BRABHAM BT63 GT2 é a nova proposta australiana para as pistas
Brabham BT62R, o primeiro supercarro para estrada da marca

O nome Brabham regressa com o superdesportivo BT62

By on 3 Maio, 2018

Jack Brabham venceu o Campeonato Mundial de Fórmula 1 por três vezes e foi o único piloto a chegar à vitória com um carro da sua própria criação. O australiano morreu em 2014, mas ontem o seu nome regressou ao asfalto na forma do superdesportivo BT62. Apresentado em Londres, o BT62 é o primeiro modelo da Brabham Automotive, uma empresa anglo-australiana fundada este ano por David Brabham, filho de Jack e ex-piloto profissional, além de ter competido na F1 durante a década de 90, venceu as 24 Horas de Le Mans em 2009.

Mecânica 

Entre os eixos do BT62 encontra-se um V8 atmosférico de 5.4 litros capaz de debitar 710 cv de potência e produzir 667 Nm de binário. Com uma carroçaria composta por painéis de fibra de carbono, o modelo não pesa mais de 972 kg, o que lhe confere um rácio potência/peso de 730 cv por tonelada. Como referência, o McLaren Senna integra um motor biturbo de 4.0 litros e 800 cv, pesa 1283 kg e exibe um rácio de 670 cv por tonelada.

A tracção é transferida ao eixo traseiro através de uma caixa sequencial Holinger de 6 velocidades com patilhas incorporadas no volante. O design agressivo é extremamente aerodinâmico, um amplo splitter dianteiro, um enorme difusor traseiro e um colossal aileron conferem uma força descendente de 1.200 kg. No lado interior das jantes de 18 polegadas encontram-se travões de competição Brembo com discos em carbono e pinças de seis pistons.

Interior

O interior é constituído por dois bancos desportivos colocados bem próximos do solo. Para além das extensões cobertas por Alcântara, o habitáculo é espartano e centrado no essencial, característica típica de um verdadeiro hardcore de competição. O painel de instrumentos é digital e o volante removível está repleto de botões. Uma pequena consola rectangular permite controlar as principais funções, tudo o resto resume-se a fibra de carbono exposta.

Produção

David Brabham afirma que a empresa concebeu planos a longo prazo para desenvolver veículos de alta performance que sejam capazes de simultaneamente recompensar e desafiar condutores. Segundo o ex-piloto, o derradeiro objectivo é eventualmente competir nas 24 Horas de Le Mans.

A produção do BT62 será limitada a 70 unidades, uma forma de celebrar as 7 décadas que já passaram desde a estreia profissional de Jack Brabham nos circuitos australianos. O Modelo será fabricado em Adelaide, Austrália. As primeiras 35 unidades reflectirão as 35 vitórias da equipa de Jack Brabham na Fórmula 1. O modelo exibido na apresentação (fotografias) recebeu um acabamento em verde e dourado, as cores do BT19 que Brabham conduziu para levar a sua equipa à sua primeira vitória, obtida no Grande Prémio de França de 1966.

O BT62 não está homologado para circular na via pública, poderá ser adquirido por cerca de 1 milhão e 135 mil euros (antes de impostos).

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