Nissan Juke N-Design disponível em Portugal, a partir de 26.200 euros
Novo Nissan Qashqai: Fomos conhecer as novidades

Nissan X-Trail Renovado e Melhorado

By on 23 Junho, 2017

Nissan X-Trail

O Nissan X-Trail é o SUV mais vendido no mundo e está agora disponível com uma variedade de atualizações que melhoram ainda mais a sua qualidade e requinte. As mudanças incluem um novo design exterior, um interior de maior qualidade com novas funcionalidades e uma maior versatilidade para os proprietários, assim como inovadoras tecnologias para tornar a vida na estrada ainda mais segura.

A estrutura das versões do X-Trail desenvolveu-se pela primeira vez com o lançamento do grau N-Connecta, oferecendo maior escolha, valor e funcionalidades. Para condutores que procuram novos níveis de flexibilidade e mais liberdade quando necessitam, o novo Nissan X-Trail estará disponível com tecnologia de condução autónoma ProPILOT.

As melhorias do X-Trail foram, como é apanágio na Nissan, baseadas na opinião e visão do cliente e concebidas para reforçar a sua posição como o automóvel perfeito para as aventuras em família.

Philippe Saillard, Vice-Presidente Sénior, Vendas e Marketing, Nissan Europa, comentou: “A procura por crossovers está em constante crescimento e trata-se de uma enorme honra para o Nissan X-Trail ser o número um em termos de vendas globais. Com estas melhorias o novo X-Trail representa ainda mais aquilo que os clientes deste segmento buscam. O Nissan X-Trail é o automóvel perfeito para as aventuras em família”.

O novo Nissan X-Trail ao pormenor

O X-Trail é o número um para a Nissan. Um crossover altamente capaz com cinco ou sete lugares dirigido às famílias que adoram a aventura e que é o veículo mais vendido pela marca em todo o mundo.

Incluindo nos EUA, onde o X-Trail se designa Rogue, mais de 3,7 milhões de automóveis foram vendidos desde o lançamento do primeiro Nissan X-Trail em 2000. Isso inclui quase metade de um milhão de automóveis na Europa, onde o X-Trail se mantém muito popular. Aproximadamente 115.000 unidades foram vendidas na Europa desde que o modelo de terceira geração totalmente novo foi lançado em 2014 e a procura tem crescido significativamente comparativamente ao mesmo período no ano anterior; as vendas duplicaram de 2014 para 2015 e o total aumentou cerca de 40% no ano seguinte.

É também um recordista. Incluindo as vendas do Rogue, no ano fiscal de 2016 o X-Trail (incluindo o Rogue) foi o SUV mais popular do mundo, com 766.000 automóveis vendidos, mais do que qualquer outro modelo rival.

O X-Trail não tem parado de desenvolver-se; em 2016 a Nissan incluiu um novo motor diesel de 2.0 litros e 177cv, alargando assim a gama para dar resposta às necessidades dos consumidores que necessitem de um grupo de potência de maior capacidade.

Não é nenhuma surpresa que o Nissan X-Trail seja um sucesso junto dos seus proprietários. O automóvel desfruta de uma excelente classificação de 8.9 em 10 entre os clientes, classificação disponibilizada pela organização independente de avaliação Reevoo.

À semelhança dos outros automóveis da Nissan, todas as atualizações agora introduzidas – independentemente da sua dimensão – foram implementadas tendo em mente os clientes. O resultado é este novo X-Trail, com um design exterior distinto e robusto, um requinte interior de qualidade superior, maior versatilidade para os proprietários e inovadoras tecnologias.

Novo design exterior robusto

O Nissan X-Trail sempre foi conhecido pelo seu estilo esculpido e musculado, com linhas marcadas, elevadas cavas das rodas e curvas elegantes no capot. Todas estas características permanecem e são agora sublinhadas por um novo design distinto e robusto da parte frontal, acrescentando um novo dinamismo e um estilo luxuoso.

No seu cerne encontra-se a mais recente grelha em V da Nissan, mais larga do que a anterior para uma aparência mais marcante na estrada e que se prolonga no design do para-choques, imediatamente abaixo. O novo desenho aproveita em grande medida a cor da carroçaria do X-Trail, com o plástico negro visível a beneficiar de um novo acabamento negro brilhante.

De cada lado da grelha podemos encontrar novos conjuntos de faróis, com uma maior diferenciação do design entre as unidades de halogénio nas versões Visia, Acenta e N-Connecta e as totalmente LED na versão Tekna (opcional na N-Connecta). Ambos apresentam uma nova versão contemporânea do boomerang dos característicos faróis diurnos do X-Trail.

Para modelos com lâmpadas exclusivamente LED, os médios oferecem agora um Sistema de Iluminação Dianteira Adaptativo (AFS). Trata-se de lâmpadas que acompanham a curva de forma dinâmica operando em conjunto com a velocidade do veículo e o ângulo da direção. Estreada também no novo crossover Qashqai, esta é a primeira utilização do AFS por parte da Nissan na Europa e representa uma maior iluminação no interior da curva para uma melhor visibilidade e segurança na estrada. No que diz respeito aos máximos, o seu padrão é agora mais largo melhorando também a visibilidade noturna.

Os faróis de nevoeiro dianteiros sofreram desenvolvimentos. Claramente integrados no novo para-choques, mudaram de um formato redondo para um retangular. Estão incluídos no equipamento de série a partir da versão N-Connecta.

Foram também revistos os sensores de estacionamento dianteiros. Anteriormente estavam integrados no para-choques sem estar totalmente nivelados com a superfície. Agora estão totalmente nivelados. A diferença é pequena mas significativa, ilustrando na perfeição a evolução da qualidade do automóvel e a atenção ao detalhe por parte da Nissan.

Na traseira do novo X-Trail o para-choques foi redesenhado tendo um aspeto mais robusto, com novos detalhes cromados. A imagem dos conjuntos óticos traseiros foi atualizada para agora ser totalmente LED, enquanto os sensores de estacionamento foram melhorados, à semelhança da parte dianteira do automóvel.

A maior alteração ao perfil do novo X-Trail consiste na adição de um friso lateral cromado ao longo da base das duas portas. Criando uma aparência mais dinâmica, esta característica é oferecida de série na versão Tekna. Uma nova gama de jantes de liga leve de 17 polegadas (Visia e Acenta) e 18 polegadas (N-Connecta e Tekna) faz agora parte do equipamento de série, como as já existentes jantes de 19 polegadas (opcionais no Tekna) a continuarem do modelo anterior.

As atualizações resultaram numa ligeira alteração ao comprimento do automóvel – um aumento de 50 mm que significa agora um comprimento de 4.690 mm de para-choques a para-choques. Não existe qualquer alteração à largura (1.830 mm ), altura (1.710) ou distância entre eixos (2.705 mm) do novo X-Trail. As alterações exteriores não afetaram o desempenho aerodinâmico do novo X-Trail, que mantem o seu Cx de 0,32.

Seis das oito cores exteriores já existentes foram mantidas no novo X-Trail, com quatro novas e vibrantes tonalidades a serem adicionadas – Orange Pearl, Red Pearl, Blue Pearl Metallic e Dark Brown Pearl.

Um novo interior com um requinte ainda maior

O habitáculo do novo Nissan X-Trail oferece uma variedade atualizações para melhorar ainda mais o toque de alta qualidade que já existia. Ao entrar no automóvel, o novo e impressionante volante prende de imediato a atenção do condutor. Reflete o design dos mais recentes modelos da Nissan a nível global, sendo comum em toda a gama X-Trail. Agora com um formato em D, a base horizontal facilita a entrada e saída do condutor, acrescentando um toque mais desportivo ao modelo.

O cubo central compacto do volante está mais pequeno e os três raios estão mais finos, criando um espaço superior 17% maior que melhora a visibilidade para o painel de instrumentos. Os comandos de quatro posições para o painel combinado central (raio esquerdo) e para o controlo da velocidade de cruzeiro (raio direito) são novos e proporcionam ao condutor um uso mais intuitivo, para além de diminuírem o tempo com os “olhos fora da estrada”.

A espessura do aro aumentou – de 34 mm para 37,5 mm – tornando o volante mais confortável e seguro ao agarrar. O raio central com um detalhe em prateado imprime um novo estilo de toque superior, evocando o formato da icónica grelha dianteira “em V” da marca. Uma nova funcionalidade é o aquecimento integrado, disponível de série na versão Tekna.

Qualquer que seja a versão do X-Trail escolhida pelos clientes, a de cinco ou sete lugares, os estofos em pele de série na versão Tekna oferecem um acolchoado superior para criar contornos ainda mais definidos no banco.

Os bancos aquecidos para os ocupantes dianteiros e traseiros (não na terceira fila) são uma novidade e equipamento de série na versão Tekna. Para os clientes que buscam algo distinto, está disponível um novo interior em pele a dois tons, bronze e preto, como opcional no Tekna.

Outras atualizações ao habitáculo acrescentam ainda mais valor ao ambiente de qualidade superior e um maior requinte no novo X-Trail. Foi adicionada uma nova proteção para os joelhos de cada lado da consola central e a área acima do porta-luvas recebeu um acabamento ainda mais contemporâneo. As saídas de ventilação possuem agora uma nova superfície em preto brilhante.

O novo X-Trail possui uma gama ainda mais ampla de acabamentos no interior das portas para assim distinguir as diferentes versões, enquanto a área de arrumação no apoio central para o braço foi redesenhada. Nos modelos com a transmissão automática CVT XTronic, a alavanca das velocidades foi alterada e possui agora um fole em pele.

A versatilidade do interior do novo X-Trail torna-o perfeito para as aventuras em família.

Continua a oferecer espaço e conforto excecionais, incluindo o melhor espaço para joelhos da sua classe na segunda fila de bancos. Possui soluções de arrumação inteligente e funcionalidades práticas, como a funcionalidade de deslizar/reclinar a segunda fila de bancos. Nas versões de sete lugares, que perfazem até 40% das vendas na Europa – e únicas disponíveis no mercado nacional – o acesso à espaçosa terceira fila é simples e conveniente.

Nova versatilidade mãos-livres para a porta da bagageira

As duas versões mais elevadas do X-Trail estavam equipadas de série com uma porta da bagageira elétrica. Esta funcionalidade foi melhorada no novo X-Trail com a adição da funcionalidade mãos-livres. Os clientes com sacos de compras ou com uma criança ao colo poderão agora colocar o seu pé debaixo do centro do para-choques traseiro do automóvel para automaticamente ativar o mecanismo de abertura.

A bagageira no novo X-TRAIL é ligeiramente maior do que a anterior. Graças ao acondicionamento melhorado, a capacidade (VDA) subiu dos 550 litros para os 565 litros na versão de cinco lugares com todos os lugares instalados. A capacidade nas versões de sete lugares (445 litros) permanece inalterada. O espaço total com todos os bancos rebatidos aumenta para 1.996 litros em ambos os casos.

A bagageira do X-Trail possui o inovador Sistema de Compartimento de Bagagem Flexível da Nissan, que permite que as prateleiras e divisores sejam ajustados em qualquer uma de nove configurações distintas. Estes incluem um compartimento oculto para manter os itens valiosos longe da vista, tornando-se numa base ideal para as saídas em família.

Novo sistema áudio BOSE premium

Refletindo as exigências do cliente de uma opção áudio superior no novo X-Trail, a versão Tekna está agora equipada com um sistema totalmente novo de oito colunas de série. Fornecido pela BOSE, a parceira da Nissan em termos de áudio, possui dois tweeters de 25 mm na base do para-brisas, um woofer de 165 mm em cada uma das portas dianteiras e uma coluna de alcance médio de 130 mm em cada uma das portas traseiras. Dois woofers de 115 mm estão alojados numa caixa personalizada de 7,7 litros montada na cava da roda sobressalente. Um amplificador digital BOSE com oito canais de equalização padrão e processamento de sinal digital está montado sob o banco do passageiro.

O sistema foi especialmente afinado para o X-Trail, resultando num dos mais completos sistemas de som alguma vez oferecido num veículo da Nissan na Europa. O sistema BOSE Premium cria uma paisagem sonora mais ampla para uma experiência de audição de tipo concerto, com uma definição acústica e distorção mínima em alto volume.

O feedback dos clientes permitiu melhorar os dois outros sistemas de infotenimento do X-Trail. O rádio digital DAB é agora equipamento de série, pela primeira vez nalguns mercados, e o ecrã tátil de navegação por satélite NissanConnect (equipado de série na versão N-Connecta e opcional na versão Acenta) possui uma nova interface inteligente do utilizador, mais semelhante a uma “app” em termos de aspeto. Se o sistema NissanConnect estiver instalado, o novo X-Trail monta uma antena de tejadilho tipo barbatana de tubarão para receção melhorada e acabamento mais contemporâneo.

Nova versão N-Connecta para um valor e uma escolha adicionais

Com a chegada do novo X-Trail, a estrutura das versões sofreu desenvolvimentos. Para apoiar as versões Visia, Acenta e Tekna chega a versão N-Connecta que, tal como noutros modelos Nissan, vai encaixar entre as versões Acenta e Tekna como a terceira das quatro versões. Vários mercados europeus – como é o caso de Portugal – já dispunham desta versão na anterior gama X-Trail, como tal o lançamento do grau N-Connecta apenas vem formalizar este aspeto para todos os mercados.

A versão N-Connecta está concebida para oferecer ainda mais valor ao cliente, focando-se no estilo, nas tecnologias de condução inteligentes e na versatilidade. Para além das funcionalidades da Acenta, a N-Connecta introduz o sistema de infotenimento Nissan Connect, o Monitor de Visualização 360º Inteligente, a Chave Inteligente, barras do tejadilho, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e a funcionalidade mãos-livres na porta da bagageira.

Condução autónoma ProPILOT

A Mobilidade Inteligente da Nissan é o conceito que está na base das avançadas tecnologias da marca, que definem a forma como os automóveis da Nissan são conduzidos, alimentados e integrados na sociedade. O objetivo consiste em transmitir mais confiança, entusiasmo e conectividade aos condutores da Nissan, melhorando ainda a segurança na estrada.

Em 2018 a Nissan irá introduzir a tecnologia ProPILOT no novo X-Trail. Este será o primeiro passo na caminhada da marca em direção à condução autónoma, concedendo maior liberdade aos condutores, permitindo-lhes automatizar elementos mundanos da sua vida ao volante.

A tecnologia ProPILOT controla a direção, aceleração e travagem numa única via em autoestradas, durante o congestionamento de tráfego ou a alta velocidade. Baseia-se em três tecnologias – Assistência de Manutenção na Faixa de Rodagem (LKA), Controlo Inteligente da Velocidade de Cruzeiro (ICC) e o Piloto em Trânsito (TJP). De utilização intuitiva, o ProPILOT será ativado através de um botão no volante do X-Trail. As informações serão disponibilizadas no painel combinado entre os painéis de instrumentos. Serão divulgados mais detalhes sobre o ProPILOT à medida que nos formos aproximando do seu lançamento.

Foram adicionadas novas tecnologias de Mobilidade Inteligente da Nissan ao X-Trail. O Alerta de tráfego traseiro, para mitigar o risco de impactos de baixa velocidade ao fazer marcha atrás num parque de estacionamento, está agora, pela primeira vez disponível. Se o condutor tentar efetuar marcha atrás quando é detetado um automóvel em aproximação, o sistema emite avisos visuais e sonoros.

O Sistema Anticolisão Inteligente, incluído no X-Trail desde 2014, foi agora atualizado com o Reconhecimento de Peões. Esta inovadora tecnologia ajuda a minimizar os atropelamentos de peões utilizando uma combinação de câmara e radar direcionadas para a dianteira do veículo.

Novidade no X-Trail é a tecnologia chamada de Paragem Assistida (SSA), que suplementa o Arranque Assistido em Subidas (HSA) nos automóveis com transmissão manual. A SSA mantém o automóvel numa posição estática até um máximo de três minutos, após os quais é automaticamente ativado o travão de mão. A SSA funciona em subidas, declives e em terreno plano, permitindo que o condutor retire o seu pé do travão. Melhorando assim a segurança, aumentando a confiança do condutor e reduzindo a sua fadiga. Uma luz verde na consola de instrumentos indica o momento em que é ativada.

O X-Trail continua a ser disponibilizado com numerosas outras tecnologias de segurança, incluindo o Reconhecimento de Sinais de Trânsito, o Alerta Inteligente de Fadiga do Condutor, Assistência de Estacionamento, Monitor de Visualização da Área Circundante e Aviso de Mudança de Faixa. Estas tecnologias aumentam a confiança do cliente no seu automóvel, fazendo do X-Trail o automóvel perfeito para as aventuras em família.

O novo X-Trail mantém a classificação de segurança de cinco estrelas do Euro NCAP obtida em 2014.

Condução confiante

Uma condução de confiança é uma característica que a Nissan intitula de atributo comum dos seus produtos, algo que está integrado em todos os veículos a nível mundial. Significa uma sensação de suavidade e requinte na estrada, com uma direção e condução precisas e tranquilas. Esta é medida e comparada em três cenários: em autoestradas, em estradas secundárias e em ambiente urbano.

As características de condução confiante do Nissan X-Trail foram transpostas para o novo modelo, oferecendo aos clientes um desempenho seguro e previsível durante toda a vida do veículo.

A gama de três motores eficientes também se mantém, incluindo o 2.0 litros 177cv a diesel lançado em 2016. Isso significa que os clientes poderão escolher entre os motores a gasolina e a diesel de alta ou baixa potência, entre a transmissão manual de seis velocidades ou a automática CVT Xtronic e ainda entre tração às duas ou às quatro rodas para dar resposta a todo o tipo de necessidades.

Gama completa de motores.

Cada Nissan X-Trail novo é disponibilizado com seis airbags de série, para além dos sistemas de assistência ao condutor, inclui sistema anti-bloqueio dos travões, distribuição eletrónica da força de travagem e controlo de estabilidade. Outro equipamento de série inclui o controlo da velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, conectividade Bluetooth, ar condicionado manual, espelhos retrovisores aquecidos/rebatíveis eletricamente e jantes de liga leve.

Dependendo da versão escolhida, outras funcionalidades disponíveis incluem um teto de abrir panorâmico, estofos em pele, vidros fumados escuros, ar condicionado automático bi-zona e barras no tejadilho. Muitas das funcionalidades das versões superiores estão disponíveis como opcionais nas versões abaixo.

As opções adicionais incluem proteções exteriores e barras embelezadores laterais. Os acessórios genuínos da Nissan incluem um resguardo traseiro para cães, barras de transporte no tejadilho e uma barra de reboque fixa com engate elétrico.

Os níveis de equipamento no novo X-Trail variam consoante os mercados europeus, consulte os representantes locais da Nissan para obter mais informações.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)