Bigster: O novo C-SUV da Dacia, com mais espaço e mais conforto
GPL: Fórmula de sucesso da Dacia chega ao milhão de veículos vendidos

Nova gama Dacia Sandero disponível a partir de 8.600€

By on 8 Junho, 2017

A nova geração do Dacia Sandero já se encontra disponível em todos os concessionários da marca em Portugal por um preço a partir dos 8.600 euros.

As diferenças em relação ao modelo anterior são percetíveis logo no contacto com o exterior. Na dianteira, os novos Dacia Sandero e Sandero Stepway não escondem a inspiração no também renovado Duster. Para além da nova grelha dianteira com desenhos em cromado e dos novos para-choques, os modelos adotam uma inédita e moderna assinatura luminosa.

Na dianteira, para além dos faróis de nevoeiro, os novos faróis diurnos LED integram quatro blocos retangulares, que constituem a nova assinatura da marca. O mesmo conceito foi adotado para os faróis traseiros, ao assentar agora em quatro quadrados luminosos.

Ainda no exterior, referência para o que diferencia o Sandero Stepway do mais “discreto” Sandero: uma maior distância ao solo para desafiar alguns trilhos, as proteções dianteira e traseira em cromado acetinado, as proteções laterais em plástico, a saída de escape cromada, bem como as barras de tejadilho longitudinais.

Também no habitáculo não passam despercebidos os progressos feitos pela Dacia na gama Sandero, nomeadamente na qualidade dos acabamentos e dos materiais. Nesse sentido, destaque para os diversos pormenores em cromado acetinado, para o novo volante de quatro braços e para os novos estofos, com um desenho mais moderno, mas também mais confortáveis.

Ainda no interior, destaque para os novos espaços de arrumação, de que são exemplo a bolsa de arrumação para telemóvel, o porta-objetos na parte lateral da consola e o novo espaço para uma garrafa na consola central. Atrás, os passageiros passam a ter disponível uma tomada de 12V para carregamento de dispositivos portáteis.

Sandero1

Novos equipamentos tecnológicos

Além do MEDIA Nav Evolution, um sistema multimédia e de navegação muito fácil e intuitivo, assente num ecrã táctil de 7 polegadas (18cm), com tecnologia Bluetooth, sistema de navegação com visualização 2D e 3D (birdview), porta USB e ligação áudio por jack, destaque para a chegada da câmara de marcha atrás e do sistema de ajuda ao arranque em subida.

Referência, ainda, para os comandos dos elevadores elétricos dos vidros dianteiros e traseiros passarem a estar colocados nos painéis das portas e integrarem a função impulsional do lado do condutor, bem como para a integração de um apoio de braço retrátil no banco do condutor.

SCe 75 mais económico

A Dacia é a primeira marca do Grupo Renault a beneficiar do novíssimo motor a gasolina atmosférico, o SCe 75. Um motor de 3 cilindros, com 1.0 de cilindrada, que vai estar disponível no novo Sandero. Com 75 cv e 97 Nm de binário, possibilita consumos de combustível e emissões de CO2 cerca de 10% inferiores em relação ao motor 1.2 16 V 75 cv.

Este ganho em termos de emissões e consumos é possível graças a um peso reduzido (menos 20 kg, devido ao seu bloco em alumínio) e às modernas tecnologias nele integradas. Entre estas, destacam-se a Bomba de óleo de cilindrada variável; os Impulsores de válvulas DLC (Diamond Like Carbon) e as Saias de pistão grafite.

A isto junta-se a dupla distribuição variável (dupla VVT), que permite melhorar o conforto de condução.

O SCe 75 responde a todos os padrões de qualidade da Aliança Renault Nissan, o que significa que se trata de um motor moderno, económico e acessível, fiel aos valores Dacia.

Para além do motor SCe 75, o Dacia Sandero está disponível com motorização a Gasolina (TCe 90 com Stop & Start (S&S) e TCe 90 S&S GPL) e Diesel (dCi 90 S&S em combinação com a caixa de velocidades manual ou pilotada Easy-R).

SanderoStepway

Os novos Dacia Sandero e Sandero Stepway beneficiam, tal como a restante gama Dacia, de 3 anos/100.000 km de garantia contratual. Este é mais um elemento que atesta a robustez e fiabilidade da marca, comprovada por diferentes estudos independentes realizados por associações de consumidores, em toda a Europa.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)