou a nova geração do opcional sistema de navegação com ecrã tátil de oito polegadas. Através da Apple CarPlay os condutores podem ligar os seus smartphones ao sistema de navegação. Esta aplicação permite aos utilizadores conectarem os seus dispositivos para fornecer e controlar funções de música, telefone ou navegação no ecrã. Para carregamento de telemóveis encontra-se o sistema de carregamento sem fios e ainda uma porta USB localizada na consola central fechada com tampa. O novo sistema de navegação está dotado de uma assinatura gratuita de sete anos para os Live Services. Este serviço disponibiliza informação atualizada em tempo real sobre: tempo; trânsito; radares de velocidade; e pesquisas online para pontos de interesse. O sistema de navegação oferece mapas 3D e é capaz de exibir fotos, se estiver ligado a uma pen USB.
Segurança Ativa (de série): Alerta de atenção do condutor (novidade); travagem autónoma de emergência com sistema de aviso de colisão dianteira; sistema de manutenção na faixa de rodagem; informação de limite de velocidade e máximos de acendimento automático;
Segurança Passiva: Dispondo de 53% de aço de elevada rigidez, a nova geração i30 beneficia de mais 22% de rigidez 22% e uma elevada capacidade de absorção de energia em caso de impacto, minimizando a distorção para proteger os passageiros em caso de colisão. Graças ao aperfeiçoamento do método de estampagem a quente, o reforço exterior lateral da carroçaria do i30 de Nova Geração é fabricado como um único componente (anteriormente, havia cinco componentes unidos). Esta tecnologia completamente nova reduz o peso em 4,1 kg e aumenta a rigidez e capacidade de absorção de energia de impactos. Em todo o interior da Nova Geração i30 há um total de sete airbags instalados, incluindo um airbag de joelho para o condutor. Além dos seis airbags normativos (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina na primeira e segunda fila de bancos que protegem condutor e passageiros), o airbag de joelho é um recurso de segurança adicional para o condutor em caso de colisão frontal.
Motorizações Gasolina
Nota: Às versões com caixa de 7 velocidades acresce 1800 €
1.0 T-GDI – 120 cv (Preço verão base – 22 367,38 €) | |
Tipo |
KAPPA 1.0 T-GDI, 12-válvulas, DOHC D-CVVT |
Cilindrada |
998 cc |
Diâmetro & Curso |
71.0 x 84.0 mm |
Taxa de compressão |
10.0 |
Potência |
120 cv (88.3 kW) – 6000 rpm |
Binário |
171.1 Nm – 1.500 ~ 4.000 rpm |
Velocidade Máxima (km/h) |
190 (187 com 6MT Eco) |
0-100 km/h (segundos) |
11.1 (11.3 com 6MT Eco) |
CO2 combinado (g/km) * |
115 – 103 |
Consumo combinado (l/100km) * |
5.0 – 4.5 |
1.4 T-GDI – 140 cv (Preço verão base – 24 667,38 €) | |
Tipo |
KAPPA 1.4 T-GDI, 16-válvulas, DOHC D-CVVT |
Cilindrada |
1353 cc |
Diâmetro & Curso |
71.6 x 84.0 mm |
Taxa de compressão |
10.0 |
Potência |
140 cv (103 kW) – 6000 rpm |
Binário |
242 Nm – 1500 rpm |
Velocidade Máxima (km/h) |
210 / 208 / 205 com 6MT / 6MT Eco / 7DCT respetivamente |
0-100 km/h (segundos) |
8.9 / 9.1 / 9.2 com 6MT / 6MT Eco / 7DCT respetivamente |
CO2 combinado (g/km) * |
125 – 109 |
Consumo combinado (l/100km) * |
5.5 – 4.8 |
Motorizações Diesel
1.6 CRDI – 95 cv (Preço verão base – 25 867,38 €) | |
Tipo |
U 1.6 (LOW), 16-válvulas, DOHC |
Cilindrada |
1582 cc |
Diâmetro & Curso |
77.2 x 84.5 mm |
Taxa de compressão |
16,0 |
Potência |
95 cv (70 kW) – 4000 rpm |
Binário |
280 Nm – 1500-2000 rpm |
Velocidade Máxima (km/h) |
186 |
0-100 km/h (segundos) |
12.2 |
CO2 combinado (g/km) * |
98 – 95 |
Consumo combinado (l/100km) * |
3.8 – 3.6 |
1.6 CRDI – 110 cv (Preço verão base – 26 367,38 €) | |
Tipo |
U 1.6 (MID), 16-válvulas, DOHC |
Cilindrada |
1582 cc |
Diâmetro & Curso |
77.2 x 84.5 mm |
Taxa de compressão |
16,0 |
Potência |
110 cv (81 kW) – 4000 rpm (6MT) |
Binário |
280 Nm – 1500~2500 rpm (6MT) |
Velocidade Máxima (km/h) |
190 / 188 / 190 com 6MT / 6MT Eco / 7DCT respetivamente |
0-100 km/h (segundos) |
11.0 / 10.7 /11.2 com 6MT / 6MT Eco / 7DCT respetivamente |
CO2 combinado (g/km) * |
109 – 89 |
Consumo combinado (l/100km) * |
4.1 – 3.4 |
1.6 CRDI – 136 cv (Preço verão base – 29 467,38 €) | |
Tipo |
U 1.6 (HIGH), 16-válvulas, DOHC |
Cilindrada |
1582 cc |
Diâmetro & Curso |
77.2 x 84.5 mm |
Taxa de compressão |
16,0 |
Potência |
136 cv (100 kW) – 4000 rpm (7DCT) |
Binário |
280 Nm – 15003000 rpm (136cv 6MT) |
Velocidade Máxima (km/h) |
200 (200 with 7DCT) |
0-100 km/h (segundos) |
10.2 (10.6 with 7DCT) |
CO2 combinado (g/km) * |
109 – 99 |
Consumo combinado (l/100km) * |
4.1 – 3.8 |
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
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